Saltar para o fórum
Calculando Pot Odds...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Calculando Pot Odds e Outs

11 Mensagens
8 Utilizadores
0 Reações
1,955 Visualizações

Como pesquisei no forum e não achei nada resolvi então postar este tópico duvida aqui.

Pessoal andei lendo em muitos lugares a respeito de calculos de Outs (Número de cartas no baralho que podem melhorar sua mão, caso alguem nao sabia o que era) e muitos lugares dão tecnicas e soluções diferente a respeito disso.
Meu intuito com esse post é saber dos professores da PokerStrategy e tb dos jogadores de nivel mais avançados como cada um calcula e qual julgam ser o melhor método de calculo.

Os exemplos que citarei a seguir foram retirados de varios sites que pesquisei e são de autoria de varios jogadores ou pesquisadores famosos, sendo assim estou apenas repassando o como exemplos para que vcs digam qual eh o melhor e como vcs calculam.

Ex 01:
Seu Jogo: 10J

Flop: 9 - 3 - Q

Neste caso as cartas que deixariam você em uma situação confortável seriam, quatro 8s e quatro Ks, ou seja o número de OUTS para você neste caso é 8.

Você pode calcular o percentual de chance destas cartas aparecerem, ou seja, utilizando só último exemplo e de uma forma de cálculo mais complexa seria o seguinte:

* desconsiderando as duas cartas que você possue, mais as duas cartas do seu adversário de um total de 52 cartas restam 48 cartas
* desconsiderando o número de cartas abertas no board que são 3, resultando em uma sobra de 45 cartas, onde destas são 8 cartas as que te favorecem
* divida 8 por 45 e chega-se a a um percentual aproximado de 18% de chances de sua carta aparecer.

Uma maneira mais fácil de calcular que também leva a um valor aproximado de uma forma mais rápida é pegando o seu número de OUTS multiplica-se por 2 e soma-se 2, ou seja OUTS x 2 + 2. Neste caso 8 x 2 = 16 +2 = 18%.

Ex 2: Regra do "four and Two" Desenvolvida por Phil Gordon
Seu Jogo: A♠ 5♠

Flop: K♠ 4♠ 3 :heart:

Neste caso as cartas que deixariam você em uma situação confortável seriam as nove cartas restantes de espadas para se fazer um flush e os outros treis 2 para se fazer uma seguida, ou seja 12 cartas.

A probabilidade de se fazer essa mão é pegar as 12 cartas e dividir por 47 cartas restantes o que nos dará aproximadamente 25% que eh o modo classico que jah vimos no exemplo passado.

Ou entao usar a técnica do "four and two"

Ou seja se você quer saber se quais as porcetagens da sua carta virar no turn pegasse as 12 cartas que servem multiplica por 2 e obtem-se o resultado. 12x2 = 24%

Se você quer saber ate o river multiplique 12x4 = 48% e obterá a resposta.

Tem ainda uma terceira maneira que eu vi em outro lugar que pesquisei.

Ex3:
Sua mão: Q :spade: J :spade:

Flop: K :diamond: J :heart: 7 :club:

Esse exemplo, os outs são 4 ases e 4 noves: 8 outs no total. Para calcular a chance de conseguir um out na próxima carta, você pega o número de outs e multiplica por 2 e depois soma 1. Na situação acima, com 8 outs, você tem aproximadamente 17% de chance de acertar no turn.
Não tem o exemplo de calculo até o river mas pelo que vi em outro site eh o mesmo sistema mas em vez de somar um soma mais 2, não tenho certeza.

Então pessoal sei que o testo esta extenso e que pode ate ser que tenha algo sobre isso em nosso forum, mas como todos viram eu fui atrás realmente pesquisei mas nao achei o material, por isto venho aqui para pedir-lhes ajuda em prol da melhora na qualidade de jogo nao soh meu mas como de toda nossa comunidade do Poker Strategy.
Obrigado desde já a quem puder ajudar.

10 respostas

os trres jeitos dao o resultado muito proximo... pode usar eles sem problema,..

o jeito que da um resultadio mais preciso é o primeiro, porem como nem todo mundo é bom pra dividir de cabeça criaram esses metodos que os resultados são muito proximos é 1% a mais ou a menos normalmente...

escolhe um que voce prefere e tenha facilidade e fique com ele.

eu pessoalmente prefiro o primeiro.

VNOGUEIRA
Membro desde: 27.11.2007

Boms métodos,

Agora o bom mesmo é estar recheado de cartas AA, KK, QQ.....
Comecei a jogar na SSS, e uso alguns conhecimentos de BSS, em minhas decisões.
Como ainda não me sentia preparado para encarar a BSS e o Pot Limit ja tava dando prejuiso.
Este foi o melhor caminho.
:diamond: :spade: :heart: :club: :diamond:

latini
Membro desde: 10.09.2007
Bakano
Membro desde: 21.01.2006

Latini otima dica e vou estudar por lah.
Por falar nisso queria seu contato via msn, mas isso nao eh para este topico.

Estou escrevendo para agradecer a prontidao e agilidade em que as pessoas me ajudaram, sao por estas e outras que o pokerstrategy esta crescendo cada dia mais.

Parabens e novamente obrigado.

no livro verde do phil gordon tem um captitulo sobre isso...

lah ele diz pra saber suas porcentagens de virar sua carta no turn eh multiplicar seus outs por 4...

jah no river multiplique seus outs por 2...

com margem de erro de ateh 2 pontos percentuais pra baixou ou pra cima! =]

Bakano
Membro desde: 21.01.2006

legolasma, com todo o respeito, mas você leu sequer a reposta inicial deste tópico?

Ex 2: Regra do "four and Two" Desenvolvida por Phil Gordon
Seu Jogo: Aspade 5spade

Flop: Kspade 4spade 3 heart

Neste caso as cartas que deixariam você em uma situação confortável seriam as nove cartas restantes de espadas para se fazer um flush e os outros treis 2 para se fazer uma seguida, ou seja 12 cartas.

A probabilidade de se fazer essa mão é pegar as 12 cartas e dividir por 47 cartas restantes o que nos dará aproximadamente 25% que eh o modo classico que jah vimos no exemplo passado.

Ou entao usar a técnica do "four and two"

Ou seja se você quer saber se quais as porcetagens da sua carta virar no turn pegasse as 12 cartas que servem multiplica por 2 e obtem-se o resultado. 12x2 = 24%

Tem ainda uma terceira maneira que eu vi em outro lugar que pesquisei.

:D:D:D

calcular a probabilidade de acertar no turn quando estmos no flop ou de acertar no river quando estamos no turn é sensivelmente a mesma.

ahahahha nem tinha visto esta linha do "four-two" ehehehe

isso q dah multitablear! ahahahah

Tem ainda uma terceira maneira que eu vi em outro lugar que pesquisei

Aqui não estaria invertido, o turn seria 48% e o river 24%???

Original de kanon

Tem ainda uma terceira maneira que eu vi em outro lugar que pesquisei

Aqui não estaria invertido, o turn seria 48% e o river 24%???

Acho que a intenção dele foi dizer que a probabilidade de acertar NO turn é de 2x(nº de outs) + 2 - é a regra que uso - e de acertar os outs quando estamos no flop até o showdown é de nº de outs x 4, ou seja, turn e river ainda por aparecerem.