Eu vou partir de um exemplo bem simples e pontual pra ficar mais fácil de compreenderem minhas dúvidas.
Suponham que na nl10 SH o Hero tem um range de raise 1st no botão de 40%. Jogando no equilator um range de 40% dará na verdade 39,97% o que equivale a 528 combinações de mãos. (33+, A2s+, K2s+, Q5s+, J7s+, T8s+, A2o+, K5o+, Q8 o+, J9o+).
Comparando esse range de 40% vs esse próprio range de 40%, logicamente dará 50% de equidade pra cada. No entanto, como podem perceber esse range não inclui suited conectors 98s e menores nem par de 22.
Se fizermos uma simples mudança nos extremos desse range, por exemplo, excluindo K2s e acrescentando 98s teremos as mesas 528 combinações. Se comparamos com o range original a equidade diminui.
Diminui muito pouco, quase nada! Mas se começarmos a alterar mais os extremos adicionando suited conectors e excluindo K e Q suited baixos a diferença de equidade vai aumentando. E ainda, quando repetimos esse "experimento" com um range menor que 40% a diferença de equidade se alarga mais.
Diante disso tenho algumas dúvidas:
1- Levando em conta que na nl 10 se joga mãos por valor e SUPONDO que o Hero decida "vou abrir (raise 1st) do botão com um range de 40%". É mais lucrativo (tem mais valor) ele foldar o 98s e abrir K5o nesse limite?
2- Quando alguém diz algo do tipo: Aqui você pode abrir com um range de "x"%. Tal range equivale a um número "n" de combinações. Devo considerar as combinações mais "fortes" do range? (Por exemplo 40%: devo considerar o K5o e desconsiderar o 98s?)
3- Sei que na verdade os ranges são pessoais. Do tipo: "gosto de abrir aí com 98s (ou 22) mas não K5o" e devemos levar isso em consideração em nossos adversários. Mas MATEMATICAMENTE o range "40%" tem uma combinação mais forte que inclui o K5o e exclui o 98s ou 22! E na NL 10, que jogamos por valor, não deveríamos tender a jogar a combinação MATEMATICAMENTE mais forte do range? Logo se o Hero decidir abrir 40% do botão ele deve foldar 98s e 22 e abrir K5o?
(Essa última colocação "3" é a mesma da "1" porém mais detalhada.)
4- Entendo que em minhas colocações dou demasiada importância para o jogo pré-flop em relação ao jogo pós-flop. Mas o jogo começa no pré-flop e independente da habilidade, um range que considera a combinação MATEMATICAMENTE mais forte sempre terá equidade maior que o mesmo range que não considera essa mesma combinação mais forte. Ou seja, o Hero será mais lucrativo abrindo K5o e foldando 98s e 22 do botão do que o contrário. Concordam com essas afirmações?
Enfim, dei um exemplo pontual e simples pra explicar minha dúvida de algo bem maior e complexo. Espero que tenham entendido e com a discução possamos entender melhor o jogo como um todo.