Olá meu nome é Alan Rocha tenho 28 anos, natural de Salvador-Bahia / Brasil e nesse mês irá completar 07 anos que conheci e comecei a jogar poker, me considero um jogador recreativo, como podem ver apesar da minha inscrição ser antiga na P.S. minha participação no fórum não é tão significativa.
Eu já tinha ouvido falar de poker, afinal quem nunca assistiu Maverick, Rounders ou algum filme de faroeste, mas conhecer mesmo foi aqui na Strategy. Sempre gostei do carteado desde moleque (Burro, Bisca, Buraco, Sete e Meio, vinte um, Três Sete,...,) e de arcadinho (Street Fight, Mortal Kombat, Tekken, K.O.F., Fatal Fury, Real Bolt, Samurai Shodown,...,), pois sempre gostei de um desafio, sempre fui competitivo, então jogar poker online foi extremamente fascinante e ainda ter a possibilidade de lucrar com isso, nada era mais incrível.
Como todo aprendiz, cheguei como fome do saber, queria devorar tudo, fiz minha inscrição escolhi a PokerStars como sala, recebi meus U$50,00 iniciais, mas a vontade de experimentar era maior e acabei dando a atenção mínima necessária ao material que tinha disponível e fui para o pano.
Comecei jogando utilizando a estratégia SSS NL10, quando ainda era possível sentar-se nos cash game da Stars com 20BB, lendo alguns dos materiais da nossa escola comecei a jogar Sit e Go e não demorou muito para que minha banca quebrasse algumas vezes, e como não queria depositar ficava jogando freeroll.
Foi então que comecei a jogar MTT’s (foi assim que conheci outras modalidades do poker). Em 2011 resolvi levar o jogo mais a sério comecei a assistir aos vídeos e participar semanalmente dos Treinos que ocorria nas comunidades Inglesas, Espanhola, Francesas e Portuguesa com o TUFA e ALIVE (toda sexta-feira e domingos) nos MTT’s, com ALVERINE e LOBO (durante a semana) nos sit & Go e meu jogo melhorou, até ganhei outro bônus de U$50,00 da Strategy, e passei de uma banca de U$ 50,00 dólares para U$1.500,00 em um mês jogando apenas MTT e sit&go micro.
O tilt nunca foi um grande problema para mim, mas no segundo mês resolvi fugir da estratégia, faltou disciplina, cometi o pior de todos os erros ao jogar poker. GERI MUITO MAL MINHA BANCA, e analisando, hoje percebo que o fiz por diversos motivos, mas os principais motivos foi que (1) Não via o bankroll como dinheiro, isso mesmo eu não via aquilo como se fosse $$, quando começa a jogar poker você se desapega e como nunca havia depositado e nunca havia feito um saque, na minha cabeça eu não estava perdendo nada. (2) Busca de resultado em curto prazo em função disso entrei num efeito iô-iô. Foi assim em 2012, 2013, não foi necessariamente por causa do poker, tinha outros objetivos, outras metas pessoais e profissionais, mas creio que o resultado e má gestão fizeram com que não desse tanta importância para um jogo que realmente me fascina.
Alguns aspectos da minha vida pessoal e profissional mudaram e isso consequentemente mudou meu modo de pensar poker. Questões como: Responsabilidade; Estratégia; Disciplina/Emocional; Ajuda; Sacrifício; Derrota; Caráter; Empatia; Processo/Motivação. Creio que essa seja a maior prova que poker não é um jogo de cartas e sim de pessoas. Sendo assim gostaria de compartilhar alguns pensamentos a cerca desses assuntos.
Responsabilidade: Tudo que acontece com você de bom ou ruim é de sua responsabilidade, não quero dizer que você é culpado por tudo, mas aceite onde você se encontra e assuma a responsabilidade de te levar aonde você quer chegar e pode ter certeza tudo vai se transformar.
Disciplina/Emocional: A Razão de muitos não alcançarem seus objetivos é porque permite que suas emoções o controlem, então temos que disciplinar nossas emoções, pois se não disciplinarmos e controlarmos nossas emoções ela vai nos dominar.
Ajuda: Buscar ou receber ajuda, não significa que somos incapazes. Apenas que queremos melhorar e não estamos sozinhos. Ninguém pode querer o seu sucesso mais que você, Você pode ter disponível o melhor suporte, (coach), artigos, vídeos, livros, mas se você não tiver disposto aceitar essa ajuda de nada vai adiantar.
Sacrifício: O que você está disposto a sacrificar para alcançar seus objetivos? Tem algo que sempre digo para minha esposa quando conversamos sobre objetivos e metas, já que ela é muito ansiosa. Esqueça o que você não pode controlar, faça tudo que está ao seu alcance, mas com faça com vontade, faça como se tudo dependesse disso e com certeza algo positivo vai você vai tirar daí. Em qualquer segmento seja no esporte, negócios, saúde, música, estudos, não há sucesso sem sacrifício.
Estratégia: Vamos falar de outros esportes
MMA - O atleta treina meses arduamente, e adota uma estratégia. Se o adversário é bom em lutar em pé a ideia é ir para o chão, se é bom no chão vamos tentar manter a luta em pé e sabendo que tem uma dinâmica e tudo pode mudar e geralmente quem não segue a estratégia perde.
Futebol - Os jogadores passam horas treinando jogadas ensaiadas, passes, posicionamento no campo para obter o melhor desempenho contra o adversário.
Poker Não é diferente, você não pode treinar uma coisa e chegar na hora fazer outra e fugir da estratégia que você definiu previamente, então você tem que estudar, treinar, colocar volume, mas não adianta se você não seguir a estratégia.
Derrota: O resultado que você produz, não é aquilo que você é, Se você tenta algo e dá errado você faz o ajuste e tenta novamente. A derrota faz parte da vida do jogador vencedor e do perdedor. Ambos fracassam, no entanto o perdedor desiste no meio do processo e o vencedor lida com ela de forma diferente, tira algo positivo, melhora e faz de novo.
Caráter: Não adianta ser apenas muito bom no poker ou em qualquer segmento profissional ou ter talentos extraordinários, “A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá.” John Wooden
Empatia: Pesquisei e me identifiquei com esses conceitos: Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos:
Cognitiva - relacionada com a capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas;
Se aplica com mais propriedade no jogo. Esse é um fator importante, nem todos tem a mesma prioridade, todos aqui querem ser lucrativo, mas alguns não pensam nisso de verdade, a prioridade de alguns é apenas abrir o lobby de uma sala de poker, entrar em um torneio ou uma mesa de cash e se distrair, cada jogador paga sua inscrição e faz dela o que bem entender, se você aceitar isso, tudo vai ficar mais fácil, não espere que tudo irá ocorrer bem, mas tenha pensamento positivo, não espere que o vilão se adapte ao seu jogo. Você que deve tentar compreender a perspectiva dele e começar fazer as adaptações.
Afetiva - relacionada com a habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.
Se aplica melhor com as pessoas que nos rodeiam, não espere que seus amigos e familiares, entendam o que você faz simplesmente te observando e como tudo na vida, se você não consegue se sustentar fazendo aquilo então é hobby, eles não querem saber se você está evoluindo, que o downswing faz parte do poker (aliás, eles nem sabem o que é isso), eles só vão queres saber apenas dos resultados, então evite conversas sobre esse assunto com pessoas que não estão na mesma pegada que você a não ser que eles queiram falar sobre isso.
Processo/Motivação: Tudo só depende de você, Você está no controle, ninguém e nada pode tirar você do seu objetivo, desejar não é suficiente, esse é o momento de começar a agir e o momento é agora. Não importa qual segmento do poker você atue: jogador, treinador, avaliador de mãos, blogueiro, jornalista, empreendedor ou mesmo fora do poker. Você deve descobrir qual é o motivo, qual é o propósito por trás do que você faz e entender que dinheiro não é o objetivo e sim a consequência. O que você não pode fazer é desistir no meio do processo, não se trata do que você vê e sim de acreditar e persisitir.
Hoje eu tento viver isso todos os dias e digo a vocês: Tudo de ruim que possa acontecer na sua vida pessoal, nos negócios, no seu jogo existe algo positivo que possa tirar disso, focamos tanto no lado ruim que deixamos de enxergar as boas oportunidades. Não é fácil, nunca é fácil quando você realmente está disposto a batalhar por algo, se fosse fácil todo mundo conseguiria, mas vou dar tudo de mim, acredito no meu jogo, e nada vai me parar, eu estou voltando, melhor e mais forte, o que passou passou, o final da história ainda não foi contado, esse é um novo começo.
Alan Rocha
Segue abaixo algumas informações:
Meu Gráfico Geral, (Números de jogos não é expressivo apenas 4660 Jogos)
Períodos Jogados e não jogados
Não uso Tracker, (Estou pensando em usar com intuito de gerenciar melhor as informações).
Banca atual: U$200,00

, K
, 3
, 3