Saltar para o fórum
Lunitis entre Nuest...

Notificações
Limpar tudo

Lunitis entre Nuestros Hermanos

3,211 Mensagens
206 Utilizadores
308 Reações
368.8 K Visualizações
alonohara
Membro desde: 06.03.2011

além da curiosidade, inerente aos ppls, tem a Torcida aeee tb

ainda temos 3/4 de ano para subir: Pro alto e avante!

:fdrink :fdrink :fdrink

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010

wd

Responder
Citar (Quote)
Moderador
aedigao
Membro desde: 28.09.2011

lunitis, teu blog ta na votação pra ganhar $ e/ou estatuto, confere la!

[Blog Grinders] - Vota no teu blog de cash favorito!

vamoooooooooooo

Responder
Citar (Quote)
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009

Boa :fdrink
Este mês por acaso o blog foi mais parra do que uva :rolleyes:

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

A matemática do Float

Já tinha lido há algum tempo um capítulo do "Applications.." (pag 281 para quem tem o livro) que explicava como calcular a ev de um float no vácuo tendo em conta sizes, cbet no turn e c/f no turn do vilão, achei muito interessante e hoje lá ataquei a equação para fazer umas simulações.

O objectivo era conseguir fazer algum tipo de tabela de referência cruzando as duas stats para saber que tipo de vilões podia fazer float, mas cheguei à conclusão que é praticamente impossível já que a equidade da nossa mão para float é muito variável e seria muito difícil dizer qual o nosso EV médio de overcards flop por exemplo (a equidade até seria +- fácil de estimar contra um range de cbet, mas daí até saber o quanto dessa equidade vamos realizar é outra coisa bem diferente tendo em conta a montanha de variáveis que se vão meter pelo meio).

De qualquer maneira fiz as contas para o float supondo que temos "0%" de equidade num float da BB vs SB (abertura de 3bbs), ou seja tendo em conta que estamos a fazer float puro confiando apenas na possibilidade de floatar e na FE turn. A ver o que dava..

A verde a % de c/f do vilão no turn.
A azul a % de cbet do vilão no turn.
Ao centro a winrate do float do hero em bb por cada 100 hands.

Estava à espera de encontrar mais spots +ev de float com any two, mas isso parece não ser comum no vácuo..
O que eu achei mais interessante foi que o quanto o vilão joga de c/f no turn é muitíssimo mais importante do que o quanto ele cbeta no turn. O que para mim é uma surpresa, já que sempre tive a ideia de que o mais importante para o float é a % de cbet turn. Para c/f de 50% e 60% cbet turn a ev do float puro é -320, e para uma cbet de 40% turn com a mesma % de c/f o ev do float é pouco melhor ...-280 ?(

Mas pensando um pouco no assunto fora dos números realmente faz sentido.
Vejamos...
O jogador que tem 40% cbet oop turn e 50% de c/f turn, a cada 100 spots joga
40 cbet
30 c/f (50% das 60 vezes que deu check)
30 c/c + c/r (50% das 60 vezes que deu check)

Ou seja ele está a obrigar o hero a meter 30% das vezes dinheiro muito atrás, logo ele está a fazer muito dinheiro aí. Está a induzir o hero a meter o dinheiro atrás, e é MUITO dinheiro já que o hero pagou flop uma bet pequena em termos de BBs achando que levava o dinheiro no turn dado a baixa cbet do vilão turn, betando o turn depois no final de contas mete umas valentes BBs.

O que joga com 60% cbet turn com os mesmos 50% de c/f só está a induzir o hero 15% das vezes (50% de 60), ou seja a maioria das vezes o que ele está a levar do ar do hero é só o que o hero pagou no flop (por conta da cbet grande turn), que é um size bem pequeno comparado com o que o hero vai meter para floatar. Daí que no final de contas é pouco melhor floatar o que cbeta 40% comparado com o de 60%.

Se alguém quiser testar posso postar a equação que vem no livro. Acho que não me enganei nos números, da 1a vez que fiz tinha-me enganado no size de um pote, mas mesmo aí a tendência era o mesmo, acho que desta está certo.

Suponho que o float do turn para o river funcione da mesma maneira, já que estamos a jogar +- com as mesmas proporções de bet em relação ao pote.

----------------

Fiz as contas com as stats deste mês do hero...
47% cbet turn oop
75% c/f turn

Um vilão ao fazer um float com 0% de equidade contra o hero tem um EV de 30bb/100!!!!!!!!!!!
Apesar de a cbet nem ser assim tão tão baixo estou a entregar o pote quase sempre que dou check. ATM para floaters :facepalm:

Ainda só vi as stats deste mês a correr, mas já vi número weak que até me assustei :f_mad:

------------------

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008

Very nice post.

Eu olho muito essas duas stats quando estou no BU perante steal do CO. Chego a dar calls um pouco ridículos por conta dessas leaks dos adversários, tipo com Qxs.

Embora intuitivamente olhava muito mais para o c/f turn como PFR do que para a cbet turn agora fico com a certeza que é a forma correcta de o fazer. Nice.

Responder
Citar (Quote)
Wolverine6
Membro desde: 06.03.2013

Lunitis gostei imenso do post!! :nh :nh :nh
Gostava perceber bem a matematica... sera q podias explicar a equação? a %cbet Flop e o size afectam a equação? de que forma?
:sdrink

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Original de Wolverine6
Lunitis gostei imenso do post!! :nh :nh :nh
Gostava perceber bem a matematica... sera q podias explicar a equação? a %cbet Flop e o size afectam a equação? de que forma?
:sdrink

A equação como vem no livro é assim:

EV do float = (%Turn check-fold)*(Tamanho do pote que vem do pré-flop + Size da cbet flop) + (% Cbet turn oop)*(- Size da cbet flop) + (% de c/defend turn) * (- Size da cbet flop + Size do float turn)

Vou deixar como exemplo o que usei:

SB vs BB
OR 3bbs --> Pot size flop = 6bbs
Cbet flop de 2/3 pote (4BBs) ----> Pote size turn 14bbs
Float turn de 10 bbs

EV do float = A * (10) + B *(-4) + C*(-14)

A e B são stats que já temos. O C temos que calcular porque não se usa.
É fácil calcular o C (a % geral de c/defesa do vilão). Ex:
Se vilão cbeta 60% turn e joga de 50% c/f então a percentagem de c/defesa é 50% dos 40% que ele joga de check = 20%.
60% cbet
20% c/f
20% c/defesa

Depois é só escolher as stats que queremos simular para um size de pote/bets e meter na equação.

É bastante trabalho, e não dá propriamente uma tabela com uma grande utilidade (fiquei a saber que com 40% cbet turn + 70% c/f posso floatar any two, mas é raro ter vilões assim), mas ter chegado à conclusão de c/f turn é mais importante do que % cbet turn já foi um bom retorno para o trabalho :)

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio
Membro desde: 06.02.2008

Nice post Lunitis.

Mas a conclusao n é surpreendente pq o adversario ao n cbetar n quer dizer q esteja a desistir. Pode bem entrar em x/c ou mesmo x/r. E para o sucesso do float o q interessa mesmo é as vezes q ele desiste. Obviamente a cbet tb faz parte do indicador de avaliaçao pq para ele desistir, primeiro tem de checar. E ao sabermos qt ele cbeta tb ficamos a saber as vezes q ele checa. Mas apenas com esta informaçao ficamos a meio do processo.

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio
Membro desde: 06.02.2008

E parabens por estares a aguentar-te na nl100. Sempre acreditei em ti.
Continua assim. :sdrink

Responder
Citar (Quote)
Wolverine6
Membro desde: 06.03.2013

Adicionei vce Lunitis :)
Há uma ou 2 coisas q n tou entendendo :/ aceite para dps falarmos no skype sff...

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Romeu acho que tinha essa ideia porque nos vídeos quando alguém fala no float fala quase sempre na stat de cbet turn. Isso deve acontecer porque a maioria dos treinadores não usam muitas stats / muito específicas daí não falarem da stat de c/f turn que não é uma stat "comum".

:fdrink wolverine6

Responder
Citar (Quote)
pinhero
Membro desde: 01.11.2009

Já terminou o Applications of NLHE ?

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Original de pinhero
Já terminou o Applications of NLHE ?

Ainda vou a pouco mais de meio.
PQP, e já tenho o livro há mais de meio ano.
Impressionante como eu uso mal o tempo.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Para quem tem o NoteCaddy talvez lhe interesse saber que está disponível a versão 2.5 Beta. Tem umas coisas novas bastante interessantes. A coisa mais inovadora são os gráficos de Time tell! Qualquer dia o programa joga sozinho :rage:
Tem muitas coisas boas o programa, mas é dor de cabeça atrás de dor de cabeça para criar e meter a funcionar note definitions criadas por nós.

Link do update:
http://forums.holdemmanager.com/notecaddy/471062-notecaddy-2-5-beta-we-did-all-glory-love.html

---------------------

Estive a comparar o rake que me cobraram na Stars.ES na NL25/50/100
25 -> 6.8 bb/100
50 -> 5.9 bb/100
100 -> 5.4 bb/100

Alguém sabe os valores para a .com? Tenho curiosidade em saber a diferença.

---------------------

Ontem terminei a database review das 40k hands na NL100. As notas mais interessantes foram:

- Diminuição do sucesso da 3bet/4bet em 6-7%

- Sucesso da cbet river em 3bet pot -> 63%!! E eu até mandei muita pedrada em 3bet pot, 61/63/71 cbet F/T/R em 3bet pot, bem mais do que estava a atirar antes, principalmente turn e river, mas ainda bem que o fiz, os vilões estão a respeitar muito o ship no river (que fica perto de pote betando 55% F + 55% T), provavelmente porque flop e turn estão armados em herois.

-Sentia nas mesas que não estava a jogar nada scared money, aliás acho que nunca joguei tão pouco scared money na vida, não sei se por estar desafogado de bankroll ou por olhar para a stack como percentagem/blinds com mais facilidade, já que sendo 100 é mais fácil pensar em (100)bbs. Talvez por isso mesmo consegui aumentar a agressividade river (+ bluffs), finalmente consegui meter o agg% river num valor aceitável (27%).

- Ainda estou weak tight em muitos spots, principalmente a defender contra cbet e contra float.

- Resultado horrível na SB: -29bb/100

----------------

Hora de começar o mês nas mesas. :challenge

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

1a session nem meia hora durou.
Abro as mesas e vejo que muitas coisas que tinha no notecaddy deixaram de funcionar, como se não bastassem as coisas que já não estavam a funcionar antes. _mad:
Tanto tempo perco com o programa e cada vez fica pior.
Muito provavelmente agora foi por causa da nova versão.
Fiquei tão frustrado com isso que estava a jogar tiltado como se já tivesse perdido 3 ou 4 bis. Antes que desse m**** nas mesas fechei tudo.

Tem muitas coisas boas, mas é preciso paciência de santo! Se não têm paciência de santo fiquem longe desse programa. E eu até me considero um gajo calmo e paciente, mas já estou com um tilt por causa daquela porra!!!

Responder
Citar (Quote)
LgWz
Membro desde: 26.05.2007

time tell... só faltava essa heh

e eu sonhando com proibirem huds!

Responder
Citar (Quote)
AfonsoMagalhaes
Membro desde: 03.12.2009

Original de LgWz
time tell... só faltava essa heh

e eu sonhando com proibirem huds!

Proibir HUDs? Então Porquê Lg?

Responder
Citar (Quote)
MrCorreia
Membro desde: 05.10.2010

Lunitis, sabes se ha alguma forma de desligar o HM sem desligar o HUD, ou pelo menos bloquear o acesso ao HM durantes as sessões?

Mais uma vez digo, não sei como consegues ficar um mes sem ver os resultados, eu ate a meio das sessoes ja fiquei com o habito de ver -.-'''

Responder
Citar (Quote)
ricain
Membro desde: 14.09.2010

Original de MrCorreia
Lunitis, sabes se ha alguma forma de desligar o HM sem desligar o HUD, ou pelo menos bloquear o acesso ao HM durantes as sessões?

Mais uma vez digo, não sei como consegues ficar um mes sem ver os resultados, eu ate a meio das sessoes ja fiquei com o habito de ver -.-'''

Não consegues, tambem tive exactamente o mesmo problema que tu.

Se fores como eu, o facto de ver o resultado é de ver se estamos a perder muito ou não (tilt, spew,....) para parar. Se for isso usa o isso: StopLoss

Assim avisa-te se tiveres a perder xxBBs, é o que eu uso.

Responder
Citar (Quote)