Saltar para o fórum
SnG Wizard - Dúvida...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] SnG Wizard - Dúvidas&Discussão -Jogando para o Lobo GrindChallenge

9 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
1,703 Visualizações
jonhysouth
Membro desde: 01.08.2009

Oi Pessoal ! Postei lá no tópico LGC (Lobo Grind Challenge) umas dúvidas sobre o SnG Wizard ,mas resolvi copiar para aqui para têr melhor feedback e sêr mais simples de encontrar e do pessoal trocar umas ideias.

Aqui vai uma cópia

--------------------------------------------------------------

Bem ,desculpem atolar aqui o tópico com tanta coisa,mas acho que ele serve para isso mesmo né?Eu tou de férias e estou a aproveitar o tempolivre (nao o desistente ! :D) para me debruçar sobre os assuntos do poker quando n tenho esse tempo.

Dúvidas SnG Wizard :

Neste torneio andei a fazer experiencias com algumas mãos ,e fui chamado pelo Xwisit de donk , deepshit ,e alguns outros adjectivos agradáveis por jogar de forma tão agressiva..Ele é um jogador com avg buy in de 10$ , entao eu respeitei o que ele disse mas fui rever o tornio pra ter noção se realmente ele tinha ou não razão no que dizia.

Começando por uma das mãos em que ele não estava envolvido :

Nesta mão tenho umas dúvidas relativas ao SnGWizard:

Por defeito ele mostra esses ranges do vilão ,mas isso nao interessa agora,eu só quero perceber e ajudem-me no raciocício se o que mostra o Wizard é realmente isto que vou dizer :

1 - O range do vilão para dar um raise é de 40% das mãos
2 - Se eu dêr um shove ,o range de call do vilão a esse push é de 30% das mãos.
3 - Se eu shovar a minha probablidade de vencer essa mao é de 26.9% de acordo com o calling range ao meu push do vilão que é de 30%,e o vilão terá 73.1% de probabilidades de a vencer,pois para dar esse call terá que têr uma mão melhor que a minha.

Dúvidas : Qual é a diferença entre o Prob% ,Win% e Eq%?Tou a fzzer confusão entre o Prob% e o Eq% ,ou será Prob% a probabilidade de essa situação acontecer e isso nao interessa para nada?

Já reparei que se diminuir o Open% e o Call% range do vilão ao meu push ,ele irá sugerir-me fazer fold,pois o seu raise ou call ao meu push será mais apertado ,entao é necessário têr mais cuidado

Eu fiz fold a esa mão pois tive receio que fosse trap,ele não andava a fazer mtos raises pequenos,de maneira que decidi nao arriscar.cheirou-me a isco...

Gráfico :

De acordo com o meu raciocínio e tomando sempre por base do vilão :

- Open% : 40+
- Call : 30+

Ou seja ,será sempre lucrativo dar um push (com esses ranges).Se a linha do gráfico cruzasse o eixo dos X ,o push seria lucrativo a longo prazo a partir desse ponto X .Abaixo disso seria fazer mer$"#$ né?

Ou seja ,

Se Y<0 ->Nao lucrativo
Se Y>0 ->Lucrativo

Estarei certo?

Bem e aqui estão as mãos que eu dei push quando já só restavam 3 jogadores (eu incluído),e quando ele me começou a chamar os tais nomes.De acordo com o meu raciocínio do sng wizard ,eu acho que nao joguei mal para ele me chamar tantos nomes....

8 respostas
LOBORJ
Membro desde: 05.03.2008

Original de jonhysouth

Dúvidas SnG Wizard :

Neste torneio andei a fazer experiencias com algumas mãos ,e fui chamado pelo Xwisit de donk , deepshit ,e alguns outros adjectivos agradáveis por jogar de forma tão agressiva..Ele é um jogador com avg buy in de 10$ , entao eu respeitei o que ele disse mas fui rever o tornio pra ter noção se realmente ele tinha ou não razão no que dizia.

Nunca respeite um sujeito que te chama de donkey _cool:
Faça apenas o que tem que fazer, ou seja, as jogadas +$EV.

1 - O range do vilão para dar um raise é de 40% das mãos
2 - Se eu dêr um shove ,o range de call do vilão a esse push é de 30% das mãos.
3 - Se eu shovar a minha probablidade de vencer essa mao é de 26.9% de acordo com o calling range ao meu push do vilão que é de 30%,e o vilão terá 73.1% de probabilidades de a vencer,pois para dar esse call terá que têr uma mão melhor que a minha.

1 - sim
2 - sim
3 - não - sua probabilidade de vencer será de 48% (win%), isso significa que A5s vence essa % contra um range de 30%

Dúvidas : Qual é a diferença entre o Prob% ,Win% e Eq%?Tou a fzzer confusão entre o Prob% e o Eq% ,ou será Prob% a probabilidade de essa situação acontecer e isso nao interessa para nada?

Prob% - é a probabilidade do evento acontecer
Win% - é sua equidade contra o range do oponente
Eq% - é a % do prize poool que sua stack representa de acordo com o ICM

Ou seja ,será sempre lucrativo dar um push (com esses ranges).Se a linha do gráfico cruzasse o eixo dos X ,o push seria lucrativo a longo prazo a partir desse ponto X .Abaixo disso seria fazer mer$"#$ né?

Ou seja ,

Se Y<0 ->Nao lucrativo
Se Y>0 ->Lucrativo

Estarei certo?

certo

Grande abraço

jonhysouth

Valeu Lobo pela explicação! Obrigado ! Percebi tudo.

Quero muito aprender a forma como se calcula o ICM,e estou a tentar compreender todo esse processo ,mas quero faze-lo no papel,calculando tudo direitinho para entender este conceito,mas estou meio perdido,pois os posts que vejo são dos cálculos já feitos e não de como chegar lá partindo dos dados iniciais.Ou então já existe mas eu ainda não entendi direito,tá meio complicado de absorver...

Mas estou com mais luzes agora,acredito que vou conseguir.Acho que é essenciaol fazer isso para perceber realmente a essência dos SnG e o porque de certas decisões serem +EV ou -EV.Não gosto apenas de decorar,gosto realmente de entender como se faz...

Esqueci-me de perguntar outra coisa :

No meio da mesa há uns dados que ainda não entendi :

Eq%P Eq%F Edge

Logicamente será a equidade se fizer o push,e a equidade se fizer o fold,Mas qual é o conceito por detrás disso? Qual a sua aplicação?

Relativamente ao edge ,será o edge de todos o adversários?

O Hold% tb ainda não entendi..mas penso que seja o range que o vilão deverá têr na mão para dar o call ao meu push.Será isso?

Desculpa aí tanta pergunta ,mas se não perguntar nunca vou saber... :D

Obrigado ! Abraço

LgWz
Membro desde: 26.05.2007

Eq%P Eq%F Edge

Logicamente será a equidade se fizer o push,e a equidade se fizer o fold,Mas qual é o conceito por detrás disso? Qual a sua aplicação?

Sua ação (push ou fold) vai aumentar ou diminuir sua equidade no torneio. Os Eq% são as equidades médias que você terá na próxima mão dependendo da sua ação e do range dos vilões.

O que o programa faz é calcular a probabilidade de diferentes cenários e calcular sua equidade pra cada um. Digamos que seja blind vs blind (pra facilitar, se não teria que definir cenários para outros adversários se enfrentando). Você pode:

- foldar (sua sb vai pra ele e a bb volta pra ele).
- dar push e ganhar (você ganha a stack dele ou dobra a sua)
- dar push e perder (você perde a stack ou dobra ele)
- dar push e pegar os blinds

O EqF% é fácil. O programa tira uma sb da sua stack e dá pro vilão, e calcula a nova equidade de cada jogador.

O EqP% complica um pouco. Ele calcula a probabilidade de cada um dos três últimos cenários e calcula a equidade de cada stack (não só a sua e a do bb, mas de todos na mesa).

Relativamente ao edge ,será o edge de todos o adversários?

O Hold% tb ainda não entendi..mas penso que seja o range que o vilão deverá têr na mão para dar o call ao meu push.Será isso?

Esse edge é referente ao Diff% ( que é igual a EqP% - EqF). É o EV mínimo que você quer ter pra dar push. Exemplos...

- pra dar push de UTG você deve deixar esse valor negativo (o quão negativo depende da situação).
- na bolha contra vários donks agressivos que não tão nem aí pro ICM e vão se matar logo, você não vai querer dar um call +0.05 em um push de 10 bb.

O Hold% é a probabilidade dele ter uma mão no range de call dele. É diferente do Call% porque sua mão pode bloquear parte do range dele.

Ter Ax bloqueia 6 dos 12 combos de AA e 4 dos 16 combos de AK, por exemplo.

LOBORJ

Opa jonhysouth,
acredito q o post do LgWz tenha esclarecido todas as suas dúvidas.
Qualquer coisa fique à vontade para perguntar.
Grande abraço.

sarvam
Membro desde: 28.12.2009

Boas.

Excelente tópico. _thumbsup: Já está nos favoritos.
Por acaso também tinha umas dúvidas e com este tópico dá para ficar bem mais esclarecido.

Muito bom jonhysouth. Vejo que estás bem afincado no estudo. Muito bom mesmo. Nem te tenho visto no msn!

Continua jonhy. Esse é o caminho a seguir _thumbsup:

Saude :f_thumbsup:

jonhysouth

Mto obrigado pela tua contribuição LgWz ! Qdo li o teu post lembrei-me do tempo que demoraste a escrever e da evidente paciencia para o fazer...valeu mesmo!

Li assim bem rápido hoje,nem tinha notado que já tinham respondido.

Li dessa forma pois vour dormir,mas assim que tiver calmo vou ler o assunto com a consideração que ele merece.

Já entendi + - ,mas fiquei assim meio perdido ,pois é um assunto complicado e tou com a cabeça cheia de TCP IP e de firewall´s Cisco nos meus neuronios...eu devia ganhar uns 2500€ no mínimo por mês , é mto osso! vou falar com o boss ! :( pior que ainda levo uma bad beat..! :D

cara! adorava ter um emprego "nine to five" para me sobrar cabeça para estes assuntos...estou esgotado com tanto conceito de networking,que às vezes me sinto um burro para compreender outros assuntos.

Desculpa aí o desabafo.. :facepalm:

Há umas dúvidas que ficaram no ar .....mas para já vou tirar só uma..

Quando falas em "sua equidade no torneio" ,ou a "equidade de cada jogador" o que isso representa? Será a força da minha presença no torneio ralacionada com a minha stack? Ou representa apenas o nº de fichas que me sobrarão ou que terei relacionada com o prize pool do torneio?

PS: o que são combo´s ??? combinaçoes presumo...2º o meu raciocinio penso que estarei certo

No teu 2º exemplo...

A :club: + K :club:
A :club: + K :diamond:
A :club: + K :spade:
A :club: + K :heart:
.......
.......
etc etc etc

ou seja ....2^4 = 16 combinações possíveis

Conclusão : se eu tenho 1 ÁS seja ele de que naipe fôr "roubarei" 4 combinações do vilão sobrando 12 possíveis ,o que me dá alguma informação preciosa.

Será isso?

Um abraço e mais uma vez obrigado....concerteza farei mais perguntas,porque sou chato que só enquanto nao entendo plenamente aquilo que quero entender....

LOBORJ

Original de jonhysouth

Quando falas em "sua equidade no torneio" ,ou a "equidade de cada jogador" o que isso representa? Será a força da minha presença no torneio ralacionada com a minha stack? Ou representa apenas o nº de fichas que me sobrarão ou que terei relacionada com o prize pool do torneio?

Equidade no torneio é a porcentagem do prize pool que a sua stack representa de acordo com o ICM. Em outras palavras é o valor em $$ de suas fichas.

PS: o que são combo´s ??? combinaçoes presumo...2º o meu raciocinio penso que estarei certo

No teu 2º exemplo...

A :club: + K :club:
A :club: + K :diamond:
A :club: + K :spade:
A :club: + K :heart:
.......
.......
etc etc etc

ou seja ....2^4 = 16 combinações possíveis

Conclusão : se eu tenho 1 ÁS seja ele de que naipe fôr "roubarei" 4 combinações do vilão sobrando 12 possíveis ,o que me dá alguma informação preciosa.

Será isso?

Exatamente _thumbsup:

Grande abraço

LOBORJ

Original de LgWz

Ter Ax bloqueia 6 dos 12 combos de AA e 4 dos 16 combos de AK, por exemplo.

Opa LgWz,
obrigado pela contribuição no tópico. _thumbsup:
But... em tempo.
Mãos pareadas só tem 6 combos _wink:
Grande abraço