3.5 Fumar
Infelizmente, não existe nenhuma forma mágica para deixar de fumar de vez. A única situação que se aproxima disso é quando as mulheres engravidam. Muitas delas vão imediatamente parar de fumar durante 9 meses. Infelizmente, muitas delas também voltarão a fumar depois …
O livro "Easy way to quit smoking" tem sido recomendado como uma leitura obrigatória por alguns ex-fumadores. Vais poupar bastante dinheiro no longo prazo, então não hesites em comprá-lo!
Mesmo que, provavelmente, já conheças a maioria destas coisas, continuo a achar que é sensato referir, mais ou menos, alguns aspetos subtis em que o tabaco faz mal (Eu não estou tentando ofender ninguém aqui, apenas realçando um par de coisas em que podes não ter pensado):
-Obviamente torna a tua vida mais curta, aumenta a probabilidade de cancro no pulmão e outras doenças… Mas na verdade, saber isto só não vai alterar o teu comportamento se fumares. Ou pelo menos não, até que um familiar ou amigo próximo morra devido a isso.
- É a causa de dentes amarelos. Sim, podes fazer um branqueamento dentário mas isso custa dinheiro. Não te importas de ter os dentes amarelos? As mulheres importam se com isso.
- A tua capacidade pulmonar vai decrescendo, o que vai dificultar a pratica de exercício físico, e diminuir a tua energia durante o dia.
- Muitas raparigas não gostam de fumar. Principalmente do cheiro que fica no corpo. Não é propriamente um cheiro afrodisíaco.
- Depois há o fumo passivo. Realmente queres prejudicar as pessoas a tua volta devido as tuas necessidades egoístas? Uma criança que passa na rua, junto a ti, deve sofrer só porque tu gostas de fumar um cigarro? E o cheiro do tabaco também incomoda muita gente. Porque queres tornar a vida dos outro pior?
- E depois há o dinheiro, é claro. Algumas pessoas fuma um maço de tabaco por dia. Eu sei que os preços sao diferentes, e que há pessoas que fumam mais e outras menos. Mas digamos que gastas 5$ por dia num masso. São 1825$ num ano. Se investires esse dinheiro em outra coisa, por exemplo na tua banca para jogares poker, quão próximo ficarás da tua independência financeira? Claro que isto afeta mais quem joga em limites baixos que em limites altos, no entanto seria o custo de umas ferias agradáveis.
Agora, vamos ver porque é que me dei ao trabalho de escrever sobre deixar de fumar, quando eu não tenho nenhuma táctica mágica para alcançares esse objetivo. É, simplesmente, porque as pessoas se esquecem de identificar a causa de fumarem. Se deixares de fumar, mas não removeres a causa de fumar, voltarás a fumar num instante. Ou beber álcool ou comer chocolate em vez disso.
Pergunta a ti próprio, porque fumas? A resposta, na maioria das vezes, será bastante simples: stress ou depressão. Eu imagino, e se estes problemas desaparecessem? Continuarias a precisar de fumar, se já não estás sobre tanto stress? Continuarias a fumar se fosses feliz? Espero que a respostas seja não. E agora chegas a parte boa: eu posso te ajudar com estes problemas. Nos próximos capítulos irei também falar sobre como remover o stress, por isso certifica-te que passas por aqui e de ler-los. Ah, e os teus novos hábitos de nutrição e exercício devem te tornar menos mal disposto por esta altura.
PLANO DE AÇÃO
Pergunta a ti próprio, porque fumas e escreve a resposta neste tópico. Isto fará com que encontres a causa para o teu consumo de tabaco. E também me ajudará a te ajudar caso eu tenho esquecido algumas possíveis causas.
Volta a tua visão, e se queres deixar de fumar, adiciona isso a ela.
Lembra-te: deixar de fumar vai te permitir aumentar ainda mais os teus níveis de energia. Vais te sentir melhor durante o dia. A vida vai ser diferente. Vais conseguir ver isso por outra perspetiva. Nunca mais afetarás negativamente a vida das outras pessoas. Em vez disso, conseguirás experienciar alegria, e partilhá-la com os outros. Vais ser capaz de sorrir e fazer os outros sorrir. E vais ser capaz de usar toda essa energia para alcançar a tua visão mais rápido. Boa sorte!