Felizmente aprendi a perder e a errar
Perder é muito importante para ganhar
Eu quando pensei em fazer um blog, seja aqui na PS seja externo eu não queria apenas contar minhas sessões, mostrar o quanto ganhei ou perdi. Queria também passar o pouco que aprendi para quem lê. Não vou focar em postar mãos e mostrar exemplos de como jogar essa ou aquela street, dificilmente vou fazer isso, até porque tem aqui o fórum de mãos exemplares, artigos, vídeos e treinos que abordam e muito esse assunto.
Normalmente vou tentar passar algo que a princípio não tem nada a ver com o poker, mas que faz toda a diferença. Quando eu comecei a jogar pensava que o melhor jogador é aquele que melhor sabe da teoria e que conhece melhor seu adversário. De fato essas são caracterísitca importantíssimas de um bom jogador. Mas o poker só limita a isso? A resposta é não!!! Na verdade nada se limita a ter uma boa teoria e saber aplicar na prática, existem uma série de fatores que influenciam seu jogo e muitas você nem sabe que existem.
Durante o período que jogo, consegui trabalhar bastante o meu lado psicológico, principalmente como lidar com a derrota. Perder faz parte do jogo, todos nós já perdermos algo na vida e vamos continuar perdendo, isso é fato. A consequência disso muda de acordo com sua reação diante da derrota. Eu não gosto de perder, não dou chance, não brinco. Se você estiver competido comigo em qualquer sentido, saiba que eu darei o meu máximo, e se você me venceu é porque venceu o meu máximo.
Eu não vou colocar aqui os inúmeros artigos sobre como lidar com a derrota, procurem no google, corram atrás, passem a entender que perder é importante para ganhar depois, seja no poker ou em qualquer outra situação. Nunca se conformem com a derrota, apenas a transforme em combustível para uma nova vitória. Você ralmente sabe explorar suas derrotas? Você consegue tirar o melhor delas? Trabalhem o seu lado perderdor que o seu lado vencedor vai crescer... e MUITO!!!!!!
Permitir errar para permitir vencer
Já perdi as contas de quantas mãos eu jogou de forma errada na semana passada. Na semana anterior então eu nem tenho idéia, na minha carreira? Aff sei lá. Só sei que vou procurar nessa semana jogar o meu melhor, tentar errar menos e tenho uma certeza. Eu vou errar muito. Assim como a derrota, saber lidar com o erro é fundamental.
Permita que você erre, afinal você não é uma máquina, você tem que tomar decisões rapidamente e erro está sempre próximo. Quando eu faço uma jogada totalmente estúpida eu procuro ver o que me levou a isso, a corrigir o início do problema. Analisar se existe alguma razão para essa jogada. Eu considero jogada estúpidas todas aquelas que nos mesmo identificamos os erros. Se conseguimos fazer isso é porque sabiamos como fazer e não fizemos.
Cometer erros é muito normal e vai te acompanhar independente do seu nível de jogo. Use também o seu erro ao seu favor, reverta a situação. Transforme um pote perdido em uma vantagem. Procure trabalhar seu psicológico de como ele lida com os erros, se fortaleça com ela e vença mais errando menos. Mais uma vez não vou colocar artigos e vídeos sobre como trabalhar esse lado, procure você mesmo, se identifique com as situações volte a errar, perder e depois ganhar muito mais.