Saltar para o fórum
Pedra, Papel e Teso...

Notificações
Limpar tudo

Pedra, Papel e Tesoura: A Hierarquia do Seu Arsenal em Um MTT

27 Mensagens
20 Utilizadores
0 Reações
5,917 Visualizações

Antes de mais nada quero deixar bem claro que a autoria desta analogia não é minha, mas sim de Arnold Snyder, autor de diversos livros de Blackjak e pôquer, entre eles o The Poker Tournament Formula, onde a tal comparação é apresentada. Bom, mas então vamos ao que interessa...

Todos devem conhecer o jogo pedra, papel e tesoura, mas para quem não sabe é o seguinte: este é o jogo de RPG mais elementar que existe, basta escolher uma arma e desafiar o adversário, a melhor arma no duelo vence. A hierarquia é da seguinte forma: a pedra quebra (vence) a tesoura; a tesoura corta (vence) o papel; e por sua vez o papel embrulha (vence) a pedra. Simples, não é? Sabido isso o jogo é jogado como um par ou impar, mas ao invés de números utilizam-se os símbolos com as mãos, onde a pedra é o punho cerrado, o papel é a mão aberta e a tesoura é o vê de vitória do Senna (apenas o indicador e o dedo médio levantados).

Bom, agora você deve estar se perguntando, mas e o que isso tem a ver com o pôquer? Acontece que em torneios de múltiplas mesas (MTT), especialmente nos torneios considerados rápidos (onde os blinds crescem rapidamente e chega-se á mesa final com a maioria dos jogadores short stack) você tem um arsenal composto por três armamentos: suas cartas, sua posição e sua pilha de fichas. E assim como no joguinho elementar, no pôquer, que de elementar não tem nada, também existe uma hierarquia entre as armas.

A primeira impressão pode ser de que as cartas ganham sempre, mas não é bem assim. Boas cartas podem ganhar, mas elas são raridades. Quantas vezes em um torneio você flopa o nuts? Se você se convenceu disso será mais fácil concordar com a analogia. Então no pôquer as fichas representam a pedra; a tesoura é sua posição na mesa e as cartas são o papel. Isto mesmo as cartas vencem as fichas, as fichas vencem a posição e a posição vence as cartas!

Fácil? Nem tanto, mas vou tentar explicar. De qualquer forma sugiro que leiam o livro de Snyder para uma explicação mais detalhada e uma compreensão mais ampla.

A parte mais simples de aceitar é: As cartas vencem as fichas (o papel embrulha a pedra). Isso nada mais significa que com boas cartas você não precisa temer o chip leader de sua mesa, bem pelo contrário você quer definitivamente ele, pois poderá dobrar seu stack! Simples e óbvio.

Um pouco mais sutil é: Fichas vencem posição (a pedra quebra a tesoura). Você se sente confortável ao pagar um aumento ou mesmo re-aumentar o chip leader da mesa simplesmente por saber que falará depois dele após o flop? Eu não, a não ser que eu tenha cartas!! O que Snyder quer dizer é que as fichas impõem respeito e você pode jogar mais solto com uma considerável pilha de fichas em sua frente, se beneficiando da pressão que você poderá exercer sobre seus adversários com o poder das fichas. Da mesma forma que você deverá respeitar um adversário bem munido quanto você está mais apertado ou mesmo em uma situação intermediária no que diz respeito ao volume do seu stack.

Agora o ponto delicado e mais sensacional: Posição vence cartas (a tesoura corta o papel)!!! Essa é realmente difícil de engolir, mas vamos lá. Como eu já disse, quando falo em cartas não me refiro a grandes jogos, pois estes são exceção. Refiro-me as cartas distribuídas de forma aleatória, onde sabemos que na maioria das vezes temos jogos razoáveis. Dito isto, a questão é a seguinte: aprenda a jogar sua posição para acumular fichas de forma contínua em um torneio rápido. As cartas boas vem de vez em quando de forma aleatória, um stack consistente (para poder jogar as fichas) depende de seu sucesso durante o torneio, mas a posição se alterna de forma ordenada entre todos os participantes do torneio e cabe a você utilizá - la de forma adequada e tirar proveito dela a cada oportunidade.

A sugestão do Snyder para praticar o jogo de posição é jogar sem olhar suas cartas de acordo com o seguinte esqueminha:

De qualquer umas das posições finais (Button, Cut off ou hijak seat) dê um raise padrão (3 à 4 vezes o valor do big blind) sempre que ninguém tiver entrado no jogo antes de você. Se for pago por um dos blinds e o adversário der check no flop aposte metade do pote. Se essa situação se repetir no turn faça o mesmo (enquanto o adversário apenas pagar e der check aposte você metade do pote). Vá até o river!!! Caso ele aposte antes de você ou dê reraise não exite em correr.

Se estiver no Button e um advesrário tiver feito um aumento padrão pague e siga a mesma estratégia para o flop, turn e river citados no parágrafo anterior. A mesma coisa se um ou mais adversários tiver entrado de limp, pague e aposte nas rodadas seguintes se eles demonstrarem fraqueza.

Parece loucura? Na verdade o que você está fazendo é jogar as cartas do adversário. E como na maioria das vezes as cartas não são realmente fortes você ganhará!! É claro que você poderá ser pego de vez em quando, quando encontrar um calling station por exemplo, que vai pagar até o fim sem apostar uma vez sequer, mas aí vai a sua leitura também. Nem tudo é tão simples, mas de qualquer forma vale o teste. Garanto que você vai se surpreender assim como eu me surpreendi com o resultado.

Para concluir gostaria de reforçar que este tipo de estratégia tem valor em torneios rápidos. De acordo com Snyder estes são torneios onde o jogador mais tight do mundo (aquele que só joga com par de ases naipados!!!) será engolido pelos blinds em no máximo duas horas e meia (em torneios live). No livro o autor explica muito bem como adaptar a estratégia de jogo ao ritmo do torneio e para isso é preciso levar em conta a quantia inicial de fichas, a estrutura dos blinds e o intervalo de cada nível. É uma abordagem bem interessante e diferenciada da maioria dos livros que já vi. Vale a pena!!!

Bom, então agora afiem suas tesouras e aproveitem esta poderosa arma! E depois comentem suas experiências comigo aqui no fórum. Para quem quiser eu tenho também uma planilha resumo da relação entre cartas, posição e stack na estratégia básica defendida por Snyder e posso passar por e-mail.

Responder
Citar (Quote)
26 respostas
rlagazzi
Membro desde: 05.05.2008

Muito bom o post tiopatinhas, parabéns!

Onde você comprou esse livro?

Abraço.

Responder
Citar (Quote)

Obrigado!
Comprei pela livraria cultura!

Responder
Citar (Quote)
FTHER13
Membro desde: 05.02.2009

Gostei da estratégia e gostaria de receber ela por e-mail.

Editado por DonGoiano:

Por favor, sem contatos pessoais nesse fórum. O OP pode, todavia, postar a teoria com a respectiva fonte aqui para a discussão com todos os membros.

Responder
Citar (Quote)
xpto2004
Membro desde: 07.11.2008

Em relação á posição, o contrário tb será verdade? Eu tenho pensado numa teoria que ainda não testei pois tenho pouco tempo para jogar que é a seguinte.
Vc está UTG1 e recebe pocket aces, se vc fizer um raise digamos de 4BB, vc está a dizer a todo o mundo que tem uma mào muito boa (ou está a fazer bluff), se vc for conhecido na mesa e todo o mundo souber que vc nào faz esse tipo de bluff, a única dúvida é se vc tem AA, KK ou AKs.
Agora se vc fizer apenas call e esperar que um dos seus oponentes faça raise? vc faz call ao raise dele e vai jogar de maneira muito mais discreta.
E se ninguém fizer raise?? provávemente as mãos dos seus oponentes nào são grande coisa e se vc tivesse feito o raise de UTG de 4 BB só iria apanhar as blinds o que covenhamos é pouco para uma mào de AA. Se alguém acertar alguma coisa no flop, vc ainda tem boas prespectivas de ter a melhor mào, mas pode vir a extrair muito mais dinheiro dela, claro que o risco de levar bad beat tb aumenta, mas tanto no poker como nos negócios especulativos em geral quanto maior é o risco maior é o ganho...
Isto é só uma ideia....gostava de ouvir as vossas opiniões

EDIT: quanto á teoria eu acho que sim que deve dar certo, mas vc vai ter que alternar a sua estratégia, ou seja nào pode repetir sempre a mesma maneira de apostar, pois o ppl logo começa a desconfiar e não vai largar a mào com tanta facilidade...

Responder
Citar (Quote)
TUFATIFA
Membro desde: 13.05.2008

O outro dia dia ouvi comentar essa situação de jogar pela posição.
Entao foi a jogadora Annete_15 k teve jogando dessa forma, ou seja ela jogava sem ver as cartas e o resultado foi esse aí ganhou mais do k perdeu. mas com isto tem k ter outras leituras das mesas como o fato da mesas nao ser loose. para funcionar so poderá jogar contra o maximo de 2 adversarios.

Responder
Citar (Quote)

Em uma mesa agressive o limp com AA pode ser interessante, mas lembre-se que AA é uma mão forte pré-flop, após o flop voce tem apenas um par na maioria das vezes, e isso pode ser problemático quando se joga com vários jogadores no pote.

Eu particularmente prefiro dar raise com AA, mas para não entregar o valor da minha mão tb dou raise desta posição com 99, TT, JJ, QQ, KK, AK, AQ, e dependendo das circunstâncias até mais mãos...

Prefiro tb o raise de 2,5BB em fases mais adiantadas dos torneios... no início uso 3BB mesmo, nunca 4.

E por fim, é sempre melhor ganha ras blinds com segurança do que entrar num multi pote e se complicar por não saber foldar AA.

Responder
Citar (Quote)

Gostei do tópico!
Realmente eu prefiro A TESOURA!!
rsrsrss

Responder
Citar (Quote)
KoallaBr
Membro desde: 14.07.2008

Mas em torneios de buy-in micro, eu fazia o raise pra 3BB nas fases iniciais, pelo menos uns 5 me pagavam. Mesmo q eu tivesse acertado o top pair no flop eu ficava meio com medo de algum jogo maior. Aí eu passei a fazer raises de 4BB + 1 por limper, e funcionou melhor. Daí quando as blinds aumentavam para 50/100 e nos níveis seguintes eu só fazia o raise para 3BB.

Responder
Citar (Quote)
travessorio33
Membro desde: 22.07.2008

Tiopatinhas, gostaria de receber esse seu resumo no meu e-mail.

Se possível: abraço!

Editado por DonGoiano:

Por favor, sem contatos pessoais nesse fórum. O OP pode, todavia, postar a teoria com a respectiva fonte aqui para a discussão com todos os membros.

Responder
Citar (Quote)
RasFael
Membro desde: 01.03.2009

Muito interessante o tópico, muito mesmo.
Tem como mandar pro meu email ?

Valeu.

Editado por DonGoiano:

Responder
Citar (Quote)

Bom resumo e estratégia a exprimentar

Responder
Citar (Quote)
gabrielct87
Membro desde: 22.01.2007

Bom tópico. Essa teoria da Pedra, Papel e Tesoura é uma analogia bem interessante.

Responder
Citar (Quote)
travessorio33

Ontem experimentei parcialmente essa estratégia, joguei 4 MTTs de 0,10 na Stars (só para testar mesmo).

Consegui ITM em 2 deles. Sendo que em um deles caí por burrada minha. No outro foi azar no river... Bateu o J do cara num AK vs AJ.

Enfim, acho que a estratégia é válida sim, mas ainda não posso ter certeza, vou continuar experimentando, e acredito que em campeonatos com buy-ins maiores ela funcione melhor, pois nos de 0,10 muita gente joga como se fosse loteria, e como as blinds sobem de 5 em 5 minutos, vc ñ pode sempre esperar boas mãos...

Ou seja, essa estratégia é uma saída muito boa para seguir uma certa estratégia nesses MTTs...

Vou jogar mais alguns MTTs e depois ver se realmente valeu a pena.

Quem tiver banca e puder experimentar essa estratégia em MTTs com buy-ins maiores seria muito interessante.

Responder
Citar (Quote)

Interessante os resultado Travessorio33... Outro amigo testou num sit and go de $3 do PP e tb teve bons reulstados... e eu quando estava lendo o livro testei com sng mtt do PokerStars de $1.2 e tb tive ótimos resultados...

mas o mais incrível é que isso vai contra os princípios mais defendidos para se jogar online... na realidade a estratégia que os melhores jogadores defendem é ser ultra-tight no início dos torneios, esperando uma oportunidade para extrair o máximo com uma mão realmente boa...

Para quem deixou o e-mail estou mandando a tabela, mas é só uma sugestão de como jogar, não levem tão ao pé da letra...

Responder
Citar (Quote)

Bah, agora que vi que não está permitido deixar o e-mail...
Vou tentar fazer um upload...

Responder
Citar (Quote)
travessorio33

Original de tiopatinhas9
Interessante os resultado Travessorio33... Outro amigo testou num sit and go de $3 do PP e tb teve bons reulstados... e eu quando estava lendo o livro testei com sng mtt do PokerStars de $1.2 e tb tive ótimos resultados...

mas o mais incrível é que isso vai contra os princípios mais defendidos para se jogar online... na realidade a estratégia que os melhores jogadores defendem é ser ultra-tight no início dos torneios, esperando uma oportunidade para extrair o máximo com uma mão realmente boa...

Para quem deixou o e-mail estou mandando a tabela, mas é só uma sugestão de como jogar, não levem tão ao pé da letra...

Mas vcs jogaram SnG sempre MTT ou experimentaram em SnGs de 1 mesa também???

Acho que em SnG de 1 mesa, é meio arriscado pq se tiver algum jogador jogando apenas esse Sng provavelmente vai dar note nesse nosso jeito de jogar, e aí já viu...
Mas se alguém já experimentou e deu certo, pode ser que eu experimente em SnG TURBO...

Responder
Citar (Quote)
ATs973
Membro desde: 09.05.2007

Original de travessorio33
Mas vcs jogaram SnG sempre MTT ou experimentaram em SnGs de 1 mesa também???

Acho que em SnG de 1 mesa, é meio arriscado pq se tiver algum jogador jogando apenas esse Sng provavelmente vai dar note nesse nosso jeito de jogar, e aí já viu...
Mas se alguém já experimentou e deu certo, pode ser que eu experimente em SnG TURBO...

SNG turbo??? não da tempo do cara notar..., mas não sei se isso é eficaz. Me parece que em SNG de uma mesa não se aplique isso.

Responder
Citar (Quote)
biiira
Membro desde: 31.03.2009

tiopatinhas, não tou podendo mandar PM pra ti com meu e-mail, podes me mandar a tabela? valeu
=]

Responder
Citar (Quote)

Essa estratégia não conhecia nem nunca experimentei. Devo dizer que é arriscado jogar sem olhar para as cartas e apostar para obrigar o jogador a foldar. Mas parece credível.

No meu caso uso é uma estratégia que aprendi na televisão ao ver um torneio da WPT. Quando estou na BB e quando há apenas limp,vejo o flop de graça e como sou o primeiro a falar aposto 1/2 pote. Como eles não sabem o que eu tenho e como tive flop de graça,pensam que acertei algo no flop. Claro que isto só resulta com 2/3 jogadores,mas para já tenho sido bem sucedido.

Responder
Citar (Quote)