Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Compilação teórica FL

8 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
903 Visualizações

Bem, vou tentar propor aqui uma coisa que pode vir a ser interessante.
Embora a pokerstrategy.com seja a melhor escola (disso ninguém dúvida), há coisas que mesmo ela pode melhorar e cabe-nos a nós enquanto seus membros fezr por isso.
Algo que para mim está um pouco errado, é a ideia que os jogadores começam por FL e a partir daí, vão migrando para outras modalidades.
Este deve até ser o percurso desejável, mas penso que não se verifica. Pelo menos eu conheci o poker pelo NL, e comecei a jogar NL na net. Só depois de muita porrada migrei para FL.
O que pretendo com estas futuras discussões é discutir algumas jogadas e o motivo de serem feitas. Não estou a dizer que vou ter razão, muito pelo contrário, vão servir para reparar alguns leaks meus (espero) e ajudar quem precise.

Neste artigo vou só discutir como serão organizados os restantes artigos.
Vou tentar manter uma forma compacta, focando uma etapa do jogo de cada vez, em vários cenários possíveis, como o tipo de mão, a posição e os adversários.
No final, vou tentar fazer um apanhado com as ideias discutidas. Muitas vezes alterando completamente a ideia inicial, sempre que essa ideia se provar errada.

De início apenas abordarei o jogo em mesas FR, pois não tenho qualquer tipo de conhecimento em SH e para falar asneira, mais vale não falar. No entanto espero, com a ajuda de todos, progredir para esse jogo.

7 respostas

Aqui, a linkagem para os tópicos...

Este vai ser o 1º artigo e não por acaso, o mais importante.
Como crescer a banca saudavelmente.

Não é por acaso que este é o 1º. Sem banca, não há jogo!
Todos sabemos que (ou deviamos) que para subir de limites, em micro stakes, é aconselhado subir com 300 BBs do limite acima e descer com 300 BBs do limite abaixo.
Aqui não há nada a acrescentar. Errado!
Claro que essa é a gestão recomendada e por algum motivo, que eu não sou ninguém para contrapor.
Mas ainda assim, vamos focar num caso específico.
Você começou com o seu capital inicial, $50 na Full Tilt e começou a jogar FL Fr [0.10 , 0.20]. Neste momento você tem 250 BBs do seu limite actual e, no caso de correr mal, fará o move down para FL FR [0.05 , 0.10] com $30.
Até aqui tudo certo. A questão complica-se quando a sua banca está entre $90 e $150.
Com $90, você poderia jogar FL FR [0.15 , 0.30], mas esse limite não está disponível. Com $120, você poderia jogar FL FR [0.20 , 0.40], mas esse limite, também,não está disponível.
Até aos $150, em já poderá fazer o move tranquilo com 300 BBs para FL FR [0.25 , 0.50].

Neste aspecto, eu vejo 3 opções.
1. Manter em FL FR [0.10 , 0.20] até ter a os desejados $150. Nessa altura fazer o move up.
2. A partir de uma banca "confortável", mas não ideal, fazer o move up, mas também estabelecer um limite de perdas para voltar atrás. Isto é, supondo, com $120 fazer o move up (60 BBs do limite acima), logo decidindo fazer o move down quando/se baixar dos $90 (150 BBs do limite abaixo).
3. Tentar aproveitar essa zona e aprender algo novo, como jogar SH. Isto é para jogar FL SH é recomendado 500 BBs do limite. Ora é exactamente a situação.
4. Em semelhança com a opção 2, partindo de uma banca intermédia, começar a mesclar mesas dos 2 limites, mas também com limite de perdas para voltar a jogar exclusivamente o limite abaixo.

Dentre elas, não há melhor ou pior, todas trazem algum tipo de vantagem. Analisando cada uma...
Na 1ª, você consolida o seu jogo, cria uma banca muito confortável, que practicamente garante que não vai dar o passo atrás. Permitindo um avontade maior no novo limite, dando margem para introduzir e testar alguns moves sem que as possíveis perdas afectem a sua banca e consequentemente, o seu jogo.

Na 2ª, você evolui o seu jogo por jogar contra adversários de grau supostamente superior e analisando jogo deles.
Definindo o seu limite de perdas, você poderá ser "obrigado" a dar um passo atrás, podendo assim demorar até que se estabeleça neste novo limite. Porém, quando o fizer de vez, o jogo neste limite não será novo.

Na 3ª, você aprende uma nova dinâmica de jogo, que poderá trazer vantagens, para algumas futuras situações. Como não conheço a dinâmica de SH, vou pedir a quem conheça que deixe a sua opinião, em vez de me alongar mais.

Na 4ª, você consilia a segurança da 1ª opção, com a evolução provocada pela 2ª.

Esta discussão não afecta apenas este limites, pois você sempre pode, quando tem mais de 500 BBs do limite que joga, optar por uma gestão tradicional, aproveitar para se dedicar um pouco a SH (lucrando lá 100 BBs), ou começar a mesclar limites para conhecer a nova dinâmica, começar a juntar stats dos oponentes e até evitar jogar scared money quando fizer o move definitivo.

Depois de mais algumas reflexões, penso que há mais uma 5ª opção, que vale a pena considerar.

5. Começar a introduzir/aumentar o multitable.
Com esta iniciativa, conseguem aumentar-se os ganhos por hora.
Pode a início ser prejudicial, por não se poderem fazer tão boas leituras e colocar em situações mais complicadas.

Tentando uma abordagem mais matemática, mas hipotética.
Jogando frequente e consistentemente 4 mesas, em que cada mesa "rende" por hora 5BBs, 4*5= 20BBs/hora.
Jogando 6 mesas, a concentração pode diminuir e naturalmente, os ganhos.
Ganhando 3.5BBs por hora por mesa, 3.5*6=21BBs/hora.

Idealmente, depois de bastante habituação a um multitable mais elevado, o ganho por mesa, tende a aproximar-se do ganho por mesa obtido numa situação óptima. Assim, é um aspecto do jogo que também deve ser trabalhado.

De encontro ao post anterior, a ideia é aproveitar a "zona de conforto" da nossa banca para o limite, para tentar evoluir o nosso jogo.

No pré flop, com a 1ª ronda de apostas, começam também os primeiros erros. É aqui que devemos começar a tentar ganhar alguma vantagem.
Para iniciar, vamos fazer uma catalogação de mãos não standard, para começar a explicar o porque de algumas decisões consoante a posição e o número de oponentes.

Mãos heads up.
Nestas mãos incluiremos os pares QQ+ e AK (neste caso, a suitedness não será relevante).
Estas mãos são sem dúvida as mais fortes do poker, em pré flop. São elas que trazem mais dinheiro, são elas que têem mais EV.
No entanto, também se perde bastante com estas mãos, por ser díficil admitir-se que se está batido.
Assim, estas mãos são idealmente jogadas em situações de heads up. Como tal, com elas deve apostar-se forte o pré flop, não só para inflacionar o pote, como também para protege-las, uma vez estas perdem valor, quantos mais jogadores estiverem envolvidos.
Com estas mãos, apostar é a palavra de ordem. Valor e protecção.

Mãos multiway.
Nestas mãos incluiremos suited conectors e pares 88-.
Estas mãos não têem muita força, ou valor para jogar heads up, pois estarão quase sempre dominadas, ou a probabilidade de saírem scared cards na board é muito elevada, o que faz com que, mesmo quando estão na frente, não se consiga extrair bom valor delas.
No entanto, quando estas mão acertam algo no flop, quase sempre será a melhor mão. Pena que isso não aconteça tantas vezes que se possa dizer que estas mãos são EV. Por isso, o interesse destas mão é serem jogadas contra vários oponentes, com a certeza de que, quando acertam, vão extrair muito valor.
Assim, estas mãos devem ser jogadas contra vários oponentes e de forma a que se maximize o valor quando acertam algo, ou seja, em posição.

Mãos mistas.
Nesta incluímos AT+, KT+, QJ e pares TT e JJ.
A força aparente destas mãos é bem maior que a sua força real, porque existindo muita acção pré flop, ou elas já estão dominadas pelas denominadas mão heads up, ou estão dominadas por mãos do mesmo tipo (mãos mistas).
Ainda assim, estas mãos encontram-se muito na frente das mãos "comuns", pelo que num pré flop sem acção devem ser protegidas e o seu valor devidamente extraído.
Por não serem tão fortes como as mãos heads up, elas devem ser jogadas mais cuidadosamente, isto é, valendo-se da posição para aumentar o seu valor, diminuindo a possibilidade de existirem mãos heads up a jogo (cada adversário que folda ou dá só call, diminui a possibilidade da existência de mãos heads up a jogo).

Mãos vulgares.
Todas as mãos não citadas acima (suitedness não relevante).
Estas mãos não têem qualquer tipo de valor, embora possa muitas vezes transformar-se em monstros, mas tão raramente que não compensa investir dinheiro nelas.

Destes grupos de mãos, aquelas que nos merecem mais atenção pré-flop são as mãos mistas, portanto o próximo post vai ser sobre elas.

Se alguém discordar com a atribuição das classe é algo que pode/deve ser discutido. Esta é apenas a minha ideia geral, aberta a discussão, para melhorar, também, o meu jogo.

riprlz
Membro desde: 06.11.2007

lol, 5 posts do op no tópico e ninguem respondeu ? Que dó.

Tudazul
Membro desde: 09.03.2007

Se fosse tópico de apresentação, bombava. _mad:

makinazero
Membro desde: 02.09.2008

boas diana

apesar de perceber o porquê da escolha de categorias penso que as mãos de multiway e as mãos mistas muitas vezes se podem confundir.

eu gosto de jogar as duas para me isolar contra fish

e algumas mãos multiway conforme a posição até me isolar contra um tag com 3bet e jogar em posição aqui temos de ver que maior parte das vezes e BU vs LP

as maos heds up sao boas para jogar como disses te em HU sendo elas fortes e boas para jogar em Multyway pots temos é de saber larga las ou apostar com elas.