Saltar para o fórum
Charutos e cia.

Notificações
Limpar tudo

Charutos e cia.

11 Mensagens
8 Utilizadores
0 Reações
2,513 Visualizações
Bakano
Membro desde: 21.01.2006

Boas a todos,

como este tema despertou algum interesse no blog do gusma (poker lifestyle) achei que poderia valer a pena abrir um tópico próprio.

Não sou de maneira nenhuma perito no assunto mas gosto de fumar o meu charuto de vez em quando e quero aperfeiçoar este meu hobby. Em vez de ir simplesmente à tabacaria comprar charutos e fumá-los, quero ver se consigo melhorar esta experiência em muitos aspectos.

Comecei portanto por comprar um humidor ou humidificador (este!), ou sei lá que nome lhe dão em portugal, obviamente para lá depositar os charutos, mas não só. Nas minhas pesquisas li que devido à grande procura, alguns produtores não armazenam os charutos antes de os vender, não os deixando portanto envelhecer devidamente. Como o charuto também melhora com a idade se estiver devidamente armazenado, os peritos recomendam armazená-los nós mesmos durante 3-6 meses antes de os fumar para realmente desfrutar ao máximo.
Espero portanto conseguir obter um bom resultado com o humidificador que comprei. Isto vem acompanhado de um risco, nomeadamente o risco de os charutos se estragarem durante o armazenamento - mas espero não ter grandes problemas se seguir as instruções todas.

Agora que tenho a caixa de armazenamento, faltam os charutos. Como tenho de esperar 3 dias até o humidificador estar preparado para ser usado (3 dias de tratamento com água destilada etc para ter a certeza que a madeira interior tem o grau de humidade correcto ;) ) achei que poderia encomendar online, e como não pretendo esperar 6 meses até desfrutar o primeiro, ia comprar em maiores quantidades agora para ter alguns para já e deixar alguns para daqui a uns meses a ver se realmente noto diferença no aroma ^^ Ia também experimentar variedades diferentes.

Os sites que encontrei online para encomendas em portugal foram estes:

http://garrafeiratiopepe.pt/charutos
http://puros.pt/

o que me confunde um bocado é a diferença de preços dos dois. Os montecristo, por exemplo são bastante mais baratos na garrafeira. Não sei se os preços deles estão desactualizados ou se haverá outra razão - seja como for mandei-lhes um mail a perguntar. A ver se me respondem...

Bem, gostaria de ouvir mais opiniões e pode até ser que haja aqui alguns conhecedores. O mais interessante de se saber de cada um seria

1º marcas e/ou tamanhos do charuto
2º onde compram
3º que bebida para acompanhar
4º rituais envolvidos ao fumar
etc
etc

Abraço,
bakano

Responder
Citar (Quote)
10 respostas
romeusampaio
Membro desde: 06.02.2008

Fixe bakano.

Eu tb n sou conhecedor do assunto, mas posso aprender.

Os q tenho armazenados são romeu e Julieta e Montecristo. Já têm algum tempo. Será q há qq problema com isso bakano? O q podem acontecer aos charutos? Podem estragar mesmo estando com a temperatura e humidade ideal?

Já agora, como acendes um? Sei q deve ser com fósforos de madeira ou isqueiro de gás butano. Mas o ideal é com uma folha q ja n me lembro qual. :D Vou ver se descubro.

Após acenderes deves deixa-lo descansar por um minuto para ele se estabilizar. :)

E pronto, já disse tudo o q sei. :D

Vou ver se fumo um brevemente, já n me lembro da ultima vez.

Para acompanhar, sempre whisky.

Os meus preferidos:

Novo - Ballantine's
Velho - Old Parr

:sdrink

Responder
Citar (Quote)
Bakano

o pior que pode acontecer é apanharem bolor ou bicho. Nestes casos vão para o lixo. De resto se secarem ainda dá para fumar, mas dizem que afecta o paladar.

Acendo sempre com um isqueiro normal de butano, é gás sem odor e não afecta o charuto. Outra possibilidade são os isqueiros tipo maçarico, e tou a pensar em arranjar um desses. Se for fósforo, só os de madeira, nunca os de papel. Essa folha a que te referes é madeira de cedro. A mesma madeira que geralmente usam para os interiores dos humidificadores. Essas folhas de madeira de cedro às vezes vêm nas caixas de charutos, mas acho que só nas caixas maiores de 25 ou parecido.

Essa de deixar descansar não sabia. Geralmente queimo a ponta até ficar em brasa. Só então levo à boca e acendo normalmente sem nunca deixar a chama tocar no charuto ^^

encontrei mais um site que parece que vende para o mundo inteiro. Parece ter mais escolha que os outros:
http://cigarworld.us/index.asp?m=e

agora não sei onde encomendar :/

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio
Membro desde: 06.02.2008

É isso, madeira de cedro.

Eu sei q o site dos puros é bom. Em relaçao aos outros n sei, mas pesquisa q deves encontrar foruns a falar sobre isso.

Responder
Citar (Quote)
mawaykid
Membro desde: 28.11.2009

ohh pensava que era outro tipo de charuto

Responder
Citar (Quote)
Bakano

o site dos puros é bom mas é mais caro que os outros. Acho que há alguns meses subiram o imposto e imagino que os outros sites tenham um stock mais antigo e possam vender mais barato.
Seja como for, hoje tive em lisboa e fui ao colombo e encontrei lá uma filial da casa havaneza que tem uma variedade bastante grande de charutos. Pedi algum conselho, mas não fui muito na conversa da senhora. Ela sugeria charutos e queria vender logo uma caixa de 10 ou 25. Eu disse que para experimentar não compro mais que 3, porque gastar 180 euros para 10 charutos que depois não prestam é naquela... mas infelizmente não tinham caixas mais pequenas, portanto fui pelos que há conheço: os montecristo nº4. Comprei uma caixa de 3 montecristo nº2 que foram votados os charutos do ano de 2013 pelo site cigaraficionado, e mais um hoyo de monterey a vulso porque ela recomendou como sendo mais suave.

Como já tinha dito, aproveitei para comprar um isqueiro maçarico. A senhora como viu que eu tava lá pra gastar €€€ não hesitou para me apresentar logo os isqueiros de 80 e picos euros, mas vou lá comprar essas porcarias que depois perco na primeira bubadeira. Dizia ela que não tinha mais barato, mas a minha experiência com vendedores soou logo o alarme e o meu olho treinado viu lá uns de 12 euros. Perguntei: "então e aqueles?" resposta: "ah sim, temos ainda esses mas são baratos" ?(
dafuq?! Ganda lata a da mulher, hein?

Ficam aqui as caixas:

Amanhã o humidificador estará preparado para os receber. Como tinha dito foram logo tantos para guardar alguns durante uns meses para ver se depois noto diferença.

Tou a ver que afinal o tópico não desperta muito interesse ^^ talvez relate o resto então no meu blog :P

mawaykid:
as drogas fazem mal à saúde, rapaz! :coolface:

abraços,

Responder
Citar (Quote)
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009

Original de mawaykid
ohh pensava que era outro tipo de charuto

Se fosse desses charutos de certeza que o tópico tinha mais adesão. :coolface:
Só fumei um charuto na vida, estava todo ressequido por estar encostado há uns anos, mas com a moca que estava ia tudo. Não tenho grandes memórias do assunto.
Por isso ya, não tenho nada a acrescentar ao tópico :rolleyes:

Responder
Citar (Quote)
Orochimaro
Membro desde: 09.05.2008

Charuto não é coisa de cubano?

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008

Original de Lunitis

Por isso ya, não tenho nada a acrescentar ao tópico :rolleyes:

:facepalm: :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010

podias ficar ofendido com cenas baratas, há pessoas que ficam....

Responder
Citar (Quote)
makinazero
Membro desde: 02.09.2008

eu sou muito adepto de cohibas, fumei uns que vieram de cuba atravez de um amigo meu muito bons que ainda não arranjei cá iguais =(

Responder
Citar (Quote)