Detalhes
Em uma decisão no NL Hold’em, existem várias coisas para se levar em consideração, mas no final todas se reduzem a quatro variáveis:
- suas cartas
- posição
- stacks
- estratégias dos adversários
A variável mais difícil de avaliar é, de longe, a estratégia dos adversários. Como não podemos ler mentes, temos de inferir essa variável através da informação. Que geralmente é coletada através de observação, stats e notes. Mas existem outros detalhes que nos são dados que muitas vezes passam batidos:
Nickname: uma vez o riprlz falou em um vídeo, em tom de brincadeira, que tal jogador tinha nick de regular. Mas eu acredito que, às vezes, o Nick pode mesmo dar pistas de quanto um jogador entende de poker. Eu tenho uma maior propensão em achar que alguém com nick 4betFold é mais esperto que alguém com o nick Lord-poker.
Avatar: salas como a PokerStars permitem que o jogador utilize uma imagem nas mesas. Da mesma forma que o nick, às vezes é possível extrair alguma coisa do avatar. Eu percebi que jogadores com avatares inocentes, como cachorros e bebês, não costumam ser muito bons. Outro ponto importante do avatar é que ele te ajuda a identificar o vilão mais facilmente.
Nacionalidade: existe uma cultura popular de que escandinavos são mais agressivos e americanos mais passivos. Não sei o quanto isso tem de verdade, mas é outra informação que o vilão te dá.
Todos esses detalhes não são muito confiáveis e nunca vão substituir o trio observação/stats/notes. Você deve utilizá-los no máximo como uma leve referência contra um desconhecido. Mas lembre-se que no poker ganha aquele que coleta o maior volume de informação e faz o melhor uso dela.
E vocês, o que acham?
O avatar e o nickname podem nos dar alguma dica?
Existe alguma relação entre nacionalidade e estilo de jogo?
Opiniões serão muito bem vindas!