Como pesquisei no forum e não achei nada resolvi então postar este tópico duvida aqui.
Pessoal andei lendo em muitos lugares a respeito de calculos de Outs (Número de cartas no baralho que podem melhorar sua mão, caso alguem nao sabia o que era) e muitos lugares dão tecnicas e soluções diferente a respeito disso.
Meu intuito com esse post é saber dos professores da PokerStrategy e tb dos jogadores de nivel mais avançados como cada um calcula e qual julgam ser o melhor método de calculo.
Os exemplos que citarei a seguir foram retirados de varios sites que pesquisei e são de autoria de varios jogadores ou pesquisadores famosos, sendo assim estou apenas repassando o como exemplos para que vcs digam qual eh o melhor e como vcs calculam.
Ex 01:
Seu Jogo: 10J
Flop: 9 - 3 - Q
Neste caso as cartas que deixariam você em uma situação confortável seriam, quatro 8s e quatro Ks, ou seja o número de OUTS para você neste caso é 8.
Você pode calcular o percentual de chance destas cartas aparecerem, ou seja, utilizando só último exemplo e de uma forma de cálculo mais complexa seria o seguinte:
* desconsiderando as duas cartas que você possue, mais as duas cartas do seu adversário de um total de 52 cartas restam 48 cartas
* desconsiderando o número de cartas abertas no board que são 3, resultando em uma sobra de 45 cartas, onde destas são 8 cartas as que te favorecem
* divida 8 por 45 e chega-se a a um percentual aproximado de 18% de chances de sua carta aparecer.
Uma maneira mais fácil de calcular que também leva a um valor aproximado de uma forma mais rápida é pegando o seu número de OUTS multiplica-se por 2 e soma-se 2, ou seja OUTS x 2 + 2. Neste caso 8 x 2 = 16 +2 = 18%.
Ex 2: Regra do "four and Two" Desenvolvida por Phil Gordon
Seu Jogo: A♠ 5♠
Flop: K♠ 4♠ 3 ![]()
Neste caso as cartas que deixariam você em uma situação confortável seriam as nove cartas restantes de espadas para se fazer um flush e os outros treis 2 para se fazer uma seguida, ou seja 12 cartas.
A probabilidade de se fazer essa mão é pegar as 12 cartas e dividir por 47 cartas restantes o que nos dará aproximadamente 25% que eh o modo classico que jah vimos no exemplo passado.
Ou entao usar a técnica do "four and two"
Ou seja se você quer saber se quais as porcetagens da sua carta virar no turn pegasse as 12 cartas que servem multiplica por 2 e obtem-se o resultado. 12x2 = 24%
Se você quer saber ate o river multiplique 12x4 = 48% e obterá a resposta.
Tem ainda uma terceira maneira que eu vi em outro lugar que pesquisei.
Ex3:
Sua mão: Q
J ![]()
Flop: K
J
7 ![]()
Esse exemplo, os outs são 4 ases e 4 noves: 8 outs no total. Para calcular a chance de conseguir um out na próxima carta, você pega o número de outs e multiplica por 2 e depois soma 1. Na situação acima, com 8 outs, você tem aproximadamente 17% de chance de acertar no turn.
Não tem o exemplo de calculo até o river mas pelo que vi em outro site eh o mesmo sistema mas em vez de somar um soma mais 2, não tenho certeza.
Então pessoal sei que o testo esta extenso e que pode ate ser que tenha algo sobre isso em nosso forum, mas como todos viram eu fui atrás realmente pesquisei mas nao achei o material, por isto venho aqui para pedir-lhes ajuda em prol da melhora na qualidade de jogo nao soh meu mas como de toda nossa comunidade do Poker Strategy.
Obrigado desde já a quem puder ajudar.