Saltar para o fórum
MSS = Variância Bru...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] MSS = Variância Brutal - guia pra iniciantes

37 Mensagens
11 Utilizadores
0 Reações
4,808 Visualizações
Orochimaro
Membro desde: 09.05.2008

Olá Galera.. tenho jogado MSS em mesas SH depois de jogar em mesas FR.... e venho esclarecer algumas coisas para os iniciantes que acham que vai ser soh flores.......

1° MSS tem uma variância sem igual.... vc vai muito AI e por isto corre o risco de levar umas belas BAD BEATS dos cretinos dos CS man....

2° Seguir a tabela de mão te dará frutos pré flop, mais vc terá que melhorar seu jogo pos flop, pois senão irá perder mais dinheiro...

3° Seja fiel ao seu Bank Roll... use a tabela de BI recomendadas...

4° Aprenda a dar Fold... soh vah pro chão qdo tiver o nuts ou QQ+ e AK+

5° pare de ficar roubando o BB toda hora com lixo.. soh faça isto com mãos decentes...

6° evite jogr um numero de mesas aonde vc se sente desconfortavel... se seu limite eh 9 mesas, naum tente mudar isto ate se sentir confiante e dominante de todas elas!!
continua....

36 respostas

Aguarde, vou almoçar!

AHAHAHAHAHAHA

btw, essas 2 dicas ja são ótimas para quem é iniciante.

Orochimaro

Original de TheJesusOfSuburbia
Aguarde, vou almoçar!

AHAHAHAHAHAHA

btw, essas 2 dicas ja são ótimas para quem é iniciante.

isto aih... valeu!!!

kauan18
Membro desde: 14.02.2009

para de joga isso em sh cara, muito furada. Vai por mim irmão.

travessorio33
Membro desde: 22.07.2008

Muuito bom!!!

Se eu tivesse lido esse post antes de começar a me arriscar na MSS poderia ter errado menos. :f_biggrin:

Eu tb prefiro a MSS em FR q em SH. Em mesas 6-max vc precisa de muitas odds implicitas e de um range flexivel. Na MSS não dá pra dar call com suited connectors, suited gapers e pares baixos se houver somente o open raiser na mão. Eu não acho que a variância seja GRANDE assim pois a grande maioria das vezes que eu vou allin é pós-flop, onde diminui drasticamente as chances de aparecer aquela "senhora maldita q eu não qro nem pronunciar o nome". Só vou pro chão no pré-flop com as mãos monstras das montras mesmo.

Orochimaro

Original de kauan18

eu sei que eh uma merda cara... como jah conversamos sobre isto.... mais ateh eu ter a banca descente... vou continuar jogando.... =].... depois vou passar pra FR.... mais aih naum ficaria muito breakeven naum??? soh jogaria por bonus e RB??

Orochimaro

Original de acunhaneto
Eu tb prefiro a MSS em FR q em SH. Em mesas 6-max vc precisa de muitas odds implicitas e de um range flexivel. Na MSS não dá pra dar call com suited connectors, suited gapers e pares baixos se houver somente o open raiser na mão. Eu não acho que a variância seja GRANDE assim pois a grande maioria das vezes que eu vou allin é pós-flop, onde diminui drasticamente as chances de aparecer aquela "senhora maldita q eu não qro nem pronunciar o nome". Só vou pro chão no pré-flop com as mãos monstras das montras mesmo.

isso tudo eh verdade.. soh to em SH pq to jogando pra ter uma banca descente pra jogar nl25... depois vou pra FR e taum logo naum volto pra SH!!

Orochimaro

Original de travessorio33
Muuito bom!!!

Se eu tivesse lido esse post antes de começar a me arriscar na MSS poderia ter errado menos. :f_biggrin:

agora corrija tudo e continue errando menos!!

kauan18

é isso ai mesmo, essa mss que voces jogam não tem range de cold call, em sh isso não rola pq é muito facil adaptar vs 3bet de mss, sem range de call voce não consegue defender blinds optimal game. Em fr isso ainda é um leak, mais isso não impede de ser winner pq voce tem a opção de jogar bem tight e suas mãos boas compensam essas faltas.

kauan18

Original de Orochimaro

Original de kauan18

eu sei que eh uma merda cara... como jah conversamos sobre isto.... mais ateh eu ter a banca descente... vou continuar jogando.... =].... depois vou passar pra FR.... mais aih naum ficaria muito breakeven naum??? soh jogaria por bonus e RB??

Eu fiquei um tempão even, ai voltei a jogar bss, só ai que fui ver os erros que a estrategia que eu jogava tinha, hoje eu enxergo bem melhor o porque de eu ter ficado even. Eu nem jogo mais mss porque é muito trabalhoso, bss vc faz um table selection muito melhor e aproveita mais os donks.

Unica limitação é bankroll mesmo.

Original de Orochimaro
soh to em SH pq to jogando pra ter uma banca descente pra jogar nl25... depois vou pra FR e taum logo naum volto pra SH!!

Orochimaro se vc quer construir uma banca decente, entao pq nao vai jogar FR no mesmo limite q estás jogando SH? Por experiência própria digo que a variância será beeeeeemmm menor. Talvez até menor do que na BSS FR, pois jogando MSS a stack efetiva quase sempre é a sua e fica + fácil fazer o vilão atolar contra vc com mãos piores do q se vc fosse um BSS.

Orochimaro

Original de kauan18
é isso ai mesmo, essa mss que voces jogam não tem range de cold call, em sh isso não rola pq é muito facil adaptar vs 3bet de mss, sem range de call voce não consegue defender blinds optimal game. Em fr isso ainda é um leak, mais isso não impede de ser winner pq voce tem a opção de jogar bem tight e suas mãos boas compensam essas faltas.

eu naum sigo essas tabelas da Ps.... sigo umas coisas postadas no forum espanhol.... e como jah joguei DSS, fica facil de entender que fazer...., o limite que to jogando soh tem doente.. por isto que estou tendo bons lucros.... mais ao subir.... por exemplo, uma nl50, jah naum gostaria de jogar MSS SH.... pq soh levaria no rabo contra os regulares.....

Orochimaro

Original de acunhaneto

Original de Orochimaro
soh to em SH pq to jogando pra ter uma banca descente pra jogar nl25... depois vou pra FR e taum logo naum volto pra SH!!

Orochimaro se vc quer construir uma banca decente, entao pq nao vai jogar FR no mesmo limite q estás jogando SH? Por experiência própria digo que a variância será beeeeeemmm menor. Talvez até menor do que na BSS FR, pois jogando MSS a stack efetiva quase sempre é a sua e fica + fácil fazer o vilão atolar contra vc com mãos piores do q se vc fosse um BSS.

eu tava jogando FR.. dae li no forum espanhol umas paradas pra SH.. testei e deu certo... no meu limite soh tem doente.. tah sendo facil jogar contra.. agora eu naum sei se eh pq eles atolam ultra light contra mim com 40BB, naum me respeitando, ou pq tah easy mesmo... mais enfim.... eh um tiro que tah dando certo!!

Qdo eu tava jogando BSS, era dificil a galera querer atolar comigo com lixo... acontecia... mais naum com uma boa frequencia....

O que eh complicado na MSS, eh a limitação que ela impoe pra vc em termos de seleção das maos.

Alem do mais, uma coisa que nao consegui entender ateh agora nessa estrategia, eh como jogar AK efetivamente, ja que na maioria das vezes voce vai querer se atolar com AK depois de um 3-bet, e jogar isso como um coinflip.

Isso realmente eh +EV??????

Porque nao estava sendo pra mim nao.
Perdi a maioria dos AK's que joguei desta maneira, e perdi a maioria que joguei de outra forma.

Ou seja, fiz 50BBs e parti pra BSS, muito mais flexivel, permite maiores decisões, e jogando tight e bem agressivo pos flop, eh muito mais efetiva do que a MSS, alem de te permitir maiores lucros.

Eh claro que tambem acontecem maiores perdas, mas este eh o jogo: minimiza-las.

Original de MrOdarinha
O que eh complicado na MSS, eh a limitação que ela impoe pra vc em termos de seleção das maos.

Alem do mais, uma coisa que nao consegui entender ateh agora nessa estrategia, eh como jogar AK efetivamente, ja que na maioria das vezes voce vai querer se atolar com AK depois de um 3-bet, e jogar isso como um coinflip.

Isso realmente eh +EV??????

Porque nao estava sendo pra mim nao.
Perdi a maioria dos AK's que joguei desta maneira, e perdi a maioria que joguei de outra forma.

Com certeza é mais EV.
Perceba que na estratégia básica trata-se de fazer OR/fold nas EP's e OR/shove ou 3-bet/shove em qualquer um q abriu da MP em diante. Lógico que nos adaptamos às várias condições, vilões, mesa, etc. Mas de uma forma geral é mais EV por dois fatores:

1 - O range de 3-bet sobre um MP é largo. Se vc atolar vc cria muita fold-equity, e fará muitos jogadores largarem pares até TT, creio que os mais tights larguem até JJ.

2 - Basicamente só iriam pagar com JJ+ e às vezes AK. Sem contar nas vezes que encontraremos alguns vilões pagando com ases dominados (AQ, AJs). Ou seja, se vc colocar no equilator o range de 3-bet do vilão x seu AK vc terá > 50% de equity -------> +EV!

Lógico que pegamos aqueles dias q nossos AK só encontram monstros ou flips pela frente, mas longo prazo é isso aí...

Abraços!

Orochimaro

este é o range que uso pra jogar MSS SH:

En UTG o EP que es la 1ª posición de la mesa de 6, abriremos las siguientes manos: 66+,A8s+,KQs,A9o+

En MP que es la 2ª posición de la mesa abriremos un rango un poco más amplio que es el siguiente: 55+,A7s+,KJs+,A2+,KQo

En CO de nuevo ampliaremos en rango de openraise que será el siguiente: 44+,A5s+,KTs+,QJs,A6o+,KJo+

En el button el rango se amplia por estar en posición con respecto a las ciegas. Por ello abriremos el siguiente rango: 22+,A2s+,K7s+,Q9s+,J9s+,T9s,98s,87s,A4o+,KTo+,QJo.

En Small blind usaremos el mismo criterio que para button solo que el rango de apertura cuando son tights se disminuye un poco evitando la adaptación del call en posición de BB.
Así abriremos con este rango 55+,A8s+,K9s+,QTs+,J9s+,T9s,98s,87s,A7o+,KTo+

laro son, discutibles los rangos. yo pienso q lo mejor es algo así
3bet - 4bet
A EP: TT+ AQo+ AJs+ - QQ+ AK+
A MP: 99+ Ajo+ Ats+ - QQ+, AK+
A CO: 88+, ATo+A9s+ - JJ+AK+
A Bu: 66+, A + A6s+ - TT+ AQ+ Ajs+(cuidado AJs intentar ver historia del villano)
A SB: 55+ A7o+ AXS+ Kjo+ Kts+ - Ajo+ 99+ Ats+

Eu me adaptei a este range aih.. e junto com as stats, vc consegue definir como jogar contra cada jogador!!

Que bom q vc conseguiu se adaptar a SH usando a MSS. Se está dando certo para vc keep on. Parabéns. _thumbsup:

Mas ressalto q não recomendo a MSS SH para ninguém, se quer ser lucrativo a longo prazo na SH o ideal é jogar BSS. Ganha-se mais potes sem showdown na SH que na FR e para isso deve-se ter uma stack grande, além dos fatores ditos anteriormente como implied odds, call values, fold-equity, etc.

kauan18

1º dica pra quem joga mss, sempre que estiver jogando pense em stack to pot ratio, mss é um jogo igual a bss, a unica diferença são os stacks pot ratio.

2º trabalhe bem os sizes que vai usar preflop pois eles que vão te ajudar a prever os SPR's, isso quer dizer o que?
Com SPR's mais altos voce vai poder jogar mãos bem drawy, tipo um 54s no CO.

3º evite a maximo encher seu range de Ax fraco, essas mãos só são boas com posição e em pots bem pequenos, só no BU SB. Mãos fortes potes grandes , mãos pequenas potes pequenos :D

4º mss não é shortstack, voce quando tiver com 47bb vai estar em um jogo totalmente diferente de ss. Em midstack voce tem que usar bem o conceito de pot control. Novamente pot control remete a posição.A medida que o jogo vai ficando mais deep sua cartas perdem valor relativo e sua posição ganha valor relativo.

5º trabalhe linhas post flop diferentes para jogar estando no SB vs bb. No SB voce vai querer meter o maximo de pressão com draws e made hands 2p+, e com mãos tipo TP ou um 2nd par bom, voce vai tentar ir no showdown de forma bem barata, isso na pratica seria linhas C\C flop e C\C em apenas mais uma street e ainda por cima vai depender do tamanho da aposta do vilão. Enquanto isso o vilão vai estar pegando todas as freecards que quiser. Acredite essa situação é horrivel, horrivel de pessima quando voce for pensar no ev das suas jogadas. Voce vai precisar conhecer a agressividade do vilões para saber a hora de joga c\c em uma ou duas streets.

6º aprenda a dar cbet, esse esquema de cbetar any flop hu era bom, hoje em dia um jogador que cbetar 75-80% é fraco, previsivel, pq ele a a vitima perfeita de floats, e seu range é muito claro apos a cbet. Tente jogar com uma cbet de 55% mais ou menos. Aprenda a donkar , flops dobrados são notoriamente bons pra isso.

7º é possivel o uso de min 4bets sem ir allin se o raise inicial foi min raise.

8º não tenha ranges de 3bet largos, faça 3bet bem tight, quanto maior for seus 3bet% mais facil vai ser para os vilões jogarem contra voces, deixe para jogar com 3bet % alto quando voce acançar um limite onde ja tenha condições de comprar mãos dos vilões nos sites de datamining. Se voce tiver muitas mãos de um vilão voce consegue fazer excelentes semi bluff 3bet, porque em midstack existe 3bet por valor, por bluff e semibluff, que seria o caso onde pagar o shove do vilão tem um ev menos negativo que jogar 3bet\fold por causa de comprometimento com o pote.

9º estude, faça coach, assista video, e tente desenvolver compreensões pessoais sobre o jogo, isso que ira fazer voce deixar de ser perdedor ou breakeven caso seja, tente saber o porque de cada jogada pelo menos de forma matematica. Isso que traz o prazer de jogar. Nosso cerebro tem o mesmo potencial de processamento que o cerebro de grandes nomes dos high stakes muitas vezes estamos apenas com o software desatualizado metaforicamente falando. Table selection se possivel for.

10º não perca seu tempo jogando mss se não estiver disposto a abrir o bloco de notas e ficar varias horas fazendo um montão de contas de ev para tirar a prova dos 9 de varias jogadas.

finalmente Table selection se possivel for.

Se alguem tiver alguma duvida pode perguntar que eu tento responder.

Orochimaro

excelente explanação kauan.... com certeza vc eh o cara da comu em MSS... sempre te disse isto... e creio que estas dicas serão mais uteis a todos do que vc mesmo pode pensar....

abraços