Blog 1: Bora jogar poker, SH Rules!!!
Blog 2: Repensando, refazendo, recuperando....
Blog 3: (Blog 3) Do 0 ao infinito na terra dos donkamentsss
Blog 4: (Blog 4) Um peixe no meio dos tubarões... Blog do LGC...
(mais maluco ainda quem parar pra ler, imagino que este texto ficará meio longo)
Pra quem não me conhece, meu nome é Marcello, tenho 42 anos e trabalho com comércio e prestação de serviços há mais de 20 anos. Tive o meu único emprego antes desta fase, era assistente técnico senior na 3M do Brasil, onde ganhava muito bem, mas infelizmente era muito jovem. Ainda nem tinha me formado técnico e consegui este emprego. Foi o suficiente para parar de estudar e dedicar a minha vida a baladas e viagens, coisas de moleque inconsequente. Não me arrependo de nada, mas com um pouco de equilibrio, não teria passado as dificuldades a seguir.
Pois bem, um dia injuriado por não receber o cargo de supervisor que por mérito deveria ser meu, chutei o pau da barraca e fui trabalhar por minha conta. Neste meio tempo a minha namorada e atual esposa engravidou, então optamos por nos casar. Com o crescimento da informática, o mercado de microfilmagem começou a diminuir, e fui mudando de área experimentando de tudo um pouco.
Essa experimentação foi de fralda descartável a roupas, passando por muambas do Paraguai e mais um monte de coisas que não vou parar para relacionar. Após 2 anos pulando de ramo em ramo, acabei caindo no mercado de vídeo games. Sempre tive um espírito de mascate, e sempre gostei muito de eletrônicos em geral, principalmente fliperama e vídeo games. Eu procurava nos jornais anúncios de aparelhos com muitos jogos, comprava e vendia tudo separadamente.
Nesta época eu morava em um condomínio com muitos prédios, e a molecada sempre me via chegar com caixas e caixas de games. Fiz em minha casa mesmo uma clientela local, afinal toda hora alguma criança ou adolescente me parava para ver as novidades, e também fazia vendas externas em comércios de usados e locadoras.
Neste meio tempo, sempre aparecia alguém perguntando se eu alugava os games, mas eu sempre respondia que não, até o 5° ou 6º me perguntar a mesma coisa, neste momento disse que sim e o levei até a minha casa. Como era um condomínio grande e fechado, o procedimento era bem simples. Eu ligava para um responsável e perguntava se podia fazer a locação. Neste ponto nasceu a Tempo Livre Videolocadora, embora ainda não tivesse este nome. Posso dizer que era um serviço muito divertido, afinal ficava "testando" vídeo games em casa o dia inteiro, enquanto a minha mulher saia para o seu emprego formal.
Após alguns meses dei o meu próximo passo. Eu sempre locava filmes numa locadora perto de casa, mas nunca tinha percebido que eles tinham alguns games jogados num canto. Eu já tinha uns 600 cartuchos de Master System, Nintendinho, Mega Drive e Super Nintendo, bem na fase em que estava começando a febre do Mega e SNES. Então fiz a proposta, e acabei entrando de sócio na locadora. Após uns 18 meses eu comprei a parte do meu sócio e de fato nasceu a Tempo Livre Videolocadora.
Era uma lojinha de esquina que fica a 200 metros da minha loja atual. Resumindo pra não me extender ainda mais, entre uma empreitada e outra, e passados 20 anos, saí de uma pequena locadora de 50m² para uma loja um pouco mais completa, com sorveteria, lanchonete, locadora, LAN House, loja de informática e manutenção, instalada numa área de 500 m². Há 6 anos nasceu a Tempo Livre Alimentação e Lazer.
Tenho observado a pirataria crescer nos últimos 3 anos, já imaginando o quanto o comércio de locação iria cair. Não estava preocupado demais, afinal o meu comércio é bem diversificado, mas sabia que uma hora teria que fazer mudanças. Eu estava com dois projetos na manga e dinheiro para executá-los. Num deles eu ampliaria a área da lanchonete, incluindo um restaurante. No outro a mudança seria mais radical, e era a que tinha maior possibilidade de ser colocada em prática. Iria ampliar a loja pegando a parte de cima, montando embaixo uma sinuca junto com a lanchonete , e um clube de poker na parte de cima. Já estava com tudo cotado, já tinha estudado a parte jurídica da coisa e a um passo de iniciar as obras. Neste ponto a loja passaria a ter uma área de quase 1000 m²
Mas tem algo que anda me incomodando muito, e já faz praticamente 2 anos que adio as mudanças por este motivo. Não quero mais trabalhar nos finais de semana e feriados. Isto tem me atormentado muito nestes últimos anos, é horrível você ter que fazer mudanças, mas não fazê-las por não definir o que quer da vida. Ficava ponderando entre qualidade de vida e dinheiro. Muitos dizem que dinheiro nos proporciona a tão sonhada qualidade, mas eu discordo, o dinheiro nos deixa gananciosos e sempre querendo mais. Pra mim qualidade de vida é poder viajar nos finais de semana, ter tempo para aproveitar a família, tempo para mim mesmo, e muitas outras coisas nesta mesma linha, mas isso tudo enquanto ainda temos idade e saúde para aproveitar.
Pesando tudo isso, tomei uma das atitudes mais radicais da minha vida. Estou vendendo e fechando tudo que possuo, e passarei os próximos 12 meses da minha vida me dedicando ao poker. Encararei o jogo de maneira profissional, jogando e estudando de maneira integral, mas apenas no horário comercial. Com isso terei tempo para me divertir com a família, e no mínimo 2 finais de semana livres por mês para viajar ou fazer o que quiser.
Aproveitarei também esta fase para voltar a praticar exercícios físicos e me alimentar melhor. No final dos 12 meses farei um balanço da experiência e definirei o que será do resto da minha vida.
E é isto, resumi o máximo que pude, mas coloquei os pontos chaves, eles são importantes para a minha memória.
Boa sorte a todos nós!