Saltar para o fórum
Lunitis entre Nuest...

Notificações
Limpar tudo

Lunitis entre Nuestros Hermanos

3,211 Mensagens
206 Utilizadores
308 Reações
368.8 K Visualizações
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009

TYs :f_cool:
Os objectivos para 2014 posto mais para a frente.

Já abri conta na Poker770, engraçado que a escalada está precisamente em 770€. Tenho um bónus de 1000€ para tirar até 15 de Fevereiro. Dúvido que consiga tirar tudo, ainda é preciso ver a que taxa é que ele cai (de certeza que vai ser uma miséria qualquer).

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Aprendendo a defender contra raise na Cbet

Há uma coisa (stat) que me está a incomodar um bocado. Não é de agora que eu foldo muito para raise na cbet, tem rondado os 60%, o que é muito alto para mais tendo em conta que o meu PFR e cbets nem são muito altas.

Ler sobre isso no Aplications of no limit holdem foi o empurrão que precisava para trabalhar no assunto. Vou tentar analizar algumas mãos aqui nos póximos dias para melhorar no assunto (ajuda na construção dos ranges é muito bem vinda).

Antigamente eram poucos os jogadores que raisavam cbet mais do que 11%, hoje em dia é raro é os que fazem menos do que isso. E para mais na NL50 de certeza que me iam explorar isso.

Então para não ser explorado temos que defender uma certa percentagem de vezes para que o vilão não possa fazer raise na cbet lucrativamente com any 2..

Poker Stars, $0.10/$0.25 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

BB: $87.19 (348.8 bb)
Hero (UTG): $25 (100 bb)
MP: $28.04 (112.2 bb)
CO: $24.96 (99.8 bb)
BTN: $10 (40 bb)
SB: $26.91 (107.6 bb)

Preflop: Hero is UTG with T T
Hero raises to $0.75, 3 folds, SB calls $0.65, BB folds

Flop: ($1.75) 6 6 9 (2 players)
SB checks, Hero bets $1, SB raises to $2.50, Hero ...

Neste caso o vilão está a arriscar 2.5 para ganhar um pote de 5.25. Ou seja está a arriscar 2.5/5.25= 0.48 (48%) do pote final. Portanto se o hero folda 48% das vezes o hero tem um bluff raise break even (supondo que ele não arrisca mais dinheiro depois). Deste modo para que o hero não se deixe explorar não podemos foldar mais de 48% das vezes, ou seja temos que defender pelo menos 52% do nosso range de cbet.

Ia fazer essa simulação para esta mão e reparei que vou ter que estudar dois em um. Qual o range de open raise UTG que cbetam neste flop? Supondo um range de open raise de: A2s+, ATo+, KQo, KJs, 87s+, 66+. Vilão 21/16 com 42% fold vs cbet flop, 21% wtsd, 1.1k hands.

Responder
Citar (Quote)
Korea12
Membro desde: 18.09.2009

Original de Lunitis
Qual o range de open raise UTG que cbetam neste flop? Supondo um range de open raise de: A2s+, ATo+, KQo, KJs, 87s+, 66+. Vilão 21/16 com 42% fold vs cbet flop, 21% wtsd, 1.1k hands.

Esse é o seu range de OR do UTG? Tem todos os Axs+?

Nesse spot eu sempre fico em dúvida qual a melhor jogada, aprendi que call é a melhor jogada pra deixar o range de bluff e que se dermos raise o vilão maioria das vezes atola só com algo de valor. A questão é que será que vamos aguentar 2 streets de pressão do vilão e ir de call/call? Se bate uma overcard como jogamos?

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Nas últimas 287k mãos abri A9s- do UTG 73% das vezes (664 mãos) com um EV bb/100 de 47bb/100. Antigamente abria muito pouco, mas como parece ter algum valor comecei a abrir mais.

Em teoria no turn temos que impedir o vilão de lucrar novamente com uma bet com any 2. Se ele apota 65% do pote, o ponto break even para ele é quando nós foldamos 65/165= 39% das vezes. Portanto teríamos que defender no mínimo 61% do nosso range de call flop. E no river novamente a mesma coisa.

Então se defendemos 52% no flop, 61% no turn e 61% no river no total nós vamos ter que defender até ao fim pelo menos 0.52*0.61*0.61= 19% do nosso range de cbet no flop.

Isto é pelo menos o que dizem os livros sobre como jogar de forma não explorável.
Mas daí até ser aplicável assim tão facilmente vai um grande passo imo. Contra um jogador que tem um raise na cbet muito baixo jogar de forma não explorável não é o mais EV porque ele simplesmente não nos está a explorar.

Por isso estou a ter alguma dificuldade em saber exatamente como aplicar o que diz no livro na prática. De qualquer forma estudar estes range é sempre um bom ponto de partida, e aplicar pelo menos contra os mais loose creio que será melhor do que continuar a foldar tanto para raise.

-------------

Qual o teu range de cbet nesse flop? Estou com algumas dúvidas em relação a algumas mãos..

* Vilão com 10% call open na SB.

Responder
Citar (Quote)
Korea12
Membro desde: 18.09.2009

Entendi, vc está lendo isso no livro Applications of No Limit Holdem? Porque eu to lendo sobre isso também.

Enfim, como meu range do UTG é bem mais curto que seu, cerca de 14% eu estou cbetando quase tudo nesse board. Na maioria das vezes temos overcards pra acertar ou não temos tanto valor até o river. Cbeto cerca de 85% com o range de UTG.

O vilão tem 10% de call open no SB vs o UTG ou no overall? Isso deve ser considerado também, já que o range dele vai ser um pouco mais curto e como ele está OOP acho que é mais raro ele levelar nesse spot.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Sim li isso lá.
Esse é o call open geral da SB.
O meu range do UTG também é em torno de 14%. O que eu coloquei aí corresponde a 14,3%.

Cbetas todas as overs? Tipo AK/AQ? O que fazes com 77 e 88?

À partida acho que cbetaria algo em torno a 77, 88, TT-QQ, overcards, Ax com runner flush, OESD e A6, o que dá 73% do range.

Tendo que defender 52% desse range daria algo em torno a 8o 8o.
A6, 77, 88, TT-QQ e OESD representa apenas 25.4% do range, ou seja mesmo defendendo todo o showdown value e draws que cbetamos ainda ficamos longe dos (73%*52%=) 40% que temos que defender! Ou seja para não sermos explorados ainda temos que defender o topo do nosso lixo de cbet AJo/AJo/ATs para perfazer os 40%.

WTF :rage: :rage:
Será que eu fiz bem isto?!
Ele no livro realmente fala que por vezes temos que defender mãos tipo AK/AQ overcards contra raise na cbet.

De qualquer forma isto explicaria o porquê de eu foldar para raise na cbet.
1o porque o meu range de cbet terá uma proporção (demasiado!) grande de air e segundo porque mesmo as mãos decentes eu não defendo vs raise (tipo foldava 77-88 quase sempre aqui vs raise).

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Cbetando 85% estamos ainda mais sujeitos a ter que foldar vs raise (ou ter que defender com mãos muito muito fracas vs raise). A não ser que metas todas as mãos boas a cbetar, mas nesse caso o range de check vai ficar bastante weak.

Responder
Citar (Quote)
LgWz
Membro desde: 26.05.2007

Jája contribuo com a discussão, antes só uma dúvida: nessa análise de db A9s-A6s estavam positivos mas KTs QJs(essa tá inclusa nos SC?) QTs e 55- negativos?

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008

Lunitis, obviamente estás a cbetar flop muito mais do que devias. Ainda por cima num bordo que não acerta particularmente o range do UTG. Voltamos àquela discussão, para quê betar mãos como AQ, AK? Nada melhor folda, nada pior paga. Não saber o que fazer depois do cbh não justifica a cbet quando nós já vamos ter um carradão de melhores cbets por bluff com menos showdown value.

Responder
Citar (Quote)
LgWz

Original de double2
Lunitis, obviamente estás a cbetar flop muito mais do que devias. Ainda por cima num bordo que não acerta particularmente o range do UTG. Voltamos àquela discussão, para quê betar mãos como AQ, AK? Nada melhor folda, nada pior paga. Não saber o que fazer depois do cbh não justifica a cbet quando nós já vamos ter um carradão de melhores cbets por bluff com menos showdown value.

Sim, a princípio sem analisar em detalhe AK e AQ são easy cbh imo, AJ é close, e contra o raise é completamente obrigatório floatar coisas tipo KJs com bdfd ou JTs.

77 e afins gosto da cbet, já overpairs mais altos mas não tão altos assim (TT e JJ) eu às vezes dou cbh. Mãos boas pra dar call down turn e river e não precisam de tanta proteção assim, além de não conseguir valor indo bet bet bet.

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008

Original de LgWz

Original de double2

Sim, a princípio sem analisar em detalhe AK e AQ são easy cbh imo, AJ é close, e contra o raise é completamente obrigatório floatar coisas tipo KJs com bdfd ou JTs.

77 e afins gosto da cbet, já overpairs mais altos mas não tão altos assim (TT e JJ) eu às vezes dou cbh. Mãos boas pra dar call down turn e river e não precisam de tanta proteção assim, além de não conseguir valor indo bet bet bet.

Nice. Conseguindo pôr o Lg a escrever mais do que uma linha é muito bom de se lêr :)

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Jája contribuo com a discussão, antes só uma dúvida: nessa análise de db A9s-A6s estavam positivos mas KTs QJs(essa tá inclusa nos SC?) QTs e 55- negativos?

O resultado que falei era A9-A2s.
A9s a A6s está com 86 bb/100 em 330 stots dando OR UTG (PFR 77%).
55- está a 55 bb/100 com open raise de 26% do UTG. Houve uma altura em que estava negativo com eles por isso comecei a cortar, provavelmente cortei demais até.
QTs só joguei 5xs do UTG (7%), perdi um pouco, mas a amostra não dá para nada. KTs 116bb/100, PFR 25%. QJs PFR 96% 292bb/100.
Realmente tendo em conta o resultado com QJs se calhar deveria tentar abrir mais as mãos parecidas (KTs e QTs).

Eu tinha colocado AK/AQ como cbh. Falei cbet com overcards mas esqueci-me de dizer que excluia AQ/AK. ;)

Para vocês é standard dar bet/call com showdown value a tender para o marginal aqui? Os tais TP fracos e second pair? E fazer muito move? Eu em bordo dobrado até que tendo a reagir mais vs raise na cbet, mas mesmo assim muito longe do que parece ser preciso..

Responder
Citar (Quote)
LgWz

Eu não daria 3bet flop nunca nesse spot (move seria float no c/r pra levar turn ou river). Eu gosto da cbet com sdv fraco porque consegue valor de floats e pp, além de foldar alguns overcards com 6 outs. Aumentando um pouco as cartas do board eu já daria cbh com alguns tp fracos (JTs em J72 por ex).

Aqui qualquer par que eu betar vai ser pra bet/call.

Perguntei A9s a A6s porque acho os piores Axs pra abrir utg. No meu range tenho ATs+ e A5s- (abro 15%).

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Certo.

Seguindo para o turn.. com A6s, 77, 88, TT-QQ, OESD, AJs, ATs, AJo.
Supondo que o turn é por exemplo J :heart:

Bordo: 9 :club:6 :diamond:6 :heart:J :heart:

Tendo que defender 61% temos então que pagar então com algo em torno a: A6s, JJ, QQ, AJ, flush draw, OESD e 50% de TT. Neste caso nem temos que nos meter com muitas mãos marginais. Mas isso também é muito em parte porque o J no turn acerta MUITO o range de float do hero (AJ).

Se o turn em vez de J :heart: vem 3 :club: , para além de TP+ temos defender 60% de 77 e 88.

Mmmmm.
Acho que já fiquei com uma ideia..
Continua a ser mais do que o que estou habituado a defender. :rolleyes:

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Para acabar..
River:

Bordo: 9 :club:6 :diamond:6 :heart:3 :club: K :spade:

A nossa mão não vai parecer muito bonita perante o shove do vilão aqui. Só 5.5% do range bate Kx. Quase todo o nosso range é QQ-TT e A9s.
Para o vilão não ter um shove com any 2 +ev o hero tem que pagar com todos os QQ-TT e algumas vezes com A9s.
Call com A9 pode parecer exagerado à primeira vista, mas a verdade é que vale o mesmo que QQ. A não ser no caso raro de o vilão fazer raise por valor no flop com TT-JJ e decidir transformar em bluff no river.

Parece que mãos como overpair bom flop muito dificilmente devemos foldar (pela teoria). Eu ca acho que a grande maioria das vezes acabo por foldar estas mãos pelo caminho. Já tinha a noção que para jogar contra mim é meter o dinheiro à bruta lá para dentro que eu acabo por foldar, dúvido é que muitos jogadores tenham explorado isso na NL25. Vocês tendem a aguentar estas mãos até showdown contra regs stdd?

Vou fazer isto com mais algumas mãos para afinar bem o spot.

--------------

Amanhã estou de volta a Portugal para o Natal (e para o frio). 8-)

Responder
Citar (Quote)
the13thing
Membro desde: 31.03.2009

Tenho de vir aqui a este tópico com cabeça fresquinha para ler estes raciocínios, aprende-se muito! Bem vindo de volta, neste de momento à chuva (e frio)!

Responder
Citar (Quote)
mawaykid
Membro desde: 28.11.2009

Depois, com tempo, tenho que ler os topicos anteriores, parecem bem intressantes

Por agora so quero deixar os parabens por SN e por a evoluçao deste ano, e continues a evoluir ainda mais em 2014 lunitis ;)

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Os últimos dias foram um zero em termos de poker.
Perdi o voo de escala em Madrid e tive que ficar a dormir (tentar pelo menos) no chão do aeroporto para apanhar outro voo no dia seguinte ;(
Em Portugal está um frio do caraças, não apetece fazer nada. E para mais estou com um problema no PC. Vou tentar formatar hoje, se não correr bem se calhar ainda vou ter que ir com ele para a garantia.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Que bosta, não estou a conseguir fazer log in na Poker 770.
Acho que estou a meter bem a pass, mas não dá. Já pedi para me mandarem para o email para trocar, mas não mandam nada. Se calhar até é por estar em Portugal agora (sem stress na stars de qualquer maneira).

Ontem joguei um bocadito na stars NL50, mais para meter a stars e o HM a funcionar como deve ser (formatei).

Ainda com pouca vontade para grindar :facepalm:

Novidades importantes em breve..

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010

tb agora e para descansar ate ao fim do ano nao?

Responder
Citar (Quote)