Conceito: EV Classification
- significa que estamos conscientes do raciocínio por detrás de cada decisão que tomamos. Significa também que estamos cientes de onde se encontra escondido o valor potencial em cada momento particular.
Em qualquer momento devemos ser capazes de responder a estas perguntas:
- onde está escondida a quantidade máxima de valor nesta situação?
- qual o meu plano para esta mão?
- como isto afecta o plano de jogo?
Exemplo1
Estamos em SB w Q4o, roubamos e BB fold.
Respostas:
- recebemos valor pelo facto do vilão foldar muito pré-flop e defender menos de 40%
Como isto afecta o meu plano de jogo:
- estou a explorar o facto de o vilão foldar muito na BB e estou a fazer o meu jogo explorável
- não tenho necessidade de lutar pelo pote pos-flop com um range tão wide. não devo fazê-lo de modo a controlar o meu EV
Exemplo2
Estamos UTG w AKo, raisamos e BB call. betamos KJ2r e BB call. betamos 8ss e BB call. betamos 4 e BB fold.
Respostas:
- a quantidade máxima de valor acontece quando o vilão nos dá call com mãos piores
Como isto afecta o meu plano de jogo:
- o lucro vem quando o vilão nos dá call com mãos piores no river. Se for raisado no turn ou river precisarei de reavaliar a mão e em nenhuma circunstância devo dar call impulsivo. Em vez disso, devo questionar-me sobre em que consiste o meu novo plano com TPTK. Conseguirei fazer um fold explorador?
Exercícios:
1 - Isolamos um fish (BU) w Q5s. o fish limp/call muito e é passivo pos-flop, mas call muito no flop com um range wide.
Onde está o valor escondido nesta mão? Como isto afecta o meu plano de jogo e quais as potencias "perdas" por jogar a mão assim?
2- MP3 e temos 3 regs bons depois. BB é half-fish 29/14 que joga bastante fit or fold no flop.
Posso abrir 97s? Onde está o valor escondido nesta mão? Que problemas posso encontrar que afectam o meu plano de jogo?
3- Jogadores bons de poker tomam linhas que são -EV e têm consciência disso? Se sim, porque continuam a aplicá-las?