Boas a todos,
como este tema despertou algum interesse no blog do gusma (poker lifestyle) achei que poderia valer a pena abrir um tópico próprio.
Não sou de maneira nenhuma perito no assunto mas gosto de fumar o meu charuto de vez em quando e quero aperfeiçoar este meu hobby. Em vez de ir simplesmente à tabacaria comprar charutos e fumá-los, quero ver se consigo melhorar esta experiência em muitos aspectos.
Comecei portanto por comprar um humidor ou humidificador (este!), ou sei lá que nome lhe dão em portugal, obviamente para lá depositar os charutos, mas não só. Nas minhas pesquisas li que devido à grande procura, alguns produtores não armazenam os charutos antes de os vender, não os deixando portanto envelhecer devidamente. Como o charuto também melhora com a idade se estiver devidamente armazenado, os peritos recomendam armazená-los nós mesmos durante 3-6 meses antes de os fumar para realmente desfrutar ao máximo.
Espero portanto conseguir obter um bom resultado com o humidificador que comprei. Isto vem acompanhado de um risco, nomeadamente o risco de os charutos se estragarem durante o armazenamento - mas espero não ter grandes problemas se seguir as instruções todas.
Agora que tenho a caixa de armazenamento, faltam os charutos. Como tenho de esperar 3 dias até o humidificador estar preparado para ser usado (3 dias de tratamento com água destilada etc para ter a certeza que a madeira interior tem o grau de humidade correcto
) achei que poderia encomendar online, e como não pretendo esperar 6 meses até desfrutar o primeiro, ia comprar em maiores quantidades agora para ter alguns para já e deixar alguns para daqui a uns meses a ver se realmente noto diferença no aroma ^^ Ia também experimentar variedades diferentes.
Os sites que encontrei online para encomendas em portugal foram estes:
http://garrafeiratiopepe.pt/charutos
http://puros.pt/
o que me confunde um bocado é a diferença de preços dos dois. Os montecristo, por exemplo são bastante mais baratos na garrafeira. Não sei se os preços deles estão desactualizados ou se haverá outra razão - seja como for mandei-lhes um mail a perguntar. A ver se me respondem...
Bem, gostaria de ouvir mais opiniões e pode até ser que haja aqui alguns conhecedores. O mais interessante de se saber de cada um seria
1º marcas e/ou tamanhos do charuto
2º onde compram
3º que bebida para acompanhar
4º rituais envolvidos ao fumar
etc
etc
Abraço,
bakano