Saltar para o fórum
Poker Drama, por de...

Notificações
Limpar tudo

Poker Drama, por delphino

305 Mensagens
60 Utilizadores
0 Reações
54.1 K Visualizações
delphino
Membro desde: 18.02.2008

Autolevel

Esse é o trágico gráfico depois de 20k hands.

Como isso foi acontecer??? Até alguns dias atrás eu não sabia explicar. Resolvi revisar algumas mãos com o jonisgamble e o v1p3r e 3 coisas surgiram:
- coolers: psicologicamente eu acho cooler pior que bad beat, AK x KK, KK x AA, mas simplesmente é algo que eu não posso evitar.
- bet size: eu estou mandando mal nos tamanhos das bets, principalmente no turn e nas 3-bets PF.
- autolevel: esse foi o principal ponto e é ele que eu vou discutir nesse post.

Pra quem não sabe, autolevel é quando o jogador começa a colocar dinheiro no pote mais light porque pensa que os outros jogadores estão blefando. Você começa a atolar TP no flop, não foldar bottom 2 pair contra agressão no turn etc. É como se você achasse que sua mão está exposta e os vilões só estão betando porque sabem que sua mão é vulnerável. Acho que depois que o jogador aprende o básico do jogo lucrativo, esse é o pior erro. E eu não tinha idéia de como isso me afetava até rever as mãos.

20 BIs down... e ai? Desistir? Dar um tempo? Mimiments? Nah! Respirei fundo e voltei ao meu jogo TAG que é o que eu sei fazer bem. O resultado me animou.

É claro que isso não chega nem perto de cobrir o rombo do down, mas o mais impressionante é que os bônus e o rakeback deixaram meu BR 4.5 up! Nem sei explicar direito como isso aconteceu :f_ugly:.

Lições que eu tirei de tudo isso:
- hand review é muito importante.
- jogar TAG é o suficiente para bater a nl25. E se um reg começar a 3-betar? Vou começar a dar call/4-bet light para explorá-lo? Not! Sitout next blind e bora achar outra mesa. O field da ftp é recheado de fishes. Eu não tenho que provar nada pra ninguém e tentar explorar o reg só vai diminuir minha winrate e me dar uma oportunidade muito grande de me autolevelar. Muito mais inteligente eu bater nl25 logo e me preocupar em explorar os regs nos limites mais altos.
- quando um jogador beta, geralmente é que ele pensa ter a melhor mão. Não ache que todo mundo está blefando. Jogue seu jogo e deixe os outros se levelarem.
- Jogar ouvindo música é muito bom! Eu pensava que isso podia atrapalhar, mas tem me ajudado bastante.

E você? Tem se autolevelado?

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
Membro desde: 18.05.2009

Nice Post.

Eu as vezes acabo me autolevelando, sei que isso atrapalha muito o jogo, tenho me policiado bastante para evitar isso, mas tem hora que o botão do autolevel fica ligado sem eu perceber :D

Outro dia um Reg começou a me dar 3-bet toda hora, aquilo foi me irritando, comecei a pensar que o cara estava light, acabai atolando PF ultra light.

5 vezes foi o suficiente. Ele não estava forte, mas nada justifica eu me levelar desta maneira.

Grabbed by Holdem Manager
NL Holdem $0.10(BB) Replayer
SB ($10.05)
BB ($10.35)
UTG ($19.51)
Hero ($10)
BTN ($15.33)

Dealt to Hero Q♥ T♦

fold, Hero raises to $0.40, BTN raises to $1.35, fold, fold, Hero raises to $2.80, BTN raises to $15.33 (AI), Hero calls $7.20 (AI)

FLOP ($20.15) T♥ Q♣ J♦

TURN ($20.15) T♥ Q♣ J♦ 2♠

RIVER ($20.15) T♥ Q♣ J♦ 2♠ 6♣

Abraços

Responder
Citar (Quote)
TMatrix
Membro desde: 25.02.2008

Pow Delphino ... mto show o post!!!!! Eh o que eu ando falando ... ate NL50, e se pá a NL100, jogar o basico eh mto mais eficiente do que ficar fazendo moves, querendo 3betar, 4 betar mto light!!!!!

Perdi mtos BIs no autolevel ....

GL ae na recuperacao!!!!!

Responder
Citar (Quote)
filipetheman
Membro desde: 10.05.2009

musica tem vantagens e desvantagens qnd tou em fold mode acho tranquilo mas com algumas decisoes ao mesmo tempo e ja m atrapalha.

quanto ao auto level Very nice post.

BTW tens jeito pa escrever

Responder
Citar (Quote)
delphino

Royal

Primeiramente muito obrigado pelos elogios do último post.

Esse post curto é só para mostrar o que eu acho ter sido meu primeiro Royal Straight Flush!

NL Holdem $0.25(BB) Replayer
SB ($25)
BB ($21.47)
UTG ($20)
Hero ($25)
BTN ($25.79)

Dealt to Hero J♣ A♠

UTG raises to $1, Hero calls $1, BTN calls $1, fold, BB calls $0.75

FLOP ($4.10) Q♣ T♣ K♣

BB checks, UTG bets $2.50, Hero raises to $11.60, BTN calls $11.60, BB folds, UTG raises to $19 (AI), Hero calls $7.40, BTN calls $7.40

TURN ($61.10) Q♣ T♣ K♣ A♣

Hero bets $5 (AI), BTN calls $5

RIVER ($71.10) Q♣ T♣ K♣ A♣ Q♦

Hero shows J♣ A♠
(Pre 35%, Flop 28.0%, Turn 100.0%)

BTN shows 5♣ 6♣
(Pre 29%, Flop 54.6%, Turn 0.0%)

UTG shows Q♥ T♥
(Pre 36%, Flop 17.4%, Turn 0.0%)

Hero wins $68.10

Responder
Citar (Quote)
filipetheman
Membro desde: 10.05.2009

Original de delphino
Royal

Primeiramente muito obrigado pelos elogios do último post.

Esse post curto é só para mostrar o que eu acho ter sido meu primeiro Royal Straight Flush!

NL Holdem $0.25(BB) Replayer
SB ($25)
BB ($21.47)
UTG ($20)
Hero ($25)
BTN ($25.79)

Dealt to Hero J♣ A♠

UTG raises to $1, Hero calls $1, BTN calls $1, fold, BB calls $0.75

FLOP ($4.10) Q♣ T♣ K♣

BB checks, UTG bets $2.50, Hero raises to $11.60, BTN calls $11.60, BB folds, UTG raises to $19 (AI), Hero calls $7.40, BTN calls $7.40

TURN ($61.10) Q♣ T♣ K♣ A♣

Hero bets $5 (AI), BTN calls $5

RIVER ($71.10) Q♣ T♣ K♣ A♣ Q♦

Hero shows J♣ A♠
(Pre 35%, Flop 28.0%, Turn 100.0%)

BTN shows 5♣ 6♣
(Pre 29%, Flop 54.6%, Turn 0.0%)

UTG shows Q♥ T♥
(Pre 36%, Flop 17.4%, Turn 0.0%)

Hero wins $68.10

couves *.*

Responder
Citar (Quote)
delphino

Kasparov

Garry Kasparov é considerado o maior jogador de xadrez de todos os tempos. Ficou famoso também por ser o primeiro campeão mundial de xadrez a ser derrotado por um computador, o Deep Blue da IBM. Kasparov não aceitou muito bem a derrota, inclusive levantando suspeitas sobre a equipe de programadores da IBM na época. Quem se interessar pelo assunto, recomendo que assista ao documentário “Game Over: Kasparov and the Machine”.

Em um artigo recente para uma publicação americana a respeito dos efeitos dos avanços da computação no xadrez, Kasparov disse algo que me chamou bastante atenção:

“Enquanto o xadrez é um jogo onde a informação está 100% disponível – ambos jogadores estão cientes dos dados o tempo todo – e portanto diretamente suscetível ao poder da computação, o poker tem cartas ocultas e stakes variados, criando pontos críticos para acaso, blefe e gerenciamento de risco. Esses parecem ser aspectos baseados inteiramente na psicologia humana e portanto invulneráveis para a computação.”

Mas será que o poker está completamente a salvo? Alguns cientistas estão estudando como desenvolver um software que jogue bem poker, com destaque para o grupo do professor Jonathan Schaeffer, da Universidade de Alberta, que em 2007 construiu um programa que joga damas perfeitamente, ou seja, qualquer jogador no mundo consegue no máximo empatar uma partida. O grupo já criou o Polaris, software de Head-Up Hold’em que tem se dado bem nas competições contra humanos.

Isso me faz pensar que conseqüências traria um software que derrotasse os melhores jogadores de poker. No caso do xadrez, jogadores perderam interesse pelo jogo (muitos migrando para o poker), os campeões mundiais ficaram cada vez mais jovens e os jogadores passaram a jogar de forma mais robotizada. Como o próprio Kasparov disse, “humanos hoje estão começando a jogar mais parecidos com computadores”.

O que você acha que aconteceria se amanhã alguém anunciasse um programa que derrotasse qualquer jogador de poker no mundo?

Responder
Citar (Quote)
iuryribeiro
Membro desde: 14.08.2008

Original de TMatrix
Pow Delphino ... mto show o post!!!!! Eh o que eu ando falando ... ate NL50, e se pá a NL100, jogar o basico eh mto mais eficiente do que ficar fazendo moves, querendo 3betar, 4 betar mto light!!!!!

Galera eu acho que vcs viajaram legal aki, ficar spewy é necessário pra aprender a jogar poker, aprender a dominar cada spot, 1 de cada vez... sobre ganhar grana jogando tight, realmente ganha-se.

E seguindo o raciocino do Delphino, suponhamos que vc pegue um swing que te deixe com a banca pra nl100, o que vc vai fazer qdo perceber que TODOS os regulares te dão 3bet light? sair da mesa? então vc vai jogar nl25 pra sempre, isso pq tem donk pra kct,já que cada dia o que eu vejo são jogadores nl2,nl5,nl10, dominando vários spots, 3bet, e pós flop.
O poker evolui e jogar tight garanto que não vai ser o suficiente por mto tempo.

Bom desculpem qq coisa, passei por aqui, li e não consegui me conter, falo o que penso, e falo isso tb pelo bem de vcs...
de toda forma,
abs!

Responder
Citar (Quote)
delphino

Original de iuryribeiro

Original de TMatrix

Galera eu acho que vcs viajaram legal aki, ficar spewy é necessário pra aprender a jogar poker, aprender a dominar cada spot, 1 de cada vez... sobre ganhar grana jogando tight, realmente ganha-se.

E seguindo o raciocino do Delphino, suponhamos que vc pegue um swing que te deixe com a banca pra nl100, o que vc vai fazer qdo perceber que TODOS os regulares te dão 3bet light? sair da mesa? então vc vai jogar nl25 pra sempre, isso pq tem donk pra kct,já que cada dia o que eu vejo são jogadores nl2,nl5,nl10, dominando vários spots, 3bet, e pós flop.
O poker evolui e jogar tight garanto que não vai ser o suficiente por mto tempo.

Bom desculpem qq coisa, passei por aqui, li e não consegui me conter, falo o que penso, e falo isso tb pelo bem de vcs...
de toda forma,
abs!

eu nao falei sobre jogar tight, eu falei sobre jogar lucrativamente... o field da nl25 eh donk, entaum eh explorando o maior erro do field q eu vo jogar, e eu exploro isso principalmente jogando TAG

nao concordo quando voce diz que deve ser spewy para aprender a jogar... essa eh apenas uma forma de abordar o jogo... eu prefiro muito mais estudar os leaks do field q eu estou enfrentando, os spots lucrativos q eu posso aproveitar, doq simplesmente spewar para ganhar experiencia...

eu nao estou muito interessado se eu jogo LAG ou TAG, eu estou interessado se eu estou jogando lucrativamente contra o field... qnd eu fizer o move up, eu nao vou pensar "vou jogar tight e value betar sempre pra ganhar dinheiro", eu vou pensar "que tipo de erros os jogadores desse field cometem e qual a melhor forma de explora-los?"

Responder
Citar (Quote)
phgmor
Membro desde: 16.06.2009

delphino muito legal seu blog, esse post do kasparov é muito legal, outro dia mesmo eu estava discutindo sobre esta questão com um tio meu que joga xadrez , eu não acredito que um computador vai conseguir vencer um jogador de poker de alto nivel, pelos menos não a nivel do que aconteceu no xadrez. ...boa sorte nas mesas, continue postando coisas interesantes... _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
iuryribeiro

Original de delphino

Original de iuryribeiro

Original de TMatrix

de toda forma,
abs!

eu nao falei sobre jogar tight, eu falei sobre jogar lucrativamente... o field da nl25 eh donk, entaum eh explorando o maior erro do field q eu vo jogar, e eu exploro isso principalmente jogando TAG

nao concordo quando voce diz que deve ser spewy para aprender a jogar... essa eh apenas uma forma de abordar o jogo... eu prefiro muito mais estudar os leaks do field q eu estou enfrentando, os spots lucrativos q eu posso aproveitar, doq simplesmente spewar para ganhar experiencia...

eu nao estou muito interessado se eu jogo LAG ou TAG, eu estou interessado se eu estou jogando lucrativamente contra o field... qnd eu fizer o move up, eu nao vou pensar "vou jogar tight e value betar sempre pra ganhar dinheiro", eu vou pensar "que tipo de erros os jogadores desse field cometem e qual a melhor forma de explora-los?"

Bom, como eu disse, em nl100 vc leva 3bet light de todo mundo, imagino que na sua visão dar call em 3bet com TQ ip é spewar, imagino que dar 4bet com K6 é spewar, só sobra o fold...
Vc tem fold pra 3bet maior de 65%, isso é obv, o que vai acontecer é que vc vai foldar tudo e qdo voltar todo mundo vai largar...
Agr me diz como sair dessa situação sem "spewar"

Qdo eu falo que ficar spew faz parte da evolução, qro dizer o obvio, qdo vc começar a dar 3bet light vc vai ganhar e perder dinheiro até dominar esse spot, msm coisa com 4bet, msm coisa com múltiplos barrels. E cada vez mais vai se tornar um jogador mais preparado e lucrativo... ou vc faz isso ou vc não sobe...

Sobre estudar e ver vids, ajuda bastante, mas vc só aprende um spot novo dando a cara pra bater, perder um pouco até "dominar".

Responder
Citar (Quote)
delphino

Original de iuryribeiro
Agr me diz como sair dessa situação sem "spewar"

eh claro que para explroar esse jogador eu vou ter q jogar mais light, mas se eu levantar de mesa e em 15 segundos eu achar uma mesa com um donk ao inves do jogador agressivo da mesa anterior, eu vou ganhar muito mais dinheiro... eu nao estou interessado em explorar o regular da nl25, eu estou interessado em explorar os regulares de um limite que eu nao vou ter muita escolha a nao ser explora-los... se isso for na nl50, que seja, mas na nl25 nao eh

Original de iuryribeiro
Sobre estudar e ver vids, ajuda bastante, mas vc só aprende um spot novo dando a cara pra bater, perder um pouco até "dominar".

vdd, a experiencia vai me ajudar msm... mas quem disse que eu tenho q adquirir essa experiencia contra o field da nl25? eu vou adquirir essa experiencia quando eu tiver que efetivamente joga mais loose, quando for lucrativo fazer isso... na nl25 nao eh....

vc pode dizer "ah mas eh melhor aprender agora doq dps"... existem varios contra argumentos:
- quem disse que os regs dos limites mais altos jogam iguais q os da nl25?
- spewando na nl25, eu estou perdendo dinheiro... por mais q eu esteja explorando o reg, eu poderia muito bem estar sentado em outra mesa explorando um donk e ganhando mto mais
- o poker muda toda hora... poucos anos atras ng falava jogadas que sao muio comuns hj em dia... ano q vem o poker esta diferente, pq o field evolui o tempo todo, entaum eu vou ter mudar meu jogo tbm para continuar lucrativo... oq eu posso fazer? estudar como o field se comporta no momento e tomar as decisoes corretas... nao ficar mais loose na nl25

novamente, eu nao estou interessado no meu estilo de jogo.... nao estou interessado se eu estou spewando ou nao, estou interessado em bater o jogo... spewando na nl25, eu nao estou batendo o jogo.... jogando tight nos limites maiores, provavelmente tbm nao vou estar batendo o jogo... eh com isso q eu me preocupo

Responder
Citar (Quote)
iuryribeiro

gL, vai precisar _p:

Responder
Citar (Quote)
delphino

Original de iuryribeiro
gL, vai precisar _p:

ty

pra finalizar, eu entendi oq vc disse... aprender a jogar contra regs nos niveis mais baixos para se preparar pros niveis mais altos... e eh bem valido, eu ja ateh discuti sobre isso no forum... vc n ta viajando

eu soh nao concordo q essa seja a unica forma de encarar o poker... espero q vc tenha me entendido tbm

Responder
Citar (Quote)
TMatrix
Membro desde: 25.02.2008

Original de delphino

Original de iuryribeiro
gL, vai precisar _p:

ty

pra finalizar, eu entendi oq vc disse... aprender a jogar contra regs nos niveis mais baixos para se preparar pros niveis mais altos... e eh bem valido, eu ja ateh discuti sobre isso no forum... vc n ta viajando

eu soh nao concordo q essa seja a unica forma de encarar o poker... espero q vc tenha me entendido tbm

Ainda nao li a discussao, entao soh tenho uma coisa a dizer ... nao sei quem eh pior ... o Iury ou o Rafa ... impossivel mudar o pensamento deles!!!!

Huauhauhauhauha ...

Responder
Citar (Quote)
jonisgamble
Membro desde: 13.05.2008

so a favor que tem que da a cara pra bater, spewylandia ftw mas com inteligencia claro.

Responder
Citar (Quote)
delphino

Original de phgmor
delphino muito legal seu blog, esse post do kasparov é muito legal, outro dia mesmo eu estava discutindo sobre esta questão com um tio meu que joga xadrez , eu não acredito que um computador vai conseguir vencer um jogador de poker de alto nivel, pelos menos não a nivel do que aconteceu no xadrez. ...boa sorte nas mesas, continue postando coisas interesantes... _thumbsup:

vlw!

tbm acho bem dificil um programa bater um poker pro... mas os caras tao tentando, vamos ver

Responder
Citar (Quote)
iuryribeiro

Original de TMatrix

Original de delphino

Original de iuryribeiro
gL, vai precisar _p:

ty

Ainda nao li a discussao, entao soh tenho uma coisa a dizer ... nao sei quem eh pior ... o Iury ou o Rafa ... impossivel mudar o pensamento deles!!!!

Huauhauhauhauha ...

SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
hahahahaha fdp... :f_eek:

Responder
Citar (Quote)
delphino

Variância

Bom esse é um post grande sobre variância, o componente no Poker que mais faz diferença sem dúvida nenhuma.

Motivação
Eu participo do fórum há algum tempo, participo do grupo BSS e frequento alguns jogos live. Percebi uma coisa muito curiosa: a enorme maioria das conversas não são sobre Poker. A maioria não está discutindo a melhor decisão em um dado momento. A maioria não está discutindo sobre quais as tendências exploráveis dos adversários, ou sobre como aplicar uma estratégia ótima. A maioria das pessoas está discutindo sobre as perdas que o poker trouxe. O par de Áses que foi quebrado, o draw que não bateu, a eliminação na bolha do torneio e etc. Isso é um fenômeno. Em qualquer grupo de pessoas que estivessem unidas pelo interesse em um jogo, eu esperaria que as pessoas estivessem falando sobre o jogo!

Porque será que isso ocorre?

Cérebro e probabilidades
Nosso cérebro se desenvolve em um esquema denominado aprendizado por reforço. A idéia é simples: se algo de ruim acontecer, nosso cérebro libera neurotransmissores que fazem evitarmos o que ocorreu antes da sensação ruim. Se do contrário, algo de bom acontecer, os neurotransmissores liberados fazem com que nos tornemos propensos a repetir a ação que trouxe a sensação boa. Exemplo: se o pai bate na criança que andou descalça, a criança vai começar a usar chinelo. Se o pai der um doce pra ela toda vez que ela cantar uma música, pode acreditar que o moleque vai começar a cantarolar toda hora.

Esse esquema de aprendizado é extremamente eficiente. Um ser guiado pelo aprendizado por reforço não precisa nascer com grande conhecimento prévio para sobreviver. Apenas sua interação com o ambiente é necessária.

E dai? O aprendizado por reforço, apesar de ser o responsável pela nossa evolução, tem uma desvantagem. Quando nos deparamos com eventos aleatórios, somos confundidos. A série de sensações ruins ou boas que liberam neurotransmissores nos fazem aprender padrões que efetivamente não existem.

Um exemplo: imagine uma moeda. Se der cara, você ganha $1. Coroa, você perde $1. Como a probabilidade de dar cara é a mesma de dar coroa, esse jogo tem uma expectativa de $0, ou seja, você não vai ganhar nem perder nada jogando. O problema é que ganhar $1 nos traz uma sensação boa e perder $1 nos traz uma sensação ruim e por vezes a moeda vai cair muito mais vezes de um lado do que do outro. E não há motivo nenhum para isso acontecer, é simplesmente a variância da jogada da moeda que faz com que isso corra. Mas nosso cérebro, por causa do aprendizado por reforço, vai formar um motivo. Quando cair muitas vezes cara, você vai ser reforçado a jogar mais porque você está ganhando. Vai começar a achar que é bom no cara o coroa ou que é sortudo! O contrário também acontece. Quando cair muitas vezes coroa, você vai se frustrar, achar que é azarado demais ou a moeda é viciada (isso te lembra algo?).

O pior de tudo é que estudos apontam que o reforço que recebemos quando algo de ruim acontece é duas vezes mais forte do que o reforço que recebemos quando algo de bom acontece. Considerando o exemplo anterior, quando ganhamos $1 é bom, mas quando perdemos $1, a sensação é 2x pior. E com essas sensações o cérebro vai inventando azar, sorte, teoria das conspiração, duende da moeda e por ai vai em um jogo que simplesmente você não ganha nem perde.

Repetindo: O problema é a variância nos resultados que o jogo da moeda traz. Se ao invés de perdemos ou ganharmos $1 nós não ganhassemos nada a cada jogada, não existiria o duende.

Mas afinal, o que é variância?
Bem a grosso modo, variância é quão dispersos os resultados vão estar. E a variância pode ter diversos tamanhos dependendo da estutura do jogo. Se no exemplo da moeda, perdessemos ou ganhassemos $10 ao invés de $1, o jogo continuaria com EV de $0, mas a variância seria maior. E quanto maior a variância, maior o efeito no nosso cérebro, consequentemente maior são as besteiras que somos induzidos a pensar.

Variância no Poker
Agora você pode pensar: "É só ter consciência da variância e bola pra frente". Infelizmente no No Limit poker, não é tão simples. Isso porque a variância é grande o bastante pra detonar o psicológico da imensa maioria das pessoas. E não importa se você é bom ou mal jogador, ela é tão grande que vai destruir seus pensamentos muitas vezes. Os próximos parágrafos vão mostrar o verdadeiro drama do No Limit Hold'em.

Para investigar mais a fundo a variância no Poker, eu procurei no PTR os gráficos de ganhos de alguns regulares da nl25 que eu encontrei na minha base de dados. Veja:

Todos são regs, muito provavelmente lucrativos e os gráficos variam bastante. Coincidentemente a maioria está down, quando eu acredito que eles são lucrativos. Eles não jogam pior que a maioria dos outros jogadores.

Investigando mais, encontrei algumas figuras em outro fórum impressionantes:

A figura abaixo mostra uma simulação de 100 possíveis gráficos com 100 mil mãos de jogadores que jogam com uma winrate de $4/100 mãos e tem um desvio padrão de $60/100 mãos (o que é uma boa estimativa para o NL Hold'em):

Acredite se quiser: todos os gráficos acima são simulações de jogadores que jogam EXATAMENTE IGUAIS. Veja como os gráficos se espalham por todo lado. Por causa do aprendizado por reforço, os jogadores que estiverem no topo depois dessas 100k hands vão achar que são muito bons. Os jogadores que estiverem na parte de baixo vão achar que não são tão lucrativos. Pura ilusão.

Com quantas mãos dá para tirar alguma conclusão sobre o a winrate então? Respotas: MUITAS. A figura abaixo mostra a mesma simulação da figura anterior com 1 milhão de mãos.

Com essa figura já da para ter uma idéia, mas mesmo assim a dispersão é grande. Se você quiser brincar com as simulações, visite http://www.evplusplus.com/poker_tools/variance_simulator/

Quer mais? veja esse vídeo http://www.megaupload.com/?d=S3305PNE . O vídeo mostra que um jogador com winrate de $8/100 mãos pode jogar 650k hands e ainda ser break-even.

Que conclusões tirar?
- O seu gráfico de 100 mil mãos não siginifica NADA. Aquele downswing interminável é risada para a variância.
- A variância é muito subestimada pelos jogadores. Ela é muito maior do que você pensa. Se você joga SH, ou pior, HU, então prepare-se. Aquela downswing que você não imagina nos seus piores pesadelos vai acontecer.
- Para jogar NL, você não precisa ter só cabeça, precisar ter estômago também.

É isso galera. É um post meio deprimente, mas espero que ajude a esclarecer aqueles momentos que parece que nada da certo. Continue estudando spots lucrativos, jogando seu jogo que uma hora o gráfico sobe.

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
Membro desde: 18.05.2009

Muito bom o Post, sobre variância.

Abraços

Responder
Citar (Quote)