Obrigadíssimo pessoal!! Um grande 2014 para todos!!
O meu 2014 começou de uma forma um pouco diferente. Rumei a Faro, na ponta oposta do país. Vou passar aqui um ano em princípio. Não tenho atualizado nada nem jogado porque ainda não tenho casa (nem internet né??)... Quando estiver mais estabilizado retomo a atividade.
Original de flplopes
O aquecimento e o cool-down é algo essencial para jogarmos o nosso melhor jogo, e é algo todos os jogadores deveriam fazer. Como costumas fazer o teu aquecimento? Fazes meditação? Consegues reconhecer os teus sinais de tilt? Como lidas com eles?
Faço um aquecimento bastante rápido... Basicamente releio os meus comentários às sessões anteriores (de forma a me aperceber em que pontos estou a falhar mais para me concentrar mais neles) e faço um "registo de entrada". Meto as horas a que vou a começar a sessão e o que vou jogar e depois escrevo o que vou querer da sessão. Isto é, quanto tempo vou jogar (posso meter como limite uma hora ou um número de mãos, por vezes até meto os 2), em que aspetos me quero focar mais durante a sessão (muitas vezes baseado nos erros das últimas sessões), algumas noções sobre o meu estado atual (por exemplo, "sinto-me um bocado preso, se sentir que não estou a conseguir pensar, terminar a sessão"), algumas frases de motivação quando estou em piores fases ou de mentalização quando estou melhor (por exemplo, "tenho jogado muito bem, não me desleixar, continuar a fazer o meu jogo... só preciso de me concentrar em jogar bem... tentar manter o bom nível de jogo...") ou outras coisas que ache que me vão ajudar durante a sessão. Recentemente adicionei também uma "check-list" ao meu aquecimento onde respondo (só sim ou não) a 4 questões:
- "boas condições?", isto é, se tou num sítio calmo, sem distrações
- "mentalidade ok?"
- "tempo para jogar?"
- "capacidade de admitir perdas?", isto acaba por ser um primeiro filtro para evitar o tilt. Se sinto que se começar a perder na sessão vou começar a correr atrás do prejuízo e a preocupar-me mais com o resultado do que com o jogo, simplesmente não estou em condições de jogar! E responder a esta questão ajuda-me a perceber isso. Quanto menos ficar afetado ao perder 5 buy ins seguidos melhor será o meu nível de jogo. O ideal será jogar igual antes e depois de isso acontecer. Nunca sabemos quando a variância nos vai atacar ou ajudar então se não estamos preparados para ela o melhor é não jogar mesmo.
Tenho que responder "Sim" a tudo! Se alguma das 4 questões for um "Não", simplesmente não jogo.
Ainda não experimentei a meditação, acho que o simples escrever "vou jogar shallow" ou "vou jogar MTT" já me ajuda a formatar a minha mentalidade e ao estar a escrever sobre a sessão que vou fazer funciona como um período de mentalização.
Por vezes, revejo um bocado de um vídeo ou de um artigo antes de uma sessão apenas para relembrar algum aspecto. Mas nunca vejo um vídeo de novo antes de uma sessão, não quero ter informação nova na cabeça, que ainda não está interiorizada. Acho que isso até pode prejudicar. Penso que quando vamos jogar devemos fazer uso do que realmente sabemos e tentar utilizar isso ao máximo. Para isso, devemos estar confortáveis com as nossas ideias e não ter informação recente a atrapalhar. Temos todo o tempo que passamos fora das mesas para procurar e interiorizar nova informação.
Quanto ao tilt, não sei dizer grande coisa. É um aspecto em que ainda não me foquei porque não tenho grandes problemas de tilt. Aposto mais na prevenção do tilt mesmo. Fui-me conhecendo e sei em que stuações sou mais propício ao tilt e simplesmente não jogo. Se estiver a jogar e entrar em tilt simplesmente saio da sessão. Há um tempo era bastante difícil para mim sair duma sessão quanto entrava em tilt. Atualmente acho que consigo reconhecer bastante bem quando entro em tilt e não tenho problemas em sair da sessão. Acho que esta mudança ocorreu quando percebi a importância do longo prazo e do jogo mental, e que os resultados são algo incontrolável e que são apenas a consequência do que fazemos nas mesas. Como um jogador disse (não me recordo já quem foi) a nossa carreira de poker é apenas uma sessão muito longa. Então queremos estar ao nosso melhor a maior parte desse tempo possível. Isto ajudou-me a desvalorizar cada sessão individualmente, cada sessão é demasiado irrelevante no universo de sessões em que está inserida. Assim, tornou-se bem mais fácil para mim sair de uma sessão quanto não estou a jogar o meu melhor ou estou em tilt. Passado 2 horas vão haver jogos, no dia seguinte também, então não há problema nenhum em sair e assumir perdas. O aquecimento que faço ajuda na prevenção do tilt também, ao nível da mentalização.
Espero ter ajudado e ter-me feito entender.
Um grande ano lopes!! :sdrink :sdrink Abraço!!