Original de LobinhoJR
Mas acho bom, não viciarmos no Uso do HUD, pois ele não é o Responsável de seu sucesso.
Sem dúvida! Os responsáveis são o estudo e a prática. 
Nos microlimits o segredo é mesmo jogar simples. Mas quando começas a aumentar o número de mesas, qualquer informação extra pode ser importante.
Eu jogo em set. Ou seja, abro um determinado número de mesas e jogo esse número até ao final da última mesa.
No início o HUD ajuda a identificar (muito levemente, claro) o tipo de jogador que enfrento de forma mais rápida. Se for um jogador que eu já conheça (com um número de mãos razoável) sei que o meu range de call vai ser mais curto porque um jogador "regular" por norma não se envolve com mãos marginais no início do sit.
Também consigo perceber que um limp de um desses jogadores normalmente é feito com small pp ou suited connectors e que um check/raise pode significar um set no flop, por exemplo.
Por outro lado, nas late stages consigo perceber pela informação básica do HUD que tipo de jogador terá maior propensão para pushes/steals mais ou menos light.
Além disso, um gajo com 50/0 em 50 mãos não será, à partida, um jogador sólido.
São poucas mãos, é um facto, mas já indica qualquer coisa.
Outro ponto que tenho em consideração é o facto de que se eu tiver uma amostragem decente de um jogador, naturalmente que esse jogador também tem de mim. Logo, conhecerá um pouco a forma como jogo. E nesses casos tenho tendência a mixar o meu jogo ao máximo. Com monstros tanto faço miniraise como pushes directos contra esses jogadores, por exemplo.
Resumindo, o HUD não nos diz como jogar mas ajuda-nos a perceber um pouco de quem enfrentamos em determinadas situações.
Mas o meu conselho é jogar simples e agressivamente.
Pode ter ficado um pouco confuso, mas acabo por concordar contigo no essencial.