Skip to forum
Guia de Ergonomia p...

Notifications
Clear all

Guia de Ergonomia para o jogador de Poker

60 Posts
29 Users
4 Reactions
28.4 K Views
Lunitis

O que é a ergonomia:

A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina.

Como se sentar:

Como escolher uma cadeira ergonómica:

As 5 características fundamentais para possa escolher facilmente a cadeira de escritório ergonómica ideal:

- Ajuste da altura do assento da cadeira para o conforto e descanso das pernas.

- Altura do encosto da cadeira regulável para permitir que a parte inferior das costas seja correctamente suportada.

- Apoios de braços da cadeira ajustáveis em altura para facilitar a circulação e evitar o contacto com a mesa de escritório.

- Ajuste da cadeira em altura deve ser pneumático e não mecânico, de forma a que a cadeira se ajuste com facilidade à sua altura e ao seu peso corporal.

- Inclinação do encosto ajustável de forma a aliviar a tensão corporal e a permitir a cada utilizador da cadeira definir a posição correcta para o seu caso.

Como usar o teclado:

Exemplo de Teclados ergonómicos:

Natural Ergonomic Keyboard 4000:

Sculpt Ergonomic Keyboard:

Como usar o Mouse:

Exemplo de mouses ergonómicos:

Mouse vertical que mantém o braço/pulso numa posição mais natural.

Trackballs. Tem a vantagem de não ter que mover o pulso em movimentos constantes e repetitivos que podem causar problemas.

Sindrome do túnel do carpo:

O síndrome do túnel do carpo é uma pressão no nervo médio - o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Ela pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos. Pode ocorrer por uma utilização prolongada e incorrecta do mouse. Várias fontes referem que utilizar apoios de gel para o pulso podem piorar a este síndrome por provocar compressão.

Se sofres disso faz esses exercícios:
http://www.eatonhand.com/hw/ctexercise.htm

Síndrome do túnel cubital:

Sintomas semelhantes ao síndrome do tunel do carpo, mas provocado pela compressão do nervo ulnar na zona do cotovelo ou pulto.

Se tens problemas nessas zonas tenta estes alongamentos:

"Ergonomia para os olhos":

Software que vai adaptando o brilho do monitor com o decorrer do dia para forçar menos a vista.
http://justgetflux.com/

Dicas específicas para jogador de poker:

Usa programas de atalho enquanto jogas de forma a não deixar todo o trabalho para a mão que tem o rato. Também te vai permitir jogar mais mesas com facilidade.
Table ninja: http://www.holdemmanager.com/buy/426/tableninja-ii
Table optimizer: http://www.tableoptimizer.com/index.html

Jogar com um comando também é uma possibilidade de forma a largar o rato/teclado. Podem usar este programa para configurar o comando:
http://www.xpadder.com/

Outras dicas:

-Aprenda a usar o mouse com as duas mãos, assim quando uma mão/braço estiver cansado podes passar para a outra mão. Pode demorar umas poucas semanas até te acostumares, mas quem estiver a sofrer de uma mão é um alívio.

-Aprenda a escrever correctamente com o teclado. Andar a saltar com o mesmo dedo de um lado para o outro para além de ser mais cansativo para as mãos também é menos eficiente.

Existem também programas e websites que ajudam a aprender a teclar correctamente.

-Antes e depois das sessions devem sempre fazer uns alongamentos, mas como não diz respeito propriamente à ergonomia não vou alongar (lol) mais o assunto.

- Mantenha uma coisa a uma distância mais próxima quanto mais frequentemente a usarem.

- Aumente a velocidade do mouse nas preferências, isso faz com que tenha de mover menos a mão/pulso para mover o cursor.

- O último problema que tive (tenho) acho que foi de apoiar o pulso na mesa e movimentar o mouse basicamente com movimentos do pulos, mas já vi que é errado. Quando estiverem no mouse ou no teclado não apoiem o pulso, e usem o braço para moverem as mãos.

Foi o que me consegui lembrar agora.
Não subestimem a importância do conforto enquanto estão a grindar. Eu já sofri de várias dores/desconfortes e podendo parecer que não isso muitas vezes leva a cansaço e frustação quando não se está confortável a jogar e o tilt está logo ali ao lado.
Postem as vossas dicas e sugestões.
Também era interessante falarem dos problemas que tiverem e como os resolveram.

Reply
59 replies
Wolverine6

Dei Rate 10 no post!! Muito bom!!!
Obrigado :D

Reply
bookai

Fantástico post! Ainda há uns dias comecei a sentir um desconforto no braço enquanto grindava, acabei as mesas em que estava, e fui pesquisar coisas deste género, mas aqui está tudo junto e de forma bastante acessível!

Reply
ruuuic

ty :)
vou tentar aplicar no trabalho

Reply

Excelentes dicas, muito bem explicadas através das imagens, tá de parabéns.
Eu que tô voltando a jogar agora e vou passar muito tempo no PC vou aproveitar demais essas dicas, favoritei aqui.

Obrigado!!

Reply
alonohara

Lunits :nh
---------------------------------------------
alguém usa trackball??? Se sim qual variante e qtas tables joga. Gostaria de opiniões.

Reply
Agosfc

Bom trabalho.

Reply
Torcato

Muito, muito, muito bom post!!
Obrigado e parabéns Lunitis.

Voi com certeza ser útil a muita gente, a mim inclusive :nh

Reply
romeusampaio

Nice lunitis, sempre em grande! :sdrink

Reply
rgs78

Excelente! Muito bom post, Lunitis. Isto serve para qualquer tarefa que obrigue a horas sentado em frente ao computador, seja que trabalho ou divertimento for.

Reply
Lunitis

Original de alonohara
alguém usa trackball??? Se sim qual variante e qtas tables joga. Gostaria de opiniões.

Nunca usei.
Optei antes pelo mouse vertical (esperando que chegue).

Reply
JorgeTeixeira

Very nice post sir!

Eu estou seriamente a pensar em comprar o rato vertical e observarei bem os alongamentos para aliviar a dor do nervo ulnar, já que estou a ficar tudo lixado nessa área. :rage: :rage:

Thanks! :sdrink

Reply
Lunitis

Original de JorgeTeixeira
Very nice post sir!

Eu estou seriamente a pensar em comprar o rato vertical e observarei bem os alongamentos para aliviar a dor do nervo ulnar, já que estou a ficar tudo lixado nessa área. :rage: :rage:

Thanks! :sdrink

Se o preço do evoluent te assusta existem uns 4xs mais baratos que estão muito bem cotados.

http://www.amazon.com/Wireless-Vertical-Ergonomic-Optical-1600DPI/dp/B00BIFNTMC/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1391002901&sr=8-1&keywords=vertical+mouse

Reply
JorgeTeixeira

Deixa aí o link de onde compraste o teu também! :)

Reply
Lunitis

Original de JorgeTeixeira
Deixa aí o link de onde compraste o teu também! :)

Comprei aqui.
http://www.ebay.com/itm/110943022514?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Reply
LeoJose

Muito obrigado. Vou tentar algumas correções lol
to arrebentado ultimamente, falta de postura :(

Reply
Nhoca
alonohara

Original de Lunitis

Original de alonohara

Nunca usei.

THX, vou olhar aqui no BR.

Já tentei usar trackball para trabalhos gráficos e :rage:
Talvez agora sejam mais precisos.

Reply
romeusampaio

Original de Lunitis

Original de alonohara

Nunca usei.

Depois deixa feedback. Fiquei curioso.

Reply
Lunitis

Original de romeusampaio

Original de Lunitis

Original de alonohara

Nunca usei.

Depois deixa feedback. Fiquei curioso.

Chegou hoje :)
1as impressões:
- Nota-se logo um maior conforto em relação ao rato standard que tinha antes, principalmente no que diz respeito ao pulso;
- Adaptação mais rápida do que esperava;
- Estou com alguma dificuldade em relação aos movimentos curtos e precisos, se calhar por ser um rato mais pesado também, mas suponho que seja normal nos primeiros tempos já que é um rato muito diferente.

Reply