Saltar para o fórum
Meaning of life: Po...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Meaning of life: Poker

8 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
901 Visualizações

Caros amigos, gostava apenas de partilhar algumas coisas convosco.
Comecei hà pouco a aplicar (dentro do que me foi possível) o que tenho estudado nos artigos e videos que me são disponibilizados.
Após diversos torneios e SnGs jogados, ganhei poucos, obtive bons resultados (não de banca...) e perdi a maioria.
Conheço o poker hà 2 anos e já gastei algum dinheiro online com o jogo, no entanto posso dizer com toda a certeza que só agora e após ter encontrado a pokerstrategy é que começo a perceber um pouco melhor este jogo.
Posto isto gostava apenas de colocar algumas dificuldades com que me deparo e que concerteza acontece o mesmo a todos. Já houve alguns SNG em que, aplicando a tabela de mão religiosamente, acabei por ficar sem fichas no decorrer do torneio, apenas com as blinds. Isto levou-me em várias vezes a arriscar e sair (por desespero/sem alternativa) da linha orientadora da tabela de mãos. Na maioria perdi.
Situações como :
50 jogadores restantes...
Minha Stack: 1800 fichas e blinds: 800/1600 ...
Em todo o torneio fui 2x ao jogo. Uma desisti... outra ganhei. (4000 fichas)
Chega a blind a mim... e sai-me um mau jogo.... que farei ? tentar bluff ? Push-Fold ?
É evidente que acontece a todos... claro.
gostaria apenas de ter a vossa opinião.

Outro assunto é a questão Sorte. Gostaria de colocar-vos uma reflexão : Sorte!
Qual o lugar da sorte no Poker ? Será que existe ? Um bom jogador precisa de sorte ?
Imaginemos algo que me aconteceu na 4 ou 5ª feira da semana passada no 100$ freeroll da pokerstrategy:
Entrants: 508
Faltavam 18
Estava em 1º com 114k fichas e blinds: 1500/3000
De repente sai-me KK em MP2
Dou raise (4 x BB)...todos foldam excepto BT que dá call.
Sai o flop:
A K 7
Eu: Raise 5 x BB
BT: Call
Turn: 8
EU: Raise 10 x BB
BT: Call
River: 2
Eu: All In
BT: All In

Perco para AAA
O adversário ganhou, no entanto foi mt mal jogado da parte dele (já agora... e da minha parte ? )
Ele tem AA em Pre-Flop e faz-me apenas Call !!!!!

Jogadas seguintes estou em tilt e já nem consegui jogar mais.
Não é esta minha atitude final(tilt) que interessa.
Sei perfeitamente que deveria ter tido calma, n dar tilt, etc... mas não é isto que interessa na minha historia... o que interessa é:

Foi Azar ter perdido para um mau jogador ?
Ele teve sorte ?
Havia algum indicio que me indicasse que ele teria melhor jogo ?
Que fariam nesta situação?

Abraço e obrigado por lerem isto.

7 respostas
CALLIBAN
Membro desde: 27.09.2007

Ola symbolik. Benvindoà pokerstrategy:)

As tabelas da pokerstrategy são relativas. Foram desenvolvidas a pensar no jogador iniciante e o seu objectivo é que o jogador tenha um jogo mais calmo e que se encontre o mínimo de vezes em lugares complicados. Diria que estas tabelas são primeiro de tudo direccionadas para o jogo pré-flop.
Depois, o jogador vai evoluindo e mais especificamente as suas skills pós-flop vão ficando mais apuradas. Com o estudo e evolução cada jogador vai descobrindo o seu próprio "eu". Claro que existem jogadas standard comuns a todos, mas nao seremos iguais em tudo obviamente. E ainda bem, pois isso quer dizer que estamos no caminho certo. Eu posso jogar os meus draws agressivamente - ter um flush draw, por exemplo, e apostar - mas tu podes simplesmente jogar check/call com o flush draw. Estou eu correcto e tu errado? Não, simplesmente temos técnicas diferentes, diferentes caminhos para atingir o mesmo fim. Com o "estamos no caminho certo" eu quis dizer o seguinte: o pior erro de um jogador é ser previsível. Se eu sei que tu jogas sempre da mesma forma - e isso inclui tb o tamanho das apostas, por exemplo - eu vou me adaptar a ti e dominar-te. E isto leva-me a outro raciocínio: adaptação - uma das chaves do sucesso no poker. Uma tabela pode claramente dizer-te que nunca podares pagar "aquele" push com o teu ATs, mas o que a tabela nao te diz é a frequência com que esse jogador faz isso. Se tu, estando atento, sabes que ele está a fazer isso com any two, então o teu ATs está MUITO À FRENTE! Vamos supor que ele faz isso com 70% das maos (um grande exagero, claro). Neste caso a tua mao contra o range dele é isto:

ATs } 62.927%

RANGE DE 70% { 22+, A2s+, K2s+, Q2s+, J2s+, T2s+, 93s+, 84s+, 74s+, 63s+, 53s+, 43s, A2o+, K2o+, Q3o+, J5o+, T6o+, 96o+, 86o+, 76o } 37.073%

( Não sei até que ponto sabes interpretar isso, portanto um breve explicação: qd vês "22 + ", isso quer dizer par de 22 ou melhor, logo qualquer par!)

Portanto, se tiveres ATs (As dez suited) o teu call torna-se um easy call contra o range desse oponente.
Agora, como podes ver, ele também pode ter, por exemplo, AA, o que me leva então a tua segunda questão: SORTE!

Basta fazeres uma procura neste fórum e encontrarás dezenas - se nao centenas - de tópicos a falar sobre esse tema. No entanto, nao vou ser preguiçoso e vou falar sobre isso :)

Imagina que tens AA e o teu oponente tem KK. Nesta situação vais ganhar 80% das vezes e perder 20% das vezes. Dito de outra forma mais simples: imagina que ganhas um euro por cada vez que ganhas a mao e que perdes 1 euro por cada vez que o tipo tem a sorte de acertar, por exemplo, um terceiro K.
O que acontece na prática? A cada 100 situações iguais, estás a ganhar 80 euros e a perder 20. É mto azar perder de AA para KK? Não, não é. Só perdemos 20% das vezes e essas 20% das vezes terão de acontecer um dia!
É claro que este exemplo é fácil, extremista. Mas existem outra situações em que tens decisões destas. São mais complicadas, mas com estudo podes perceber qual a jogada certa a escolher.

Em jeito de conclusão: tens um objectivo no poker - fazer sempre aquilo que conhecemos por "jogada +EV" [ + EV = positive expected value (jogada de valor esperado positivo) ]. Sabes que o gajo tem flush draw e por isso foi all in, mas tu já tens um par. Então, é easy call, pois a cada 5 situações dessas tu vais ganhar 4 vezes, pois ele só vai acertar no flush uma vez.

Bem, isto ficou um pouco extenso...Espero que tenha ajudado _thumbsup:

+1 for CALLIBAN

Obrigado meu amigo !
Bela surpresa...a tua ! Pasmadíssimo !! pela positiva !

Bem relativamente ao teu magnifico post, apenas deverei concluir que, afinal... é tudo uma questão de estatística / calculo probabilidade ?
Nesse dia poderá haver sorte num KK no entanto ele perderá na maioria das vezes pra AA ...
Percebo então que existem vários factores de estatística bem como matemática.... ((( OMG !!! tenho tanto que aprender !!! ainda vou a tempo ou deveria ter começado com 10 anos de idade ??? loll)))

Obrigado pelo teu post calliban !
Grande abraçO !

CALLIBAN

Original de Symbolik
Obrigado meu amigo !
Bela surpresa...a tua ! Pasmadíssimo !! pela positiva !

Bem relativamente ao teu magnifico post, apenas deverei concluir que, afinal... é tudo uma questão de estatística / calculo probabilidade ?
Nesse dia poderá haver sorte num KK no entanto ele perderá na maioria das vezes pra AA ...
Percebo então que existem vários factores de estatística bem como matemática.... ((( OMG !!! tenho tanto que aprender !!! ainda vou a tempo ou deveria ter começado com 10 anos de idade ??? loll)))

Obrigado pelo teu post calliban !
Grande abraçO !

De nada. É sempre um prazer ajudar principalmente se for um amigo ;)
Sim, matemática, estatística, gestão de banca (sem uma boa gestão vais a falência mesmo que fosses o melhor do mundo), conhecimento de equities, um bom mindset (n é facil evitar o tilt qd temos sessoes seguidas a correr mal. aturas havera que pensaras que nao podes confiar na sala) e "cojones" é o que precisas para ser lucrativo no poker. _cool:

eheheh, nao precisas de começar com 10 anos...no entanto:

POKER - "five minutes to learn and a whole life to master."

aconselho-te a instalar os tools gratuitos que a strategy te da: icm trainer,o elephant e o equilab...

http://pt.pokerstrategy.com/software/9/

http://pt.pokerstrategy.com/software/7/

http://pt.pokerstrategy.com/software/10/

abraço!

nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009

Movido para Poker » Poker em Geral

Bem-vindo ao fórum, Symbolik _thumbsup:

obrigado a todos , principalmente a ti calliban ! grande abraço !

CALLIBAN

Original de Symbolik
obrigado a todos , principalmente a ti calliban ! grande abraço !

De nada ;) abraço!