Saltar para o fórum
O guia rápido para ...

Notificações
Limpar tudo

O guia rápido para aumentares a tua produtividade no poker e na vida!

218 Mensagens
58 Utilizadores
1 Reações
46.3 K Visualizações
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008

1.2 Objetivos

Qual é a diferença entre um objetivo e um sonho? Um sonho está na tua cabeça. "Eu quero ter uma casa enorme, uma namorada “boa” e um Ferrari, mas eu não estou a fazer nada para alcançar isso" - isto é um sonho. Se colocares um sonho no papel, este torna-se um objetivo. Está escrito. Podes responsabilizar-te por não completá-lo. Objetivos mensuráveis são uma boa maneira de te guiares, e de forma a alcançares a tua visão, olhando para o teu progresso e verificando se estás ou não no caminho certo.

Não definas metas monetárias, mas sim metas de aprendizagem (teoria do poker). Deves te concentrar em obter mais conhecimentos e/ou melhorares em alguma área. Certifica-te de que os teus objetivos irão refletir-se em melhorias e que estes não são dependentes da sorte (ganhar um MTT seria um mau exemplo de um objetivo). Objetivos dependentes da sorte podem se tornar frustrantes quando não consegues alcançá-los. Posteriormente, quando fores definir novos objetivos, deves tentar colocar a fasquia mais alta, de modo a aumentar a dificuldade (escreverei sobre isto mais tarde), mas quando estás a começar, certifica-te de que estes são realistas.

Os objetivos devem ser coerentes com a tua visão e serem provenientes dos teus valores. Eles irão ajudar-te a permanecer no caminho certo e progredir de forma constante em direção ao teu destino.

Algumas pessoas recomendam objetivos mensais, outros recomendam semanais. Eu recomendo objetivos semanais, porque é um período de tempo curto o suficiente para que possas efetuar alterações, mas um período de tempo suficientemente longo para que possas trabalhar naquilo que escolhas.

Plano de ação

Agora, deves definir alguns objetivos mensuráveis. Sê realista. Olha para a tua visão e pergunta a ti próprio no que queres trabalhar na semana seguinte. Escreve-o.

Exemplo:
-Vou ler dois artigos relacionados com poker esta semana, o que significa que tenho que ler um artigo até quinta-feira e outro até domingo.
- Jogarei poker, em um horário definido, pelo menos uma hora por dia, todos os dias.
- Postarei 10 mãos no fórum de avaliação de mãos, para rever durante o fim-de-semana.

No final de cada semana, de preferência em algo como a noite de domingo, deverás fazer uma breve revisão dos objetivos que alcançaste e definir novos objetivos para a próxima semana. Certifica-te que escolhes sempre novos objetivos que estes sejam coerentes com a tua visão.
Se algo não está a funcionar contigo ou se é difícil de cumprir, tenta uma abordagem diferente ou tenta dividir o objetivo em várias tarefas pequenas e cria prazos para os cumprir, como no exemplo nº 1.

Começa devagar. Não coloques a fasquia muito alta. Se ainda não leste todos os artigos, talvez devas começar com um por semana. Se colocares a fasquia muito alta, vais ficar sobrecarregado e desistir. Portanto, não o faças. E já agora, a tua visão já está escrita? Como já mencionado, este guia é para pessoas que estão dispostas a tomar medidas imediatas. Então, se ainda não o fizeste, esta é a tua última chance. Eu não te vou lembrar mais nenhuma vez. Mas os resultados irão refletir-se na quantidade de esforço que colocas no teu crescimento.

Objetivos e folha de hábitos:

Como prometido durante o treino ao vivo, eu e o Demarcohsp desenhámos uma folha de cálculo simples para facilitar o acompanhamento dos teus hábitos e objetivos.Pode ser usada no computador ou impressa. Podes fazer o download da folha aqui. É o ficheiro com o nome: Habits_goals_spreadsheet (espero que todos consigam abri ficheiros .xlsx).

Aqui estão algumas instruções sobre como usar a folha de cálculo:

Secção de hábitos: Escreve os hábitos que queres implementar. Mas começa com 1 ou 2, no máximo. Não tens que adotar todos. As palavras a negrito são apenas sugestões. Deverás mudar de acordo com as tuas necessidades pessoais. Por exemplo, se queres implementar jogging, deves escrever "jogging" em vez de "exercício".
Perto disso, tens algumas células. Aquelas que são usados para fazer cruzes, para acompanhar o teu progresso. Há também uma linha para comentários, se tiveres algum problema, etc..

Secção de objetivos: Novamente, isto pode ser modificável. Podes adicionar algumas áreas da vida ou remover algumas. Não tens que preencher tudo. Preenche o quanto achas que precisas. Não definas 30 objetivos, pois nunca os irás completar. Define um número realista de objetivos. Tenta ser específico com eles. A secção de comentários está presente para anotares os problemas e o progresso.

Podes imprimi-la ou usá-la como um arquivo excel. Foi desenhada para que possa ser impressa em duas páginas. Eu recomendo imprimi-la e tê-la na tua frente no teu local de trabalho.

Um grande obrigado ao Demarcohsp por ter ajudado com a folha de cálculo.
Parabéns! Completaste a primeira parte do guia.

Créditos tradução: Mawaykid

Responder
Citar (Quote)
Orochimaro
Membro desde: 09.05.2008

Ter um bom acervo de notas sobre o que se tem a fazer dá uma boa organizada na vida também!! :D

Responder
Citar (Quote)
bareehpoker
Membro desde: 06.10.2008

Done, tudo pronto pra segunda feira comecar a marcar os X nos dias positivos!

Responder
Citar (Quote)
urghyou
Membro desde: 01.08.2010

eish, a thread já vai na terceira página e eu só agora é que apareço =P
JorgeTeixeira, já te aceitei no skype. Como suponho que o Maway te terá dito, aquela pequena parte que fiquei de traduzir tá feita, só tenho de passar a limpo. Vou ver se paro de adiar.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Boas! Só para informar que o próximo capítulo deverá ser lançado na próxima semana. Visto que os capítulos já publicados são cruciais, a próxima atualização será mais demorada de forma a que possam refletir devidamente sobre os pontos mencionados.

Quem estiver mais à vontade para partilhar, não deixe de postar neste tópico os seus objetivos e planos de ação. :) Dúvidas e incertezas também são bem-vindas! :fdrink

Responder
Citar (Quote)
IOTWI
Membro desde: 11.07.2009

favoritado.

Responder
Citar (Quote)
mawaykid
Membro desde: 28.11.2009

E ae, já construiram a vossa vision statement?

Responder
Citar (Quote)
Kingsbull
Membro desde: 12.02.2011

Original de JorgeTeixeira
Boas! Só para informar que o próximo capítulo(...)

Sim, mas falta colocar o link no primeiro tópico !!!

Lá está, continuo a dizer que colocar a tradução logo no primeiro tópico era muito mais +EV...

Penso eu de queeeeee....

:coolface:

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Obrigado pela lembrança. :) Atualizado!

Responder
Citar (Quote)
Kingsbull
Membro desde: 12.02.2011

Obrigado pela lembrança. :) Atualizado!

:fdrink

Responder
Citar (Quote)
thiagomont
Membro desde: 08.11.2011

Muito bom, estou seguindo :)

E estou também fazendo as tarefas, que são muito boas. Quando você tira da cabeça e escreve no papel, seu objetivos passam a ser mais concretos, você começa a enxerga-los melhor.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Acabei de escrever a minha visão e objetivos. :) Estou pronto para divulgar o próximo capítulo brevemente! :D

Responder
Citar (Quote)
mawaykid
Membro desde: 28.11.2009

Acabei de escrever a minha visão e objetivos. :) Estou pronto para divulgar o próximo capítulo brevemente! :D

" Já fizeste mais do que 99% das pessoas normais fazem para aumentar a sua produtividade. " :nh

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

:D

Só não desliguei o computador enquanto o fazia! :facepalm: No entanto, fui para outro quarto sem pc! :D

Responder
Citar (Quote)

Assim que terminei de ler o conteúdo traduzido em português, não resisti e fui a correr ler o restante no fórum inglês.
Fiquei abismado com a qualidade e riqueza de informação partilhada!

Parabéns e um agradecimento ao autor pelo excelente material e à equipa PT pela tradução. Thumbs up! :)

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

2. 30 dias para definir um hábito

Ok, avancemos para hábitos. Para alterares o teu comportamento, primeiramente, terás de entendê-lo.
Muitos estudos têm comprovado que demora cerca de 30 dias de um comportamento contínuo para torná-lo em um novo hábito. Isto significa que, caso faças algo conscientemente e repetidamente durante 30 dias, posteriormente deverás ser capaz de fazê-lo inconscientemente (em piloto automático). Se a mudança não for muito radical, é possível torná-la em um hábito em 14 dias, mas deve-se ter cuidado ao tentar mudar múltiplas coisas de uma só vez, pois tal aumenta a possibilidade de te sobrecarregares e voltares aos hábitos antigos.

O problema é que isto não funciona se quiseres mudar 10 coisas ao mesmo tempo (similar ao multitasking, mas focaremo-nos nisso mais tarde). É por isso que só deves tentar incorporar 1 ou 2 novos hábitos de cada vez. Outra coisa importante é não seres demasiado radical. Por exemplo, se queres começar a praticar exercício, uma caminhada de 10 minutos a cada manhã é muito mais provável que se torne um hábito (irás aumentar o ritmo e a duração com o tempo) do que tentar correr uma maratona a cada manhã sem nenhum treino.

Outro aspeto importante com os hábitos é : eles só se vão manter se realmente o fizeres todos os dias. Não racionalizes ou digas "eu vou fazer isto amanhã". Fazê-los isso todos os dias é a forma mais fácil se tornarem um hábito. Prioriza-os. Disseste que querias mudar, então é altura de fazeres algo sobre isso. Se vais começar a andar 10 minutos cada manhã, certifica-te de que o realmente fazes, não importa o clima.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

2.1 Técnica da responsabilização

Felizmente, existem alguns truques que facilitam a criação de hábitos. Um deles, talvez o mais comum e mais fácil é simplesmente comunicares o teu novo hábito ao máximo de pessoas possível. Se contares à tua família e a todos os teus amigos que vais começar a praticar exercício todos os dias, é bem mais provável que realmente o faças (porque vais quer manter a tua integridade) do que caso mantenhas isso apenas para ti próprio.

Outra boa ideia é convencer alguém a incorporar esse hábito contigo - um parceiro de responsabilidade. Será ainda mais fácil se cada um se responsabilizar pelo outro. Também se podem motivar um ao outro e talvez até mesmo competir um contra o outro, melhorando o vosso progresso.

Podes até ir mais longe, se realmente queres adotar um novo hábito, mas por algum motivo não o consegues fazer, ou se queres tornar algo que não gostas de fazer em um hábito mas queres fazê-lo porque sabes que tal é bom para ti e que deves fazê-lo, podes dar a um amigo um pouco de dinheiro - uma quantia que te importe, como $100 ou algo que possas pagar. Claro isto vai depender da tua riqueza. Diz-lhe que poderá ficar o dinheiro caso tu não faças uma determinada coisa durante uma semana/mês e que ele deverá responsabilizar-se por isso.

PLANO DE AÇÃO:
Se tens um blog, escreve os teus objetivos nele e/ou compartilha esses objetivos com, pelo menos, uma outra pessoa. Pede-lhe para que se responsabilize por eles também.

Responder
Citar (Quote)
Yusukeofpoker
Membro desde: 20.08.2009

Muito bom.. Bela iniciativa :fdrink

Precisando organizar muitas coisas no poker e fora do poker.. esse tópico me caiu como uma luva.. :)

Acompanhando.. :fdrink

Responder
Citar (Quote)
ximuy
Membro desde: 25.04.2013

jorge, q otimo esse guia, vai servir pro meu namoro, minhas atividades, minha personalidade. estava precisando, amanha no serviço imprimir a folha de calculo. pois ja editei ela i coloquei em pt-br.

obrigado.

Responder
Citar (Quote)
superbpeach
Membro desde: 01.08.2009

onde está a terceira parte?

Responder
Citar (Quote)