Saltar para o fórum
Optimizar Zoom @Pok...

Notificações
Limpar tudo

Optimizar Zoom @PokerStars

26 Mensagens
17 Utilizadores
0 Reações
7,991 Visualizações
sarvam
Membro desde: 28.12.2009

Boas. Este guia destina-se principalmente para jogos Zoom na PokerStars, no entanto, algumas dicas podem ser aplicadas em outras variantes.

Conteúdo:
1. Nota: Variância/Volume
2. Perfilar Jogadores (Player Profiling)
3. Codificação das Cores (Color Coding)
4. Notas
5. Atalhos (Hotkeys)
6. Foldar e ver a acção

1. Nota: Variância/Volume

Variância (editado)
Acontece muitas vezes jogadores afirmarem que jogos Zoom têm mais variância que mesas normais.
Alguns defendem que não existe uma variância inerente ao jogo e o que aumenta é apenas o número de mãos jogadas por hora, podendo verificar-se isso sim uma diminuição da winrate.
Outros defendem que existe sim variância, pois comparando gráficos entres jogadores ganhadores, os de zoom apresentam mais variações nos gráficos.

Volume
A quantidade de mãos/hora em mesas Zoom é cerca de 3 a 4 vezes superior às mesas regulares. Nesse sentido é de notar que jogar 4 mesas Zoom em simultâneo pode equivaler a jogar 16 mesas regulares ao mesmo tempo em termos de número de mãos.

2. Perfilar Jogadores (Player Profiling)
Conseguir perceber que tipo de jogador se defronta é uma vantagem enorme.
Formas de perfilar jogadores:

2.1 Pela Stack (editado): Com todo o respeito para com os que jogam MSS, mas em geral todo aquele que tem stack incompleta (<100 bbs) e não faz auto rebuy pode ser considerado como fish.
No entanto, alguns jogadores que jogam outras modalidades e que até têm alguma habilidade também jogam Zoom sem fazer auto rebuy. Neste sentido, é preciso algum "cuidado" em classificá-los com base nesta dica.

2.2 Pelo número de mesas que joga: a tendência é quanto mais mesas jogar mais inclinado para jogador regular está.
3-4 mesas mais provável ser regular
2 mesas não é bem definido, mas tenderá a não ser um grande fish
1 mesa tende a ser fish

Para o número de mesas existem duas opções: Função de Pesquisa e Directamente no Lobby.

2.2.1 Função de Pesquisa: click com o botão direito do rato em cima do jogador pretendido e seleccionar "Find This Player". Esta opção é útil quando se está a disputar um pote contra um jogador que tem stack completa e não temos infos/stats.

2.2.2 Directamente do Lobby: esta é uma opção de recurso para quando se está a disputar um pote contra um oponente que não temos infos/stats e não se consegue saber quantas mesas joga atrás da função de pesquisa.

3. Codificação das Cores (Color Coding)
A opção de colorir os oponentes é excelente na PokerStars e pode ser feita bastante rapidamente.
O facto de as cores serem bem visíveis, dá uma vantagem extra quando se recebe uma mão e se tenta perceber que tipos de oponentes temos pela frente.

Normalmente, em cada mão que recebo tento sempre olhar para quem está imediatamente à minha esquerda. Se tem stack incompleta marco-o como fish.
Se tenho uma mão que decido jogar, enquanto espero que a acção chegue até mim, vejo as staks dos restantes oponentes.

Configurações: indo a Options-> Player Notes...

Em 1 são feitas as configurações tanto para as notas como para as cores. Com esta configuração, clicando apenas com botão esquerdo do rato em cima do oponente pretendido abre-se a caixa com a lista de cores.
Para alterar a ordem das cores e colocar nomes de perfis clicar em 2 e em seguida em 3.

Como a maior parte dos oponentes que se vai encontrar são fishs, penso que faz mais sentido colocá-los no topo da lista.

4. Notas
Escrever notas enquanto se joga Zoom é relativamente mais difícil do que em mesas regulares. No entanto, existem algumas opções.
Como nunca é demais lembrar, deve-se tirar principalmente notas de situações frequentes tais como um oponente joga flush e straight draws, pares baixos, pares médios, monstros, etc.

4.1 Sit Out Next Hand Esta é a opção mais fácil e que "atrapalha" menos enquanto se está a jogar. Mesmo quando se está sentado em mais que uma mesa, pode-se ficar Sit Out na próxima mão em todas as mesas.

As notas terão de ser feitas no Replayer. É uma boa opção manter sempre o Replayer aberto e visível enquanto se está a jogar.

4.2 Directamente no Replayer sem ficar Sit Out Esta opção requer que se seja muito rápido a escrever, entre 3 a 5 segundos.
Como qualquer outra habilidade esta também pode ser treinada. Eis uma aplicação interessante e gratuita RapidTyping 5.

4.3 Enquanto se está a fazer session review Esta opção é bem útil para quem gosta de ter as notas dos oponentes na sala ao invés de nos trackers.
Indo a Options-> Player Notes... pode-se criar novas notas e mesmo perfilar jogadores com cores sem estar a jogar.

5. Atalhos (Hotkeys)
Zoom já é bastante rápido. Porque não torná-lo mais rápido ainda?
Os atalhos que se podem usar são bastante interessantes.
Indo a Options-> Hotkey Settings... pode-se configurar as teclas que se quer utilizar.

Pessoalmente, utilizo apenas as teclas do rato para os atalhos fold e raise de 3bbs.

(Já agora, este é o rato que utilizo e já levou com bastantes cliques em cima e está como novo :D).

6. Foldar e ver a acção
Esta é uma opção interessante quando se está numa mão onde por exemplo houve já alguma acção, temos de foldar mas queremos ver como os outros jogadores vão jogar o resto da mão.
A opção por defeito é pressionar em Ctrl e depois em Fold.
Outra opção é ir a Options-> Zoom Options...-> Display Fold and Watch.

Estas são as opções que penso que podem ser usadas de forma a melhorar a prestação em Zoom. No entanto, se tiverem mais opções que podem ser usadas, elas serão bem vindas :fdrink.

Para este "guia" utilizei as dicas deste site Zoom Poker Strategy e o blog do Tomaloc Never deposit - ZOOM poker for funzies.

Bom grind :fdrink

Responder
Citar (Quote)
25 respostas

Muito bom guia, acho que vai ajudar os iniciantes nessa modalidade.
Vou começar a usar essa hotkey, acho que vou ganhar um bocado de tempo, melhor do que ficar clicando e meu mouse também tem aqueles botões laterais.
Abraço !

Responder
Citar (Quote)
leao93
Membro desde: 08.09.2011

Excelente post!
Com certeza de grande valia
Obrigado!

Responder
Citar (Quote)
ovatsuG21
Membro desde: 03.05.2009

Bom guia mas tem certas coisas que discordo.

1 - Zoom tem mais variância e isso é um fato.

2 - Stack quebrada em cash table normal tem muito mais tendência a ser fish do que em zoom. Stacks abaixo de 40 bbs aí sim 99% é fish.

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010

eu pelo que joguei tb achei que tinha maias variancia, é capaz.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008

Nice post, sir! :fdrink :fdrink

Responder
Citar (Quote)
sarvam

Obrigado a todos pelo feedback :fdrink

Original de ovatsuG21

2 - Stack quebrada em cash table normal tem muito mais tendência a ser fish do que em zoom. Stacks abaixo de 40 bbs aí sim 99% é fish.

Porque afirmas que tem mais variância? Também pensava que tinha, mas depois de ver os vídeos do pleno1 e do EmanuelC16 eles afirmam que não há mais variância inerente ao jogo. Neste vídeo do EmanuelC16 ele explica isso logo nos primeiros 2 minutos Fast Fold Frenzy: Part 1 NL2.

Interessante os stacks incompletas tenderem a não ser fishs. Como os categorizas? MSSs?

Responder
Citar (Quote)
ovatsuG21

Original de sarvam

Original de ovatsuG21

Porque afirmas que tem mais variância? Também pensava que tinha, mas depois de ver os vídeos do pleno1 e do EmanuelC16 eles afirmam que não há mais variância inerente ao jogo. Neste vídeo do EmanuelC16 ele explica isso logo nos primeiros 2 minutos Fast Fold Frenzy: Part 1 NL2.

Interessante os stacks incompletas tenderem a não ser fishs. Como os categorizas? MSSs?

Se comparar gráficos de jogadores de cash normal com o de mesas fast dá pra ver que ocorre muito mais variações nos de fast.
Eu não sei ao certo o porque mas eu acho que o fato do fold ser facilitado faz com que vc perca algum edge sobre fishes e maníacos.

Sobre as stacks quebradas, depois de um tempo no zoom eu reparei que além dos MSS sempre aparecerem de stack quebrada, tem bastante jogadores que jogam outras modalidades ( tenho visto muitos jogando hyperturbos pelo search) e não estão habituados com o autorebuy. Alguns desses são até bons jogadores.
De qualquer maneira é sempre bom marcar os stacks quebradas. Uma saída pode ser ter uma cor especial para os que jogam de stack incompleta.

Responder
Citar (Quote)
sarvam

Original de ovatsuG21

Original de sarvam

Original de ovatsuG21

Se comparar gráficos de jogadores de cash normal com o de mesas fast dá pra ver que ocorre muito mais variações nos de fast.
Eu não sei ao certo o porque mas eu acho que o fato do fold ser facilitado faz com que vc perca algum edge sobre fishes e maníacos.

Sobre as stacks quebradas, depois de um tempo no zoom eu reparei que além dos MSS sempre aparecerem de stack quebrada, tem bastante jogadores que jogam outras modalidades ( tenho visto muitos jogando hyperturbos pelo search) e não estão habituados com o autorebuy. Alguns desses são até bons jogadores.
De qualquer maneira é sempre bom marcar os stacks quebradas. Uma saída pode ser ter uma cor especial para os que jogam de stack incompleta.

Ya, estou a ver. Faz bastante sentido tudo o que disseste :fdrink
Assim vou ficar mais atento às stacks quebradas. Obrigado pelas dicas.

Responder
Citar (Quote)
Guerreiroalcapone
Membro desde: 14.10.2008

Good work man! _cool:

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Membro desde: 26.10.2008

Excelente post, um guia simples e ilustrado que é um serviço que ofereces aos que têm menos à vontade. muito bem!

(nota: o botão de fold com o olho é feio como tudo)

Responder
Citar (Quote)
Nhoca

E mais ainda: gostei muito de descobrir o meu WPM! (Words per minute)

Responder
Citar (Quote)
sarvam

Obrigado pelo feedback, pessoal :fdrink

@Nhoca: qual foi o valor? (por acso ainda não vi o meu :facepalm: ).

Editei as partes de Variância e 2.1 Pela Stack.

Responder
Citar (Quote)
Nhoca

80
not bad :challenge

(se bem que ainda gostava de ficar ágil em dvorak um dia)

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Membro desde: 29.10.2010

Estou a pensar em testar o zoom, para conseguir duplicar o meu volume mensal.

Raramente joguei zoom, e quando o fiz era em limites baixos, quase só para passar tempo.

Sendo eu um jogador de mesas regulares FR NL25, que principais diferenças posso encontrar?

Responder
Citar (Quote)
ovatsuG21

Ultimamente tenho jogado zoom na NL50 e uma coisa que também tem sido um diferencial na hora de marcar fish é o VIP status.

Por exemplo, um vilão bronze star jogando na NL10 tem enormes chances de ser fish.

No caso da NL50 até silver star tenho marcado como ''possível fish''.

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Membro desde: 29.10.2010

Original de sarvam

Em 1 são feitas as configurações tanto para as notas como para as cores. Com esta configuração, clicando apenas com botão esquerdo do rato em cima do oponente pretendido abre-se a caixa com a lista de cores.
Para alterar a ordem das cores e colocar nomes de perfis clicar em 2 e em seguida em 3.

Não encontro a opção para escolher as cores apenas com click no botão do lado esquerdo.
Onde consigo ter acesso a essas opções da imagem, no ponto 1?

EDIT: Já descobri. :)

Responder
Citar (Quote)
Eleuterioluis
Membro desde: 04.06.2012

Olá Boas, a minha opinião é que zoom tem mais variãncia do que mesas normais, porque os patos tendem a ser menos patos, ou seja como têem o butão do fast fold, jogam muito menos mãos do que em mesas normais, e não jogam tanto lixo porque não têwem que estar á espera que a mão termine para receber novas cartas, não têem paciência para o jogo e jogam tudo, como no zoom têem logo cartinhas, eles ficam mais espertos um bocadinho é a minha opinião do que tenho constatado, eu gosto muito de jogar zoom, mas efetivamente há mais variãncia :fdrink
Ah e já agora nice post

Responder
Citar (Quote)
aafrancis
Membro desde: 10.01.2011

Original de Eleuterioluis
Olá Boas, a minha opinião é que zoom tem mais variãncia do que mesas normais, porque os patos tendem a ser menos patos, ou seja como têem o butão do fast fold, jogam muito menos mãos do que em mesas normais, e não jogam tanto lixo porque não têwem que estar á espera que a mão termine para receber novas cartas, não têem paciência para o jogo e jogam tudo, como no zoom têem logo cartinhas, eles ficam mais espertos um bocadinho é a minha opinião do que tenho constatado, eu gosto muito de jogar zoom, mas efetivamente há mais variãncia :fdrink
Ah e já agora nice post

foi exactamente isso que referi no meu blog :)

Explanei lá os prós e contras do Zoom.

Responder
Citar (Quote)
Sambariluv
Membro desde: 29.01.2010

Quando `patos tendem a ser menos patos`, a variancia, por sua propria definiçao, diminui.

Responder
Citar (Quote)