Revisando sessões - parte I
Poucos fazem e perdem muito com isso
Revisar sessões é muito importante. Você descobre várias coisas que durante o jogo você nem imaginava que acontecia. As respostas de todos os problemas no seu jogo estão na sua DB, ao seu alcance. Obviamente o difícil é ir procura-las e principalmente acha-las. Já vi muita gente fazendo revisão de sessão, principalmente inciante. Classificam as mãos com potes maiores olham elas e pronto. Isso não é revisão de sessão, é revisão de pote grande! Claro que os pote grandes são os que mais marcam, os que normalmente a gente vai dar atenção quando estiver em uma situação difícil, mais isso é só a ponta do iceberg quando você for fazer uma revisão.
Olhem as mãos postadas pela maioria dos jogadores, seja aqui na PS ou em qualquer outro fórum. Se resumem a 3bet pote em situações que o hero tem uma mão média ou boa e recebe ação ou então em um raised pote que toma raise no turn. A grande maioria é isso e só. Eu não era um jogador que revisava muitas sessões e isso mudou há algum tempo. Com os filtros certos e avaliando sem pressa a cada situação o resultado é impressionante. Vou postar aqui como eu tenho feito essas revisões. Vou dividir em partes (não sei quantas :))
A culpa é do downswing
Essa é a desculpa mais esfarrapada que eu, você e qualquer jogador pode dar para não revisar a sessão. E não só para revisar mãos. Muitas vezes vejo alguns falando sobre sessões péssimas de downswing e jogando a culpa de estar negativo no mês por conta disso. Realmente muitas vezes isso acontece e sempre vai voltar a acontecer ao menos que você pare de jogar, mas uma frase interessante é que. Sempre que você está em um downswing a chance de você está jogando mal é gigante. Isso não é simplesmente pq você perde umas mãos bizarras e tilta não, é pq os seus erros pesam mais nos seus ganhos quando você está em um downswing. Os erros se intensificam e a frequência de colocar a culpa na downswing acaba nos fazendo errar mais. Eu vou postar como exemplo a revisão que estou fazendo de dois dias onde eu joguei pouco mais de 21K mãos. Tive vários coolers e bads, mas isso foi o suficiente para perder o que perdi?
Primeiro passo: Mãos em dúvida durante a sessão
A primeira coisa que tem que ser feita após terminar uma sessão é ver as mãos que você selecionou. Isso leva pouco tempo para fazer, mas a maioria ou não olha ou não marcam mãos. Eu uso o HM e creio que o os outros programas também tenham esse recurso. Aqui você nunca vai ter exagerado em marcar as mãos. Quanto mais melhor. Se você tem quase certeza que é ok sua jogada você tem que marcar essa mão. Claro que você vai chegar na revisão e vai ver que ela não precisa ser revisada, sem problema, você gastou 20 segudos pra isso, mas se deixar passar uma mão importante isso pode significar vários bbs. (meu objetivo aqui não vai ser ensinar mexer no software A, B ou Z mas se tiverem dúvidas sobre os filtros e outras questões que eu falar é só postar).
Na sessão que vou utilizar como exemplo eu marque 1 mão de NL600 em 1340 jogada, 20 de NL400 em 8100 jogada e 11 de NL200 em 11300 jogadas. Mesmo sendo duas sessões logas essas mãos não demoram nem 30 minutos para serem revisadas e mesmo quando você postar várias delas você vai gastar um tempo muito pequeno em relação ao benefício. As mãos que depois que você analisou e ainda teve dúvidas devem ser discutidas com outros jogadores, quanto mais melhor. Mas lembrem-se façam essa revisão assim que acabar a sessão.