Olá pvitor, seja bem vindo meu caro, eu vi que você disse que tinha informação que o VPIP (Voluntarily Put In Pot) não VIPI, talvez tenha escrito errado mas de toda forma se não taí a forma correta. então se você tem essa informação é porque provavelmente você usa algum software pra tracking como o poker tracker ou holdem manager, então vou te deixar o link do forum onde explica como postar as mãos corretamente, ai você pode editar e colocar a mão da forma correta ou postar corretamente nas proximas mãos, porque se ficar postando assim provavelmente ninguém vai te responder porque fica difícil de interpretar a mão.
segue o link
https://forums.pokerstrategy.com/pt/forum/thread.php?threadid=64732
mas como é seu primeiro post vou dar essa colher de chá blz? rsrs até porque nos meus primeiros post eu também postei errado.
Vamos lá na avaliação. você disse que achava o vilão tight, porém você tem que levar em conta a posição que ele abriu que é do BU, não vou ficar aqui tentando inventar range pra esse vilão, vou pegar o range tight da pokestrategy do equilab, que é de 36% ou seja, o vilão pode estar abrindo com 22+,A2s+,K8s+,Q8s+,J7s+,T9s,98s,87s,76s,65s,54s,A9o+,K9o+,Q9o+,J8o+,T8o+,97o+,87o,76o,65o,54o
O primeiro ponto aqui é você não tentar colocar em uma mão especifica como AA/KK ou KJ e sim em um Range de mãos. pra facilitar o raciocínio não vou colocar o range de call do SB mas contra esse range PF o seu QTs tem 51% de equidade, ou seja, você vai estar a frente 51% das vezes e isso é bom, qualquer equidade acima de 50% significa que você vai estar ganhando mais que perdendo. como o small blind dell call o pote terá depois do seu call $0,18 e você só precisa pagar $0,04 então dividindo 0,04/0,18 = 22% de pot odds, ou seja você só precisa ganhar 22% das vezes pra ser um call lucrativo e como vimos você tem 51% de equidade então você tem equidade de sobra.
Flop você acertou TPGK (Top Pair Good Kicker) num bordo raiwbon (naipes diferentes) vs o range tight do BU você está a frente com 75% de equidade. o check é correto (check procedural) porque o agressor da mão é o BU e você não quer jogar um pote monstro com uma mão que pode ser batida nas proximas streets, o BU beta meio pote o que é um tamanho comum de cbet seja por valor ou blefe, e você call, até aqui OK, ele pode estar fazendo essa cbet por blefe contra dois jogadores que deram check e por ele ter sido o agressor pré-flop, mas por ele ser tight vamos dar uma diminuida no range dele e imaginar que ele possa estar fazendo essa cbet com 66+,22,ATs+,A6s,A2s,KTs+,QTs+,JTs,T9s,98s,87s,76s,65s,54s,ATo+,KTo+,QTo+,JTo,T8o+,98o (eu deixei todas as overcards e todos os straight draws e contra esse range a sua mão ainda tem 67% de equidade o que é muita coisa. o call aqui é obrigatório.
O turn vem o Qs o que lhe dá dois pares que é uma mão muito forte principalmente nesse bordo desconectado e sem flush draw, só pra você ter uma idéia mesmo contra o range dele sendo tight e a gente afunilando ainda mais esse range no flop, contra esse range a sua mão agora tem 86% de equidade, O vilão faz uma segunda CBET contra o seu segundo check, aqui eu acho que a melhor linha a fazer é fazer um raise na cbet turn, pra cobrar dos draws possíveis e top pares, se ele te voltar é provável que ele possa ter uma trinca e você tem a opção de foldar a mão, mas se você apenas der o call corre o risco de o turn bater uma carta ou que completa o draw dele ou que ele não colocará mais dinheiro no pote e você deixa de extrair valor caso apareça uma freeze card.
eu acredito que ele ainda faria essa cbet com alguns draws e overpairs, afunilando ainda mais o range ainda temos
99+,66,22,AQs,ATs,KTs+,QTs+,JTs,T9s,98s,87s,AQo,ATo,KTo+,QTo+,JTo,98o e contra esse range você ainda tem 82% de equidade,
no river vem o 9d que é uma péssima carta pois completa alguns draws, e a equidade dele sobe pra 28% contra 71% seu. acho que ele vai continuar betando ai KQ, AQ, AA, KK, JJ que não acredita que você tem o Q, e alguns draws falhados, como você jogou de forma passiva no turn ficou numa situação de blefe catcher, ou seja, ou folda ou paga pra ver se o vilão tá blefando, (o que vai acontecer, mesmo o vilão sendo tight). eu daria call mesmo com esse 9d. você ainda vai ta ganhando ai muitas vezes, porém serve de lição pra numa proxima mão você avaliar melhor um turn desses.
viu como é importante a gente pensar em ranges e não em mãos. algumas vezes o vilão vai ter trincas ou sequencias mas faz parte do jogo, segue em frente com a cabeça de que fez a jogada certa. antes uma jogada certa que perdeu do que uma jogada errada que ganhou, pois essa jogada errada, sendo repetida por várias e várias vezes vai te fazer perder dinheiro.