Ranges de 3bet/call contra regs SSS
Já estava a ficar farto dos regs SSS e de não saber muito bem como jogar contra eles (há muito tempo que não os via no "ecossistema") então meti mãos há obra para me orientar melhor nos ranges para atolar conta eles.
O objectivo vou fazer uma tabela com os ranges que devo atolar conforme a FE e o range de 4bet (all-in) deles.
Premissa: hero 3beta 0.7 (2.3x) vs um open raise de 0.3 (3bbs) com o vilão tendo 20bbs de stack. O hero 3beta e vai de call na 4bet (all-in do vilão)
A fórmula que conjuga a FE com a equidade de determinado range de chão é esta:
FE*P1 + E * P2 * (1-FE) = Retorno
Ou seja:
FE é a fold equity que temos depois da 3bet, por exemplo se 3 betamos e ele folda 60% para 3bet aí colocamos 0.6.
P1 é o total em blinds do pote quando este morre pré-flop. Nos meus cálculos coloquei 23bbs simulando um steal do BU e o hero 3betando da BB (ignorei a SB para arredondar, até porque tem pouco peso). Seria de esperar à 1a vista que fosse 10 bbs (3bbs do steal + 7 do resteal) mas temos que contar como 20bbs porque o hero nunca irá foldar para o 4bet, ou seja na verdade estamos a arriscar 20bbs para ganhar 3 do vilão.
E= equidade do hero quando vai all-in contra X range do vilão.
P2* pote final depois do all-in de ambos (usei 35bbs em vez de 40 por descontar 5bbs para o rake)
1-FE se o vilão folda 60% para a 3bet então ele estará a shovar 40% (sss não dá call em 3bet), 1-0.6=0.4
Retorno é o ganho médio. Se o retorno médio for 20bbs então é uma situação break even porque partimos com stack inicial de 20bbs (na verdade temos 100, mas é como se fossem 20 porque é o que o vilão tem).
Esta fórmula permite-nos jogar com os vários factores tal como em qualquer fórmula que estudamos na matemática, podendo alterar a "incógnita" (o X) de forma a achar o que precisamos.
Esta fórmula pode ser usada por exemplo para calcular a FE necessária quando damos 5bet all-in por bluff.
Usa-se nos spots onde não se espera que se jogue pós-flop, ou a mão acaba pré-flop ou vai all-in pré-flop.
Então eu usei isto para ver qual a equidade (o minha incógnita) que eu precisava para que ao dar 3bet/call ficar pelo menos break even. Quanto mais FE eu tenho menos equidade eu preciso porque estou a recolher bastante dinheiro morto pré-flop.
Se tenho uma FE de 55% (vilão folda para 3bet 55% em determinado spot) seria:
0.55*23 + X * 35 * 0.45 = 20
X= 0.46
Portanto com uma FE de 55% a mão que me vai dar um EV= 0 é uma mão que tem 46% de equidade quando o vilão for all-in. Apesar de termos 46% de equidade apenas, é break even devido ao dinheiro morte que ganhamos 55% das vezes).
Para saber qual é a mão que tem 46% de equidade temos que dar 1o um range para o vilão para chegar a essa mão. Se por exemplo o vilão tem um range de 15% de 4bet (AA-22,AKo-A9o,KQo-KJo,AKs-A7s,KQs-KJs,QJs) a mão que tem 46% de equidade contra esse range é 55, então todas as mãos melhores do que 55 são mãos que podemos jogar de 3bet call porque somando a FE esperada + a equidade contra o range esperado dele sabemos que são +ev.
Fiz isto para FEs de 55%/60%/65% e 70% contra ranges de 5/10/15/20% de 4bet e coloquei numa tabela quais as mãos que posso atolar nos diferentes cenários.
Para quem já tem a matemática um pouco esquecida pode ser um pouco difícil compreender, tentei explicar o melhor possível.
Claro que isto é bastante teórico, são precisas muitas mãos para ter essas stats bem definidas por posição, e depois também conta a nossa imagem e muitas outras coisas, por isso não dá para olhar para as stats isoladamente e ir ver a tabela, tem que ser sempre uma estimativa, mas sempre ajuda a dar uma ideia. E é sempre um estudo que ajuda a interligar FE, E, stats, pot odds, fórmulas....

Esses ranges são aproximações minhas ao range que eu acho que X4bet range corresponde.