Skip to forum
Sobre equidade de r...

Notifications
Clear all

[Closed] Sobre equidade de ranges

3 Posts
2 Users
0 Reactions
347 Views
ricardovinog

Eu vou partir de um exemplo bem simples e pontual pra ficar mais fácil de compreenderem minhas dúvidas.

Suponham que na nl10 SH o Hero tem um range de raise 1st no botão de 40%. Jogando no equilator um range de 40% dará na verdade 39,97% o que equivale a 528 combinações de mãos. (33+, A2s+, K2s+, Q5s+, J7s+, T8s+, A2o+, K5o+, Q8 o+, J9o+).

Comparando esse range de 40% vs esse próprio range de 40%, logicamente dará 50% de equidade pra cada. No entanto, como podem perceber esse range não inclui suited conectors 98s e menores nem par de 22.

Se fizermos uma simples mudança nos extremos desse range, por exemplo, excluindo K2s e acrescentando 98s teremos as mesas 528 combinações. Se comparamos com o range original a equidade diminui.

Diminui muito pouco, quase nada! Mas se começarmos a alterar mais os extremos adicionando suited conectors e excluindo K e Q suited baixos a diferença de equidade vai aumentando. E ainda, quando repetimos esse "experimento" com um range menor que 40% a diferença de equidade se alarga mais.

Diante disso tenho algumas dúvidas:

1- Levando em conta que na nl 10 se joga mãos por valor e SUPONDO que o Hero decida "vou abrir (raise 1st) do botão com um range de 40%". É mais lucrativo (tem mais valor) ele foldar o 98s e abrir K5o nesse limite?

2- Quando alguém diz algo do tipo: Aqui você pode abrir com um range de "x"%. Tal range equivale a um número "n" de combinações. Devo considerar as combinações mais "fortes" do range? (Por exemplo 40%: devo considerar o K5o e desconsiderar o 98s?)

3- Sei que na verdade os ranges são pessoais. Do tipo: "gosto de abrir aí com 98s (ou 22) mas não K5o" e devemos levar isso em consideração em nossos adversários. Mas MATEMATICAMENTE o range "40%" tem uma combinação mais forte que inclui o K5o e exclui o 98s ou 22! E na NL 10, que jogamos por valor, não deveríamos tender a jogar a combinação MATEMATICAMENTE mais forte do range? Logo se o Hero decidir abrir 40% do botão ele deve foldar 98s e 22 e abrir K5o?

(Essa última colocação "3" é a mesma da "1" porém mais detalhada.)

4- Entendo que em minhas colocações dou demasiada importância para o jogo pré-flop em relação ao jogo pós-flop. Mas o jogo começa no pré-flop e independente da habilidade, um range que considera a combinação MATEMATICAMENTE mais forte sempre terá equidade maior que o mesmo range que não considera essa mesma combinação mais forte. Ou seja, o Hero será mais lucrativo abrindo K5o e foldando 98s e 22 do botão do que o contrário. Concordam com essas afirmações?

Enfim, dei um exemplo pontual e simples pra explicar minha dúvida de algo bem maior e complexo. Espero que tenham entendido e com a discução possamos entender melhor o jogo como um todo.

2 replies
rafaelaugustop

1 - Depende do vilão. Contra short é melhor você ter K5, contra deep é melhor ter 98s.

2 - Não. Não é uma coisa linear. Você vai abrir X% na média, mas vai usar em uma situação 10% em outras 70% das mãos.

3 - Foi o que eu disse, depene muito do vilão, mas como você não vai all-in e muito poucas mãos vão ao showdown, K5 em geral não é melhor que 98.

4 - Sim e não, tem que levar em consideração o que eu disse de não ter all-in.

ricardovinog

Beleza.

Se entendi quando se fala em range na verdade é a quantidade de vezes em que se joga a mão. Sendo a combinação flexível dependendo da situação.

Seria correto jogar somente com a combinação matematicamente mais forte de determinado range se o jogo fosse resolvido no preflop, sendo que, quando a stack efetiva é pequena mais se aproxima desse cenário. Certo?

E porque a situação muda quando estamos deep?

Por nos permitir ganhar maior quantidade de dinheiro quando estamos jogando por valor?

Paralelamente nos permite ganhar mais pots com moves devido maior fold equity?

Na NL 10 qual das duas suposições acimas (se corretas) tem mais peso? Muito mais peso? (Considerando os vilões no geral desse limite).

É considerado deep acima de quantos BBs?