Saltar para o fórum
Quem tem medo do Lo...

Notificações
Limpar tudo

Quem tem medo do Lobo Mau???

1,857 Mensagens
266 Utilizadores
20 Reações
265.9 K Visualizações
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009

Original de zzjose
BEM LOBO hoje quando estava a ir dormir vim aki ao forum ver umas noticias e comecei a ler o teu blog e nao consegui parar de lelo...e incrivel ver como um jogador como tu dizias era horrivel se tornou num ganhador como tu es...
muito bom para toda a galera percdeber que estudando e sendo percistente podem chegar longe e te digo que os teus treinos me teem ajudado bastante ja que era um jagador tight e comecei a modificar o meu jogo apartir dos teus treinos e do tufa...so estou aki na stratagy a um mes mas os poucos treinos que vi teus ajudarm.me muito e agora que sou ouro vou papar os teus videos todos...

quanto aos canditatos bem para mim seria um espetaculo...neste momemnto tenho todo o tempo disponivel ja que sou arbitro por isso so ao fim de semana e que fasso algo...seria um prazer jogar e estudar com um dos melhores...jogo habitualmente 12 mesas nao jogo mais pq o meu portatil nao da pra mais e nao tenho grande banca ou quase nenhuma pois peguei um down grande...

um grande abraco e forca ai....

Boas! És árbitro de que desporto?

Responder
Citar (Quote)
zzjose
Membro desde: 12.04.2010
Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009

Original de zzjose
futebol... :nh

Nice _thumbsup:

Começa a passar pela secção de Desporto para discutir um pouco connosco, assim podemos ter a oportunidade de perceber o futebol pelo "outro lado".

Por exemplo, passa neste tópico que foi criado há pouco tempo:
Controvérsia no Mundial 2010

Abraço,
nuno21nt

Responder
Citar (Quote)
Pironeski
Membro desde: 19.11.2008

Seus posts sempre são muito bons, inspiram muita gente aqui na comunidade, Lobo. Espero que no ano que vem alcance esses objetivos, assim como tem feito até então. Com a dedicação que tem às coisas isso não está fora do seu alcance.
Eu tenho estado completamente por fora, só lendo uma coisa ou outra aqui, mas seu blog é algo que não paro de acompanhar. Pena não ter tido tempo nos últimos meses para batermos papo no skype ou msn. Meu consolo é que o meu afastamento do poker teve resultados bons na carreira.
O seu projeto de staking/coaching ficou fantástico, e é um formato que já coloca o aluno rumo a uma profissionalização, digamos assim.
Grande abraço, e feliz ano novo!

Responder
Citar (Quote)
LOBORJ
Membro desde: 05.03.2008

Opa galeraaaaaaaaaaaaaa,
mais uma vez agradecendo os posts de incentivo. Isso só me dá mais força para conquistar meus objetivos.
Não vou decepcioná-los _love:

Responder
Citar (Quote)
LOBORJ

Opa pessoal.
achei isso nesse site e resolvi partilhar. :sdrink

Todos queremos ter uma vida feliz, e todos sabemos que se adotarmos uma atitude positiva o retorno será melhor que com uma atitude negativa. Mas por muitas razões e situações de vida, todos nós em alguns momentos somos afetados pelas atitudes negativas que tomamos. Então, o que é que poderemos fazer para tornar as atitudes positivas um hábito no nosso dia-a-dia?
Para mim, que escrevo regularmente sobre estes assuntos e utilizo a implementação de atitudes positivas de forma terapêutica nos pacientes, também nem sempre é fácil manter uma atitude positiva. Por vezes também dou por mim a ter uma visão do mundo por uma perspectiva negativa, focando-me nas coisas más e ignorando as boas, especialmente quando as expectativas não vão no caminho que pretendia. Tal como você, também eu me empenho diariamente para manter uma atitude positiva, pois acredito ser possível mudar a perspectiva.

Acredito ser possível diariamente ir implementando hábitos mais assertivos, mais capacitadores e mais alinhados com os nossos desejos e expectativas, para isso é necessário força de vontade e auto-disciplina. Isto pode ser conseguindo desenvolvendo a “Flexibilidade de Pensamento”, que é a capacidade de intencionalmente focarmo-nos naquilo que realmente importa para a concretização dos nossos sonhos, tarefas, responsabilidades, equilibro emocional, concretização de um projeto, ou recuperar de um trauma, entre outras. A flexibilidade de pensamento insere-se no termo que na avaliação neuropsicológica se designa de, Funções Executivas – é utilizado para designar uma ampla variedade de funções cognitivas que implicam: atenção, concentração, seletividade de estímulos, capacidade de abstração, planejamento, controle mental, autocontrole, memória operacional e flexibilidade de pensamento.

Certamente não conseguimos controlar a grande maioria dos acontecimentos exteriores da nossa vida, as outras pessoas, a inflação, o humor do patrão, os condutores, o preço dos bens alimentares, as opções do governo, entre outras. Sem dúvida que existe muitas coisas das quais não temos qualquer tipo de controlo, e que nos causam incomodo e mal-estar, sentimentos de incapacidade e desesperança, de irritabilidade, de frustração de mau humor, de ansiedade, depressão, de insegurança. O problema começa a crescer e a ser realmente um problema incômodo quando nos confundimos com os nossos pensamentos e sentimentos negativos. Passo a explicar, os sentimentos, quer positivos quer negativos, ambos têm a mesmo função, funcionam como marcadores, como alertas que nos informam daquilo que gostamos, daquilo que nos faz sentir bem, que é importante para nós, ou daquilo que não gostamos, que nos causa incômodo e que não é importante ou mais-valia para nós.

A forma de ficarmos a saber estas coisas, a forma como tomamos consciência delas é, através das nossas emoções e sentimentos que sentimos no corpo, e se traduzem em pensamentos e em palavras. Se o que está a acontecer na nossa vida são coisas desagradáveis é natural que os nossos sentimentos sejam negativos, que os nossos pensamentos sejam incapacitantes e lamuriosos, e o que verbalizamos a nós próprios seja depreciativo e desanimador. Até aqui tudo “bem”, o problema é quando a pessoa se começa a confundir com esses sentimentos e pensamentos, começando a orientar-se por eles, pensando que é uma pessoa triste, desanimada, sem capacidade para agir, e que tudo o que faz corre mal. Na verdade tudo isto é “ilusão”, a pessoa não se apercebe que apesar de estar a sentir todo um conjunto de sensações e pensamentos desagradáveis (que são necessários para lhe transmitir que algo de errado e que não gosta está a acontecer), ela não é apenas os seus sentimento e pensamentos, pode escolher, pode tomar uma atitude capacitadora e construtiva. Para um maior aprofundamento sobre a tomada de consciência, leia o nosso artigo: A consciencialização é o primeiro passo para a mudança
E como é que isto se faz?

Simplesmente, escolha o que será melhor fazer, e depois decida fazer. Parece na verdade demasiado simples, não é? Sim é, mas acredite, adotar uma atitude positiva ou negativa, a escolha será sempre sua. Está a perguntar-se a si próprio, pois mas eu não escolho sentir-me mal, nem triste, nem incapaz. Acredite que sim, a escolha é sempre nossa. Aquilo que não escolhe, é apenas aquilo que lhe acontece, os acontecimentos de vida, os imponderáveis, os obstáculos com que se depara. Mas a reação a esses acontecimentos, somos nós que decidimos a atitude a ter face a isso. Mas então eu posso decidir ficar bem e sentir-me melhor, mesmo estando a sentir-me mal? Claro que sim, obviamente que requer prática, esclarecimento e desenvolvimento pessoal.
Vamos então por partes:

PASSO 1: TOME CONSCIÊNCIA QUE TER ATITUDES POSITIVAS É UMA ESCOLHA

Por muito difícil que seja admitir, você escolhe sempre os estados emocionais em que se encontra, pode é ter mais ou menos consciência disso. Lembre-se que os sentimentos, são isso mesmo, sentimentos que se referem à percepção que estamos a ter em relação a alguma coisa que está a acontecer na nossa vida. Como tal, os sentimentos em si mesmo, não são bons nem maus, são apenas informação. Nós é que interpretamos como bom ou mau, aquilo que sentimos, e a partir daí, escolhemos a atitude a ter face à situação que estamos a viver, ou aquilo que estamos a pensar.
Aquilo que importa você saber: é que perante a sensação que se tem de sentimentos e pensamentos negativos, pode aceitar o que está a sentir, e depois, mudar o seu estado interno e colocar-se numa atitude positiva, com pensamentos orientados para a solução.

Dou-lhe o seguinte exemplo, se alguém partir uma perna, no processo de recuperação, sempre que a colocar no chão, irá sentir dor (a dor aqui é benéfica, pois informa e relembra a pessoa que tem um problema na perna e temporariamente tem de ter mais atenção), depois numa tentativa de se sentir melhor, irá usar as outras partes do seu corpo no sentido de se conseguir movimentar, mais devagar claro. O que se passa neste exemplo, é que a pessoa apesar de ter um problema, não se confunde com o problema, sente que é capaz de se ajudar a ela própria e ao problema (perna partida), e assim fazer uma recuperação mais eficaz. Arrisco a dizer, que esta pessoa teve uma atitude positiva face à sua situação, porque teve consciência do seu problema e decidiu-se a organizar as outras partes do corpo que estavam funcionais, e fazer o que estava ao seu alcance. Isto é sem dúvida um atitude positiva.

Dica 1: Ao sentir-se desanimado, desesperançado, triste, tente lembra-se que é a sua “perna partida” a queixar-se, é o seu problema a manifestar-se, a chamar-lhe a atenção. Deverá esforçar-se para não se identificar com esses sentimentos incapacitantes, e dizer para si: “isto é o meu problema a queixar-se”, depois decida levá-lo em consideração e faça algo para se ajudar, algo de capacitador e positivo. Decida-se a melhorar, a procurar uma solução, não se renda. Acredite em si e faça coisas construtivas.

PASSO 2: LIVRE-SE DA NEGATIVIDADE

Se você pretende viver uma vida de alegria e felicidade, não pode de forma nenhuma alimentar os seus pensamentos negativos, movimentar-se de acordo com eles e muito menos tomar decisões num estado crônico de negatividade. Os pensamentos passam na sua cabeça tal qual os balões de fala nos livros aos quadradinhos de banda desenhada. Se partirmos desta analogia, isto é capacitador pois permite-lhe aplicar a técnica que apelido de Zoom. À medida que os pensamentos vão surgindo na sua cabeça, se tomar consciência deles, e verificar que são destrutivos e incapacitantes, não tem necessariamente que os seguir, nem tão pouco tentar eliminá-los. Ter pensamentos negativos não é pernicioso. O que prejudica é deixarmo-nos dominar por eles, e tomar decisões baseadas nesses pensamentos distorcidos pela percepção ou incapacidade do momento.
Então o que fazer:

Dica 2: Técnica do Zoom, ao perceber que está a ter pensamentos negativos, pode criar na sua mente outro “balão” com outras frases mais capacitantes e com a técnica de Zoom focar-se nelas, os pensamentos negativos automaticamente desaparecem como se de nuvens negras no céu se tratasse.

Dica 3: Técnica de mudar de canal, imagine agora que vai ao volante do seu automóvel, e que na rádio que está a ouvir passa uma música que detesta, que lhe trás lembranças desagradáveis e o coloca num estado mal-humorado. Acredito que a tendência será para mudar de canal. Isto é exactamente o que pode fazer na sua mente, sempre que se aperceba que está a ter pensamentos de negatividade, mude de canal, emparelhe a técnica de Zoom e foque-se em algo positivo e construtivo, algo de que goste.

PASSO 3: OLHE PARA O LADO POSITIVO DA VIDA

Podem não existir aspectos positivos em tudo. Acredito que muitas coisas não têm nada de positivo ou construtivo na nossa vida. E por certo todos nós já fomos confrontados com situações destas nas nossas vidas. Quanto a estes acontecimentos nada podemos fazer, dado que não os controlamos. Mas as respostas e reacções a eles, sim, podemos escolher o que fazer, que acções tomar e que atitude adoptar. As coisas que nos acontecem, em si mesmas podem não ser positivas, mas a forma como nos organizamos face a minimizar os danos colaterais ou a tentativa de reverter a situação, essa sim, pode e deve ser positiva. Está ao nosso alcance e depende unicamente de nós.

Dica 4: Padrão de interrupção, quando fazemos algo repetidamente, isso torna-se um hábito, e os padrões de negatividade tomam o controlo da sua mente. É importante trabalhar no sentido de arranjar qualquer coisa que interrompa definitivamente os pensamentos não desejados. De forma imaginada veja-se na situação desconfortável e incapacitante, pare, agora substitua mentalmente os pensamentos e emoções por outros mais positivos e que desejaria vir a ter na próxima vez que possa sentir que está a gerar padrões de negatividade. Em seguida, tente perceber como se sente, provavelmente bem melhor que a última vez que se sentiu mal. Óptimo, agora reforce esses pensamentos, sentimento e/ou auto-discurso, e diga a você mesmo que é isso que fará na próxima situação negativa. Sentir-se-á certamente bem melhor.

Dica 5: Padrões de negatividade como alerta, Uma da formas mais comuns de ficarmos com uma atitude incapacitante, é quando ignoramos e não tomamos consciência do quão desconfortáveis e negativos os nosso pensamentos são. Muitas pessoas dizem: “eu não quero pensar sobre isso, porque isso aborrece-me, irrita-me, fico chateado”. O desapontamento, a tristeza, o aborrecimento e o medo são sinais (sentimentos) que nos alertam para a necessidade de enfrentarmos a situação. A negatividade pode ser um motivador poderoso – quando detetamos uma atitude negativa, deveremos fazer alguma coisa, devemos agir na tentativa de mudá-la.

Dica 6: Foque-se no que é positivo, tente perceber que características possui em si que o passam ajudar a melhorar aquilo que deseja. Centre-se nas suas forças e virtudes que o caracterizam ou caracterizavam no passado. Lembre-se das vezes em que esteve em situações difíceis, e como foi bem sucedido, quando se esforçou para arranjar uma solução. Se nos colocarmos num estado de capacidade, de coragem e combatividade, a nossa mente irá procurar na sua base de dados informação para arranjar uma solução. Dê uma ordem direta a si próprio, “vou ser capaz, vou arranjar uma forma de…, mesmo que seja difícil irei arranjar uma maneira”.

PASSO 4: REFORCE A POSITIVIDADE EM SI

Assim que consiga começar a detectar os padrões de negatividade e tomar controlo sobre os seus pensamentos e consequentes decisões a tomar, as suas redes neuronais irão iniciar um processo de mudança e reforço. Cada vez que conseguir reverter um estado de incapacidade ou uma atitude negativa, para uma atitude mais capacitadora e positiva, esses caminhos neuronais que foram activados aumentarão a sua força de resposta. Isto quer dizer que aumentou a probabilidade de voltar a pensar da mesma forma em situações futuras, até que se estabeleça um padrão de respostas comportamentais mais satisfatório. Este processo funciona como quando se treina um músculo, quanto mais exercitar este tipo de raciocínio, mais forte ficará.

Dica 7: Presenteie-se, de forma imagina ou de forma material, reforce a sua atitude positiva face aos obstáculos e situações de vida difícil, com um presente. Pode dizer para sim próprio: “Boa, consegui”, “Fui corajoso o suficiente para obter sucesso”, “fiquei muito contente, sou mesmo inteligente”. Comprometa-se consigo, se conseguiu vencer algo que até então não tinha conseguido, marque uma massagem, vá a um bom restaurante, e diga para si, este é um presente que ofereço a mim próprio pela atitude que consegui ter.

Do ponto de vista psicológico, isto é extremamente importante, pois você reforça a sua própria capacidade e reconhece que possui em si características que merecem ser recompensadas. Este acto faz com que valorize, e ganhe o hábito de se reforçar, de estar de bem consigo próprio. Isto é muito capacitante, positivo e enriquecedor. A relação de apoio que conseguimos estabelecer connosco mesmo é muito poderoso.

PASSO 5: PARTILHE A SUA FELICIDADE COM OS OUTROS

Você precisa de ser positivo consigo próprio perante este novo e renovado padrão de atitude positiva para que possa realmente ter efeito, mas necessita igualmente mostrar-se positivo com os outros. É reforçador e reconfortante a partilha da sua positividade ao mundo.
Existe uma forma muito simples de poder executar isto. Seja agradável com as outras pessoas, diga a alguém que simpatiza com ela. Elogie alguém por alguma característica que goste nessa pessoa. Diga a alguém muito significativo para você, o quanto o ama e como essa pessoa é importante.
Quando alguém estiver em baixo, não se junte nas lamurias, puxe-o para cima, anime-o. Compre-lhe um presente, convide-o a tomar um café. Perceba em si o quanto de bom tem para oferecer para os outros. Olhe para si como alguém que também é capaz de ajudar os outros. Tente não apenas tratar os outros como gostaria de ser tratado, mas também considerar como eles gostariam de ser tratados.
As pessoas apreciam a positividade e quanto mais você compartilhar com os outros, mais você pratica a atitude positiva reforçando-a na sua própria vida.

PALAVRAS FINAIS PARA O HÁBITO DA ATITUDE POSITIVA

Se você sentir que a ideia de ser uma pessoa positiva é difícil, diga a si mesmo: “Se alguém que realmente lutou contra uma atitude negativa, conseguiu mudar a sua vida. Então eu com a aplicação destas cinco etapas, também posso iniciar esse processo.” Acredite em si mesmo e relembre a lição mais importante de todas – ter uma atitude positiva é uma escolha. Escolha ser positivo, escolha ser feliz, a vida está ai para ser vivida da melhor forma possível, escolha a sua!

E VOCÊ, É POSITIVO?

Partilhe conosco suas opiniões sobre a matéria, suas atitudes na vida e suas histórias! Queremos saber a sua opinião e se você tem uma atitude positiva na vida!

Desejo-lhe atitudes positivas =)

Abraço
Consultas Psicologia Online

Responder
Citar (Quote)
LOBORJ

Opa pessoal,
talvez seja o reveillon mais light de toda a minha vida. Tanto é que estou aqui agora escrevendo. :f_cool:

2012 começa, e junto com ele, a perseguição de uma meta.
Tenho certeza que tudo vai dar certo.
Desejo que todos os objetivos de todos nós sejam conquistados.
Feliz Ano Novooooooooooooooooooooooooooooooo :sdrink :sdrink :sdrink :sdrink :sdrink :sdrink

Responder
Citar (Quote)
okiedokkie
Membro desde: 28.12.2009

vamo que vamo looobo, destruindo os limites em 2012! :nh :nh :nh

quanto o texto, muito bom também.
mas eu sou suspeito pra falar, sou estudante de psicologia, e textos do tipo sempre me agradam.

Responder
Citar (Quote)
tailanfrey
Membro desde: 13.08.2009

Very, very nice post Lobo!!!

Depois de ler o artigo, começo a me dar conta que me deixo levar muito pelos meus sentimentos e pensamentos negativos. Vou começar a trabalhar nessas dicas do artigo para ver se as coisas começam a mudar!

Obrigado por compartilhar, meu velho!
:sdrink :sdrink :sdrink :sdrink :sdrink

Responder
Citar (Quote)
pedro76pt
Membro desde: 13.03.2010

Original de LOBORJ
2012 começa, e junto com ele, a perseguição de uma meta.
Tenho certeza que tudo vai dar certo.

Esse texto é uma bela injecção de confiança!

Com os "asas" que escolheste tem tudo para dar certo! :fuckyeah

Bom ano para nós! (pokerstrategystas)

Responder
Citar (Quote)
brunogalvao81
Membro desde: 30.11.2008

Opa Lobo.

Muito bom o site. Já anexei aos favoritos.

Você é mais velho que eu, :D mas não posso evitar de te dar um conselho: evite ver o alcance da sua meta no poker como decisiva na sua vida no jogo. Um ano é muito curto e muita coisa acontece. Sei que você quer alavancar sua vida mas o plano B deve estar sempre ao alcance da mão.

Abraço e boas entradas.

Responder
Citar (Quote)
Pironeski

Excelente texto para debate. Como vários textos atuais sobre psicologia, contém algumas verdades, mas também algumas coisas que a meu ver não funcionam. Anotei meus comentários abaixo,

Em primeiro lugar, o texto parte de uma hipótese que dificilmente pode ser comprovada, que é a de que uma atitude positiva com a vida gera conseqüências positivas. Isso, no meu entendimento, é apenas uma meia verdade. O pressuposto de que o pensamento, as emoções e etc., são subprodutos do funcionamento do cérebro é outro dos pontos problemáticos do texto. Certamente está na moda essa forma de pensar o cérebro como algo totalmente reprogramável, mas mais perigoso ainda é estender essa idéia ao funcionamento da mente.

Nunca vi um ser humano com tal controle sobre si mesmo e com tal capacidade de decisão consciente sobre as coisas. E acreditar que por um mero ato de vontade vai mudar a forma de encarar as dificuldades é depositar muita fé nas capacidades da consciência. Digo isso porque acredito que a maior parte do que experimentamos como sentimentos é coerente com a situação. O problema é que a situação atual engloba conteúdos inconscientes que, exatamente por estarem fora do alcance da consciência, fazem nossos sentimentos e reações parecerem incoerentes. Por exemplo, perco contra o maior donkey da mesa numa mão que sou completamente favorito. Seria esperado ficar um pouco chateado, mas logo deixar de se importar por saber ter tomado uma decisão correta. Mas se eu fico furioso, começo a cometer uma série de erros, provavelmente diriam que a reação foi desproporcional, ou descontrolada. Mas não. Possivelmente essa reação é coerente se entendermos todo o contexto e para isso teríamos que atingir a parte inconsciente do problema. Suponhamos que perder a mão para o pior jogador da mesa seja inaceitável porque o vilão apareceu como um representante da figura do irmão mais novo que roubou a atenção da mãe quando na infância do hero. Aí vemos que para ele, já não está em jogo apenas perder a mão, mas perder o amor do outro. Sei que é um exemplo tosco e forçado, mas muitas vezes encontraremos processos muito mais complexos em atuação mesmo nas decisões mais simples que tomamos no cotidiano.

Outro ponto recorrente no texto é a tentativa de separar o sujeito do seu “problema”. Pois bem, todo problema tem uma função no modo de viver da pessoa. Usando novamente um exemplo tosco: uma mulher se acha feia e se diz tímida. A partir daí se torna cada vez mais retraída e perde laços com alguns amigos e oportunidades de trabalho até que passa a mal sair de casa, já que sempre é mal sucedida. Qual é o “problema” em questão aqui? Ser tímida e acreditar que é feia? E qual seria a solução? Se convencer de que não é feia e se esforçar para vencer a timidez? Se formos por esse caminho, logo veremos que a pessoa está muito pouco disposta a abrir mão dessa visão que tem de si mesma e que provavelmente isso que parece ser um problema é algo que tem muito valor para ela. Um princípio que muitas vezes nos ajuda a entender certas situações misteriosas da mente humana é o de que a causa de algo geralmente coincide com sua conseqüência. Ou seja a conseqüência no exemplo (a incapacidade de sair de casa e relacionar-se com os outros) que parece ser efeito do problema pode ser na verdade sua causa. Assim, na tentativa de encontrar uma justificativa para alcançar esse efeito é que se cria a idéia de inferioridade que aparece como timidez e etc. É uma completa inversão da forma de enxergar o problema. Com relação à insistência em manter o problema vivo, ainda há muito o que dizer.

Mas seguindo essa mesma linha, não posso concordar com a substituição de pensamentos negativos por positivos proposta na parte 2 (e seguintes) do texto. Substituir o pensamento é uma atitude defensiva que pode ter algum efeito temporário, mas que não provoca alterações mais duradouras.

De toda forma, realmente acredito que ser mais agradável com os outros possivelmente te fará ter momentos mais agradáveis em geral. Mas isso em si não diz muita coisa, porque os problemas continuam existindo e de novo isso me parece mais uma forma de se desviar deles do que de encará-los.

Resumindo, como disse antes, o texto é ótimo para debate porque ele transmite uma visão bastante comum hoje em dia sobre o modo de funcionamento da mente humana. Eu pessoalmente não concordo com a maioria do que o texto aponta, mas se isso funcionar para algumas pessoas então tudo bem. Ainda acho mais produtivo investigar os motivos por trás de algo do que tentar atuar na outra ponta do problema. Claro que não acho que minha forma de pensar é a única correta no mundo, e estou aberto a críticas também. Na verdade, esse tema é um dos mais interessantes a se debater porque a grande maioria dos jogadores de poker simplesmente não pensa a respeito e conseqüentemente age de forma quase totalmente não consciente.

Grande abraço, Lobo!

PS: Desculpem escrever essa bíblia, mas acabei me empolgando.

Responder
Citar (Quote)
brunogalvao81
Membro desde: 30.11.2008

Original de Pironeski
Excelente texto para debate. Como vários textos atuais sobre psicologia, contém algumas verdades, mas também algumas coisas que a meu ver não funcionam. Anotei meus comentários abaixo,

Em primeiro lugar, o texto parte de uma hipótese que dificilmente pode ser comprovada, que é a de que uma atitude positiva com a vida gera conseqüências positivas. Isso, no meu entendimento, é apenas uma meia verdade. O pressuposto de que o pensamento, as emoções e etc., são subprodutos do funcionamento do cérebro é outro dos pontos problemáticos do texto. Certamente está na moda essa forma de pensar o cérebro como algo totalmente reprogramável, mas mais perigoso ainda é estender essa idéia ao funcionamento da mente.

Nunca vi um ser humano com tal controle sobre si mesmo e com tal capacidade de decisão consciente sobre as coisas. E acreditar que por um mero ato de vontade vai mudar a forma de encarar as dificuldades é depositar muita fé nas capacidades da consciência. Digo isso porque acredito que a maior parte do que experimentamos como sentimentos é coerente com a situação. O problema é que a situação atual engloba conteúdos inconscientes que, exatamente por estarem fora do alcance da consciência, fazem nossos sentimentos e reações parecerem incoerentes. Por exemplo, perco contra o maior donkey da mesa numa mão que sou completamente favorito. Seria esperado ficar um pouco chateado, mas logo deixar de se importar por saber ter tomado uma decisão correta. Mas se eu fico furioso, começo a cometer uma série de erros, provavelmente diriam que a reação foi desproporcional, ou descontrolada. Mas não. Possivelmente essa reação é coerente se entendermos todo o contexto e para isso teríamos que atingir a parte inconsciente do problema. Suponhamos que perder a mão para o pior jogador da mesa seja inaceitável porque o vilão apareceu como um representante da figura do irmão mais novo que roubou a atenção da mãe quando na infância do hero. Aí vemos que para ele, já não está em jogo apenas perder a mão, mas perder o amor do outro. Sei que é um exemplo tosco e forçado, mas muitas vezes encontraremos processos muito mais complexos em atuação mesmo nas decisões mais simples que tomamos no cotidiano.

Outro ponto recorrente no texto é a tentativa de separar o sujeito do seu “problema”. Pois bem, todo problema tem uma função no modo de viver da pessoa. Usando novamente um exemplo tosco: uma mulher se acha feia e se diz tímida. A partir daí se torna cada vez mais retraída e perde laços com alguns amigos e oportunidades de trabalho até que passa a mal sair de casa, já que sempre é mal sucedida. Qual é o “problema” em questão aqui? Ser tímida e acreditar que é feia? E qual seria a solução? Se convencer de que não é feia e se esforçar para vencer a timidez? Se formos por esse caminho, logo veremos que a pessoa está muito pouco disposta a abrir mão dessa visão que tem de si mesma e que provavelmente isso que parece ser um problema é algo que tem muito valor para ela. Um princípio que muitas vezes nos ajuda a entender certas situações misteriosas da mente humana é o de que a causa de algo geralmente coincide com sua conseqüência. Ou seja a conseqüência no exemplo (a incapacidade de sair de casa e relacionar-se com os outros) que parece ser efeito do problema pode ser na verdade sua causa. Assim, na tentativa de encontrar uma justificativa para alcançar esse efeito é que se cria a idéia de inferioridade que aparece como timidez e etc. É uma completa inversão da forma de enxergar o problema. Com relação à insistência em manter o problema vivo, ainda há muito o que dizer.

Mas seguindo essa mesma linha, não posso concordar com a substituição de pensamentos negativos por positivos proposta na parte 2 (e seguintes) do texto. Substituir o pensamento é uma atitude defensiva que pode ter algum efeito temporário, mas que não provoca alterações mais duradouras.

De toda forma, realmente acredito que ser mais agradável com os outros possivelmente te fará ter momentos mais agradáveis em geral. Mas isso em si não diz muita coisa, porque os problemas continuam existindo e de novo isso me parece mais uma forma de se desviar deles do que de encará-los.

Resumindo, como disse antes, o texto é ótimo para debate porque ele transmite uma visão bastante comum hoje em dia sobre o modo de funcionamento da mente humana. Eu pessoalmente não concordo com a maioria do que o texto aponta, mas se isso funcionar para algumas pessoas então tudo bem. Ainda acho mais produtivo investigar os motivos por trás de algo do que tentar atuar na outra ponta do problema. Claro que não acho que minha forma de pensar é a única correta no mundo, e estou aberto a críticas também. Na verdade, esse tema é um dos mais interessantes a se debater porque a grande maioria dos jogadores de poker simplesmente não pensa a respeito e conseqüentemente age de forma quase totalmente não consciente.

Grande abraço, Lobo!

PS: Desculpem escrever essa bíblia, mas acabei me empolgando.

O resumo é:

1. Utilizem esses textos mas reflitam sobre eles ao invés de simplesmente aceitá-los.

2. Se quer superar seus problemas é melhor ir para o consultório. :D

Responder
Citar (Quote)
rgs78
Membro desde: 19.07.2009

Bela discussão! Parabéns a ambos!
Gostaria de acrescentar alguma coisa, mas prefiro aprender do que dizer asneiras.

E concordo com o Brunogalvao - há que reflectir sobre o que lemos ao invés de simplesmente aceitar tudo o que nos é colocado à frente.

Responder
Citar (Quote)
LOBORJ

Opa Pironeski,
muito legal a análise que vc fez do texto. Só que esse é o olhar crítico de um profissional do ramo.
Muito diferente do meu olhar leigo.
Penso que ter uma visão positiva da vida, ajuda a enfrentar os problemas. Eles existem, não temos com o fugir disso, mas a forma como os enfrentamos é que pode fazer a diferença.
Mas na verdade, quando postei esse texto, era para aplicá-lo ao poker, nem pensei no dia a dia (embora até ache bacana). Penso que se fixar em resultados negativos, mãos perdidas, bad beats, coolers, etc, etc ,etc nos impede de jogar um bom poker. Vejo muitos perderem bons spots pois ainda se lembram da última bad beat e tal. O tempo que se leva para postar um suck out é menor que o que se leva para estudar os ranges ideias contra o oponente.
Você, como um bom profissional, foi muito mais profundo.
Valeeeeuuuuu :sdrink

ps. mulher feia tem mais é que ficar em casa mesmo. _biggrin:

Responder
Citar (Quote)
LOBORJ

Original de brunogalvao81

Você é mais velho que eu, :D mas não posso evitar de te dar um conselho: evite ver o alcance da sua meta no poker como decisiva na sua vida no jogo. Um ano é muito curto e muita coisa acontece. Sei que você quer alavancar sua vida mas o plano B deve estar sempre ao alcance da mão.

Abraço e boas entradas.

Opa Bruno,
seu conselho é muito bom. Ter um plano B é muito importante.
Não o tenho ainda, tão confiante que estou, porém se as coisas não andarem bem (vão andar!!!!!!!!), certamente algo surgirá.
Grande abraço

Responder
Citar (Quote)
zzjose

bem acabei de ler pela primeira vez e o que tenho a dizer e que isto e muito mais serio para ser so ligado ao poker ou a outra qualquer coisa desse genero...pois nao e o poker que nos da a felicidade e a vida la fora...
eu sei por expriencia propria o que e viver dentro dos pensamentos negativos e pior que isso esses pensamentosa ja nao eram conscientes mas ja estavam dentro do meu inconsciente, ou seja mesmo que nao estivesse a pensar eles estavam la para me amedrontar...
ao contrario do que tu diz este eu nao posso concordar uma coisa eu tenho a certeza pensamentos positivos trazem 100% de certeza coisas positivas, por exemplo falando de mulher se axas que nao vales nada, que es feio etc, nunca ninguém vai ficar contigo ou demorara muito tempo para isso acontecer, ao contrario se tu te desligares disso, e pensares vale apena ariscar te focares num bom objectivo e tentares a tua sorte vais conseguir decerteza, nuca ouviram dizer esta frase " pa como e que akele gajo esta com ela" ele esta porque arriscou porque teve um pensamento positivo e porque não ficou paralizado com pensamentos negativos...nao sei se me fiz entender mas estou a tentar...xd
em relação a tentar mudar os pensamentos e óbvio que que se uma mulher se sente feia e tímida,e não e capaz de interagir, se ela acha que vai ser assim a vida toda e ter este pensamento, nunca vai conseguir nada, pois isto e um pensamento negativo, ao inves se ela pensar que a beleza nao e tudo e que no dia que ela estiver com alguem a pessoa vai estar com ela porque realmente gosta e nao pela sua "suposta beleza", se ela pensar que metendo conversa com alguem vai fazer com que ela ganhe amigos, e se ela comecar a tentar isso aos poucos ela rapidamente vai perceber que passou tanto tempo perdido trancada nakeles pensamentos negros e que fizeram com que a sua vida ficasse estagnada...ELA MUDOU SUA VIDA PORCAUSA DO PENSAMENTO E DO ESFORCO DE MUDAR...
mas e verdade que ha alturas que e impossivel nao ter ideias negativos como um divorcio uma morte ou uma BANCA QUE ESTOIROU, para mim as vezes ao inves de tentar mudar logo esses pensamentos egativos NAO!!, fico num canto nem que seja de olhos fechados e deixo que todos esses pensamentos negativos me venham a cabeça, penso neles ate nao poder mais, para depois sim haver espaço para os pensamentos positivos, pensar em tudo o que nos tormenta e logo depois abrir espaço no seu cerebro para os pensamentos positivos as soluções e tudo o resto de bom,

Houve uma coisa que nao foi referido aqui sobre os pensamentos e que e muito muito importante O PENSAMENTO MAIS IMPORTANTE DO DIA E O QUE ANTECEDE A SE IR DORMIR, quantos voces ja passaram por esta situação "pa eu durmo durmo mas estou sempre cansado", ou acordou ja em baixo, isso e porque a cabeça nao descansa, tudo o que voces pensam antes de ir dormir fica no vosso subconsciente e isso faz ou nao com que durma bem, se voce se vai deitar a pensar numa bela noite de amor, voce dorme e descansa, se pensa numa discusão ou numa bad beat voce nao descansa e nao ganha energia, problema surge como e que eu me posso deitar com um pensamento positivo? como referi atras deixe que todos os maos pensamentos venham os medos, frustações, etc, e depois fassa um esforco para ficar com o pensamento positivo pois ai ja vai ter espaço para esses pensamentos entrarem, e dificil de fazer mas quando se consegue sua vida muda..

nao sei se me fiz entender ou se foram os melhores exemplos, mas de uma coisa eu tenho a certeza, o pensamento muda tudo na sua vida...

UM AMBICIOSO GANHA PORQUE ARISCA, UM PERDEDOR NAO GANHA PORQUE NAO ARISCA, all 72 as vezes e +ev mas um perdedor nunca o faz porque nao tem medo...

jose

Responder
Citar (Quote)
zzjose

UM AMBICIOSO GANHA PORQUE ARISCA, UM PERDEDOR NAO GANHA PORQUE NAO ARISCA, all 72 as vezes e +ev mas um perdedor nunca o faz porque tem medo...

:fdrink

Responder
Citar (Quote)
Pironeski

Opa Bruno, concordo com você. Se a pessoa tomar o que está escrito de forma crítica e aplicar de uma maneira particular terá mais chances de isso dar certo.

Pô Ricardo, pode dar opinião sem conhecer do assunto. Como você acha que eu discuto poker?

Lobo, realmente tenho essa mania de analisar as coisas que leio um pouco demais. Mas esse tema realmente me deixa sem saber onde estão as saídas certas para as questões. Como você sabe eu já estive tentando bolar um método de provocar essas mudanças psicológicas nos jogadores, mas a maior dificuldade está não em localizar o problema, mas descobrir porquê o sujeito não abre mão dele. Sendo assim, acabei deixando de lado por agora esse projeto por não acreditar que posso ajudar alguém a produzir mudanças no tempo que esperam e com garantias.
No caso do texto, creio que uma mudança na forma de encarar a vida pode funcionar para alguns, e talvez funcione bem para aqueles que se esforçam e estão sempre buscando melhorar no que fazem. Já não é uma questão de que as coisas ruins não vão acontecer, como você mesmo disse, mas de que elas não o afetarão tanto. Só que mesmo isso demandará um esforço, já que coisas ruins continuam acontecendo e a pessoa terá a tarefa contínua de sobrepor sua visão positiva da vida aos fatos que ocorrem. A verdade é que minha crítica é mais sobre os princípios em que se baseiam estas teorias do que a elas em si, e é uma crítica em parte besta, porque não sei também oferecer nenhuma alternativa a isso. Mas ainda acho que a forma como alguém se comporta diante de uma mão perdida/vencida é no fundo similar a forma de se comportar em aspectos mais gerais da vida. Daí a idéia de aproximar um coach psicológico a um tratamento, e exatamente por isso que a idéia toda é tão complexa que acaba quase impraticável no momento.

Zzjose, também concordo apenas em parte com o que disse. Primeiro porque mudar o pensamento sobre algo não é tão simples quanto inverter uma polaridade. Não temos tanto controle assim sobre o que pensamos. E segundo porque somente pensar não altera a situação, tem que haver ação. Mas como disse, se algo funciona para você, então tudo bem.

Lembrando que tudo que escrevi no outro post e nesse são apenas opiniões, não são verdades imutáveis sobre a alma humana.

Responder
Citar (Quote)
FSBEST
Membro desde: 09.06.2010

Concordo com o Pironesky em genero e grau.
O fato é, do meu ponto de vista, que nao escolhemos os pensamentos. Eles sao como os sonhos, simplesmente aparecem.
Logico que podemos, com esforço, buscar as motivacoes inconscientes para os pensamentos (assim como tb para os sonhos). Tb podemos "recusar" algum pensamento ruim mas, se apenas fizermos isso, nao modificaremos os motivos inconscientes e logo outros pensamentos ruins aparecerao... ou seja, isto nao é tao efetivo e nem tao simples assim.
O melhor é, ainda do meu ponto de vista, tentar buscar os motivos inconscientes. Por exemplo: Pq fico tao chateado qdo recebo uma badbeat? Ou, no meu caso: Pq me sinto mal qdo passo por uma downswing? Se nao chegarmos a nenhuma resposta e o poker for muito importante, penso sim que vale a pena a consulta de alguem especializado, ainda mais se pensarmos que alguma dificuldade que surge por aqui, certamente surge tb em outros aspectos da vida.
Estou acabando de ler a biografia do Rafael Nadal, um dos melhores tenistas da atualidade. Seu sucesso, alem do talento, é retratado pela sua força mental que, por sua vez, é resultado de uma vida estavel e do apoio tanto o familiar como o do circulo de pessoas que se formou em volta dele. Todo o tempo ele reafirma que sem esse apoio jamais conseguiria chegar onde chegou. Conto isso, pq temos que ter em mente que sera muito mais facil termos resultados consistentes no poker, se os outros aspectos de nossa vida estiverem bem cuidados. Ou seja, se nao é possivel encontrar as motivacoes inconscientes para um "tilt", o melhor a fazer é cuidar de todo o resto: viver bem, trabalhar bem, relacionar-se bem e etc!

Abraços! :f_cool:

Responder
Citar (Quote)