Original de Luva12
Jogo live há algum tempo e acho que posso deixar aqui minha opinião sobre o que foi dito sobre as tells um pouco acima.
Quando saímos do on line e vamos para o live, a sensação que se tem é de que, se observarmos muito atentamente um jogador durante uma mão, seremos capazes de captar alguma tell mágica que vai facilitar nossas decisões. Ledo engano! Não dêem tanta importância às tells físicas e eu vou dizer porque:
1. Numa mesa normal estão sentados, além de você, de 6 a 9 jogadores. A menos que você seja uma máquina, não vai conseguir observá-los o tempo todo com a atenção devida, depois de 60 min sua atenção, COM CERTEZA, já vai ter se reduzido a muito pouco.
2. Por mais leigo que seja o adversário, ele estará fazendo um mínimo esforço para amortizar suas tells e te confundir (Alguns oponentes exageram! A esses casos se aplica o que Mike Caro diz no Livro das Tells: Forte siginifica fraco, fraco signfica forte.)Mas veja bem, se fosse simples assim, era só aplicar psicologia reversa nas mesas live e sair forrando todos os dias, mas não é. Tem o cara que joga poker e acha que ser blefado é uma ofensa à masculinidade. O que significa se esse cara gritar com você te pressionando quando você está tendo que se decidir por um call? Ele está fraco? Quer ganhar de você como se fosse truco? Ou está te insultando para que você leve para o lado pessoal e dê o call que ele tanto deseja? Sei lá, não dá para saber!!! Às vezes ele só está bêbado e sua atitude não tem absolutamente nada a ver com as cartas que ele tem nas mãos...
3. Diferente do pkr on line, no live a velocidade das mãos é infinitamente menor. Se você consegue jogar 80 mãos em uma hora numa mesa de cash on line, no live você joga 30 (se tiver sorte!). Você vai até conseguir observar alguns trejeitos em determinados jogadores, mas associá-los a um determinado tipo de mão é tarefa muito difícil. Vamos supor que você cravou os olhos no cara à sua frente. Parece ser um jogador sem muitas intimidades com as fichas, calado a maior parte do tempo, aparentemente selecionando bem suas mãos iniciais. Depois de um tempo o cara olha para o relógio, respira fundo, faz cara de impaciente... Na mão seguinte, sai dando raise de utg1. Você, no bb, resolve dar call com 9 9. Heads up, flop baixo, você segura overpair. Você resolve esperar a cbet e voltar por cima. Dito e feito, ele aposta, você 3beta padrão. O cara fica nervoso e você percebe que ele está com a respiração ofegante. Ele pensa um pouco, parece ponderar a decisão e volta all in. E aí?? Dessa vez não vou comprometer meu stack todo com 99!!! Minha decisão não vem de tells físicas do oponente, longe disso, vem de padrões de aposta, comprometimento com o pot, agressividade do oponente... E outro um milhão de coisas que poderiam nortear uma decisão mais racional. Não estou com isso querendo dizer que tells são inúteis, não são, mas sua utilidade é muito pequena. Nesse caso, você observou a tell da respiração ofegante, mas o que ela significa??? Se você tivesse pago e o cara mostrasse AA não quer dizer que toda vez que ele ficar ofegante vai ter uma mão forte!!!!! Da próxima vez ele pode segurar AK e ter os mesmos trejeitos!!! Como saber? Jogando 30 mãos por hora???
Se você joga todo santo dia com os mesmos players, tudo bm tentar sair desvendando trejeitos, caso contrário, preste atenção nos calls, nas apostas e nos checks. Isso já basta.
Essa é minha opinião. Bons flops a todos
Abraço
Boa Brother... Valew a opinião...
Ontem fui lá no rock poker jogar o torneio de 3 dias (1A + 1B + Dia Final) consegui sobreviver mas hoje nao poderi ir e vou ficar short (com 13 BBs) para quarta-feira...
Descobri que não sou muito bom com Tells, mas também o pessoal sempre fazia leitura errada das minhas mãos... fiquei card dead a noite inteira, ganhando praticamente Blinds e um ou outro move
Isso que você falou sobre os caras que já se conhecem é muito fato, ontem rolou uma mao muito sick num pote gigante
dois cara brigando pre flop, por já ficou grande... FLOP KKr, o 2º em fichas na mesa da check, o CL bet 1/2 pote +/- e o 2º em fichas da shove... o CL olha pra ele e fala, vou dar o call na sua frente, mas minha mão é ruim... e ele mostra o 22... o 2º em fichas mostra A7o e o 22 segura... o cara ficou puto da vida...
Esse tipo de jogada é uma que eu não consigo "me ver" fazendo, talvez pelos vicios do Online de jogar um poker mais "padrão" ou apenas por medo e inexperiência... mas sei lá...
Bom, vou começar a ir toda semana jogar Live e vamos ver se aprendo alguma coisa.... =]