Saltar para o fórum
[HU SNG] – Pre-Flop...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [HU SNG] – Pre-Flop Ranges (Básico)

8 Mensagens
3 Utilizadores
0 Reações
1,753 Visualizações
Kemono
Membro desde: 22.05.2008

É comum dizer-se que em HU queremos jogar o maior número e os maiores pots em posição (IP/BTN). Da mesma forma diz-se que se deve jogar menos pots fora de posição (OOP/BB). Estas duas afirmações não parecem ter grande discussão quanto à sua veracidade, mas até que ponto se pode definir com maior precisão os ranges pré-flop em HU SNG?

Na verdade por se tratar de uma variante de constante ajuste ao/do adversário fica impossível definir um range do tipo TT+, AT+, K8s+, mas ainda assim existem algumas situações sobre as quais podemos reflectir, senão vejamos:

IP/BTN

Na prática por estarmos nesta posição e de termos em nós todas as vantagens que esta nos dá poderíamos abrir (Raise, neste artigo não é considerado open-limp uma opção IP/BTN) 100% das mãos até ao adversário começar a ajustar. Certo, mas imagine-se na pele do seu adversário. Quais os pensamentos que lhe surgiriam? Provavelmente algo do tipo: “Este palhaço nem faz ideia do que está a fazer, deram-lhe um botão de Raise e ele só clica!” daí que um pequeno ajuste para 85%-90% permite-nos evitar este frustramento e as jogadas por ele causado que nos colocariam em spots demasiado marginais.

Tudo bem, raise IP/BTN 85% das mãos até o adversário ajustar. Mas como é que ele pode ajustar e como re-ajustar a isso?

O nosso ajustamento só pode ser feito pela redução do range de abertura, pois nesta altura estamos a usar o nosso range máximo. Este ajustamento deve ser feito se o adversário der muita 3bet e continuar a agressão no pós-flop, se o adversário não respeita a posição e jogar super-agressivo OOP e constantemente pela Stack. De ressalvar que, este tipo de jogadas do adversário são na maioria das vezes um ERRO e podem ser exploradas lucrativamente sem alterações, embora uma redução do range de abertura para 65%-70% seja considerado correcto, até para evitar spots marginais.

OOP/BB

Genericamente, jogar nesta posição exige um range muito mais tight, embora este range dependa também do quanto o adversário está a abrir e de quão mal joga ele pós-flop. Claro que é aceitável ter um range de call maior para mini-raises do que para raises 3xbb mas esse facto não deve fazer como que se passe a jogar demasiado loose. Mais uma vez ajustar ao adversário é chave.

Quando o adversário tem um range largo de abertura mãos do tipo K9s, 9Ts ganham bastante mais valor por se tratar de cartas que nos podem trazer um bom par ou projectos interessantes. Na mesma linha de pensamento, se o adversário tem um range mais curto de abertura devem ser evitadas mãos que possam estar facilmente dominadas como Ax fracos.

Perante adversários passivos que jogam maioritariamente Limp/Call aceitar os flops grátis é aceitável, mantendo um range como 66+ e Broadways (QJ, KT) para atacar os limps do adversário.

Por último, o range para 3bet deverá ser o mais curto possível, devido a estarmos a comprometer uma quantidade significativa de fichas numa mão que vamos jogar sempre fora de posição, daí que um range TT+, KQ, AJ+ é um bom ponto de partida.

Tentei criar aqui uma base para quem quer iniciar e não faz a menor ideia de como fazer. Ideias? Sugestões? Criticas?

Obrigado, abraço

7 respostas
joaodg
Membro desde: 21.12.2009

Boas,

Antes de mais queria agradecer-te pelo post, a mim deu-me bastante jeito já que estou a tentar iniciar-me em HU SnG. Por enquanto não tenho tido muito sucesso mas joguei poucos jogos e penso que estou even.

Aproveito para te perguntar se tens algumas dicas em relacão à leitura do adversário e respectivos ajustes. Eu no geral jogo da seguinte forma:

stacks ~ iguais: relativamente tight em posicao tentando evitar coin flips.

stack ~2/3: bastante mais tigh se ele tiver a dar mt push e tento só pagar o push com PP altos.

stack ~ 1/3: aguardar uma mão decente e dar push, a "decência" da mão irá depender do numero de BB.

Eu até sinto confianca no meu jogo porque na maioria das vezes sou eu quem mantém a stack maior, mas por vezes perco a paciência contra adversários que dão push quase todas as mão e depois acabo por entrar em coin flips...

Cumps.

aboesing
Membro desde: 06.06.2008

Sugiro também que estudem o equilíbrio de Nash. É muito útil quando os blinds estão a um nível considerável do stack.

Kemono

Olá joaodg,

Quer me parecer que tens algum problema no End Game, mas isso é perfeitamente normal, pois esta é uma das fazes mais difíceis de se dominar em sng's e os hu's não fogem à regra. mas vamos por partes:

stacks ~ iguais: devem ser evitados os flips, principalmente se temos edge sobre o adversário.

stack ~2/3: não penso que seja correcto só pagar com PP altos se o adversário esta a dar muito push. Se ele o está a fazer então é porque o range é muito largo, então podemos também nós alargar um pouco o nosso range de call. Não há uma formula mágica mas eu diria que 66+, AT+ já é decente para pagar nessa situação.

stack ~1/3: depende aqui do nível das blinds, e do numero de blinds efectivas. mas quando desce das 7-8bb é EV+ dar push com qualquer PP, Kx, Ax, embora possa não ser a jogada mais EV é definitivamente EV+

Aconselho a dares uma olhada nos artigos sobre ICM e SAGE (principalmente) e vais ver que vais melhorar bastante o teu End Game.

ICM: http://pt.pokerstrategy.com/strategy/sng/175/1/
SAGE: http://pt.pokerstrategy.com/strategy/sng/226/1/

Cya

joaodg

Boas,

Mais uma uma vez obrigado pelos conselhos, eu actualmente tenho jogado os turbo da full tilt, começa-se com 500 fichas e as blinds a 10/20.

Tenho gostado mais de jogar estes porque são super rápidos (2 a 5 min), e penso que desgastam menos psicologicamente, já nos normais por vezes é frustrante estar 10 a 20 min, para ganhar 1$ nos limites mais baixos.

Achas que para quem se está a iniciar no HU, embora com bastante experiência de cash games, estes turbos são indicados?

E já agora o que axas de uma gestão de banca de 50 buy ins?

Cumps,

JoaoDG.

Kemono

Olá,

Esses são os Super Turbo da FTP, em minha opinião não são os mais indicados para quem quer dominar o jogo HU na sua totalidade*, para além de que a rake nos limites mais baixos parece-me ser muito difícil de bater. São conhecidos prós a fazer 100k+ nesses super turbo mais altos!

Já joguei muitos desses e fiquei ligeiramente negativo só pela rake, joguei mais na ideia de treinar o end game, mas mesmo assim não achei muito útil.

Quanto à gestão de banca, isso depende muito de cada um, é uma questão muito pessoal mas para os super turbo parece-me um pouco agressiva até pelos swings desse tipo de formato.

*HU é um jogo muito dinâmico e em que a dinâmica muda constantemente, envolve não só conhecimentos pré-flop como cada street tem particularidades próprias.

abraço

joaodg

Boas,

Desta vez venho fazer uma questão/desabafo..

Continuo nos superturbo da FTP, mas tou a considerar desistir do HU, para jogar os turbo ou os normais acho que não vale a pena:

1º porque não me consigo adaptar a jogar mais que uma mesa, acho mt complicado estar a fazer ajustes diferentes para cada adversário e estar concentrado totalmente em ambas as mesas.

2º partindo do 1º o hourly rate nos limites mais baixos é ridículo mesmo com um edge de 60 e tal % demoraria uns meses a subir de nivel admitindo que não posso dedicar muitas horas por dia ao jogo.

Os super turbo eu até gosto de os jogar mas não csg sair do break even:

De qualquer forma penso que ainda tenho muitos leaks, basicamente jogo mt bem contra adversários tight passivos ou tight agressivos, também n tem nada que saber.
É abrir do botao com any2, cbet com any2, e de vez em quando donk bet, quando respondem fold.

agora fico completamente tilted contra spewy perco mts, primeiro porque sou literalmente obrigado a entrar em flips, e dps em 95% tenho a mão melhor, mas o longo prazo dos meus flips deve chegar daqui a uns anos (cheguei a perder 6 para o mesmo jogador, no mesmo jogo tendo a mão melhor..).

A minha dificuldade contra este tipo de jogadores, neste tipo de torneio reside no facto de não me poder dar ao luxo de esperar por broadways ou PP médio altos para pagar os push e resaises deles e ser então obrigado a entrar em flips e o longo prazo destes estar bastante atrasado.. lol

Que aconselhas?

PS: Isto era em relação as blinds estarem maiores que 7 porque a partir daé começo a usar o SAGE.

Cumps,

JoãoDG

Kemono

olá Joao,

É como disse no post anterior, parece-me muito difícil de bater a rake nesses super turbo mais baixos (até porque vai obrigar a situações muito marginais).

Bem, antes de mais a tua amostra é MUITO pequena, não dá para tirar conclusões nenhumas :f_wink:

Um conselho que te posso dar é que se não gostas de jogar contra adversários spewy... Não jogues! Nesse Buy-In não falta acção, não tens porque jogar contra eles! Tens que ter essa disciplina, não leves pro lado pessoal, porque depois acabas por mudar o teu jogo e nem reparas :f_thumbsup:

É normal flips destes hu's mas se te tilta jogar contra alguém não dês re-match 6 vezes :f_thumbsup:

abraço