Tal como disse no post anterior,vou agora colar aqui algo que eu escrevi para uns amigos meus cuja visão do poker é básica. A maior parte desses meus amigos jogam poker apenas por diversão e raramente online. Depois de termos regressado de um fim de semana de festa e onde também jogámos poker, eu decidi publicar algo no nosso grupo fechado no facebook. Entusiasmei-me tanto a escrever que quando dei por mim já andava no pokerstove e...bem, acabou por ficar um pequeno artigo que decidi imortalizar neste blog, depois de devidamente editado(...)
Para muitos não é nada de novo; para outros é um "relembrar" de questões mais óbvias que por vezes esquecemos; e para outros é um novidade porque existem sempre jogadores novos que podem achar útil este post. Bem, sem mais demoras:
UM POUCO DE ESTRATÉGIA
Devido a algumas discussões interessantes que surgiram durante (...) decidi deixar aqui registado algumas curiosidades:
AA vs KK = 81.946% vs 18.054% (82% vs 18% e não se fala mais nisso)
AA vs 22 = 82.217 vs 17.783% (82% vs 18% e não se fala mais nisso)
Quando se está então com uma equity de perto de 90% ?
Aqui está um bom exemplo e desta vez vou colocar Suited e Off suited para esclarecer uma outra discussão sobre mãos suited:
AA vs 72s = 83.958% vs 16.042% (84% vs 16% e não se fala mais nisso)
AA vs 72o = 88.200% vs 11.800% (88% vs 12% e não se fala mais nisso)
A diferença aqui de Off Suited para Suited é de apenas 4%. A maior parte das vezes a diferença ainda é menor mas tb pode chegar aos 5% de diferença como é o caso de AA vs AK. Se este AK for suited passa de um equity de 7% para 12%.
QUANDO se está então como mais de 90% de equity a nosso favor?
Um bom exemplo seria esta aberração:
AA vs A2o = 93% vs 7%; assim como qualquer situação que o mesmo domínio se apresentar (Par mais alto do que as duas cartas do adversário e ainda por cima a dominar-lhe uma carta - o Ás):
KK vs K2o = 95% vs 5% (a pequena subida de percentagem quando comparada com a mão anterior deve-se ao facto de agora estarem 4 cartas mais altas de fora - os 4 ases - o que irá aumentar as chances de split (empate).
E, ainda neste exemplo, se melhorarmos o kicker?
KK vs KJo = 91% vs 9% - Claro que KJ é um pouco melhor do que K2, mas a conclusão é a mesma: estamos numa péssima situação contra KK. Estaremos sempre em maus lençóis perante uma situação em que uma das nossas cartas nos deixa de servir. KK já se sabe que é uma mão muito boa, por isso peguemos em exemplos menos óbvios:
SITUAÇÃO DE "MÃOS DOMINADAS" (agora com valores % arredondados)
Alguém faz um raise, eu faço 3bet, esse "alguém" vai all in. Eu dou call de AQ. Ele mostra KQ. HAPPY DAYS, SÓ lhe serve o K:
AQ vs KQ = 74% vs 26%
MAIS DO MESMO:
AK VS KQ = 74% vs 26% (acho que este é bem óbvio q tinha de ter as mesmas percentagens do AQ vs KQ...)
AJ vs KJ = 74% vs 26%
KQ VS KJ = 73% vs 27%
KT vs K9 =71% vs 29%
Se repararem, em todas essas "mãos dominadas" que mostrei, a percentagem da mão vencedora vai diminuindo. Continua muito à frente, mas vai diminuindo. Quanto mais nos afastamos do Ás, menor vai sendo a nossa equity (percentagem de ganho) numa situação de "mãos dominadas". Um dos motivos é - mais uma vez - o facto de parte da nossa equity estar a fugir para as possibilidades de split pot (empate). Reparem:
AQ vs KQ - possibilidade de empate: 00.57%
AJ vs KJ - possibilidade de empate: 00.77%
KQ vs KJ - possibilidade de empate: 02.75%
KT vs K9 - possibilidade de empate: 05.09%
ETC, etc, etc....
Óbvio que não precisamos de saber tudo de cor ao pormenor. Estar num 52% vs 48% ( 22 vs AK) é praticamente a mesma coisa que dizer que estamos numa corrida: 50% vs 50%.
Existem excepções a este tema de mãos dominadas, tais como:
A3 vs A2 = 53% vs 47% (EMPATE: 24,%)
OU
43 vs 42 =54% vs 46%- (EMPATE: 24,43%) , onde aqui o aparente domínio afinal não passa de uma corrida, mas não é difícil de imaginar que assim o seja visto que existem TANTAS cartas maiores do que as nossas. Seja como for - ainda que se aproxime de uma típica corrida como neste caso referido - será sempre uma alegria que nos paguem com mãos dominadas.
Para terminar, e porque isto já está a ficar longo demais, termino com uma batalha bem standard e com uma conclusão de tudo isto:
BATALHA STD: AJ vs KQ = 60% vs 40%
CONCLUSÃO:
É tudo muito bonito saber as percentagens, mas para que servem? Alguém poderia perguntar/comentar: "Para sabermos se a nossa mão está à frente ou não é porque o meu adversário já mostrou as cartas não é? Assim sendo, eu não posso voltar atrás!" ao que a resposta seria:
PARA NADA!
No momento da decisão, um jogador iniciante pensa: "Será que ele tem AK? Ele fez raise na posição inicial e..." ; mas um jogador profissional pensa: "Qual é a equity que tenho contra o range dele de abertura na posição inicial?"
Esse jogador profissional sabe, por exemplo, que esse dito adversário só faz raise nas posições iniciais com estas mãos:
88; 99 ; TT ; JJ ; QQ ; KK ;AA ; AQs ; AKs ;AQo ;AQs
Se sabe isto, então só tem de saber atribuir uma percentagem a este range (leque de mãos) do adversário. A saber, o range neste caso é de cerca de 6% (5.6% para ser exacto). Agora, só lhe falta calcular a equity que tem contra o range do adversário. Imaginemos que o nosso herói tem AJo. Então:
AJo vs RANGE DE 5.6% (88+ ; AQs+ ; AQo+)= 31% vs 69%
Torna-se um FOLD tão fácil que até faz rir. Contra qualquer um dos Ases dele estamos lixados e contra os pares estamos numa corrida. Pode sair o J que nos iria dar a vitória contra o que quer que seja que ele tem destas mãos todas? Pode! Até podem sair 2 ou 3 valetes! Mas porque se torna tão fácil o fold? Porque nós nunca teremos mais do que 31% de equity contra ele! E isso é mais do que suficiente! E isto é o lindo do poker: A não ser que acredites que usar uma pata de coelho na mesa te dê sorte, que vestir uma cuecas azuis te dêem sorte, ou que por teres visto uma aranha vais ganhar dinheiro; então tens de aceitar que NÃO PODES, NÃO CONSEGUES controlar a sorte! Então se assim o é, só podemos fazer uma coisa no poker: melhorar TUDO o que seja possível. O objectivo no poker é sempre o mesmo: tentar SEMPRE fazer a jogada a que chamamos de " +EV play" - Positive expected value play. Traduzindo: Jogada de valor esperado positivo. Ou seja, vais tentar fazer a jogada que por a+b se mostra mais lucrativa a longo prazo. Quando, por exemplo, estás disposto a ir all in contra alguém deves tentar que estejas à frente do range dele. O resto que se lixe! Claro que vais perder algumas vezes mesmo quando tens a melhor mão, mas a isso chama-se variância! É isso que (também) faz do poker um jogo tão bonito. Se fosse só matemática pura e estatística, os professores de matemática teriam mais braceletes do que o Phil Helmuth!
Já se sabe que não é só matemática, mas existem casos onde tudo se resume a matemática pura - usando o exemplo anterior de AJo vs range de 5,6%: Seria uma perfeito suicídio dar call de AJo a um all in de um jogador de range 5.6% ! Ele vira "AK" e dizemos "nao tenho sorte nenhuma!" mas na verdade sorte nada teve a ver com isto. Simplesmente foi mal jogado. É de notar que mesmo um AK vs o range de 5.6% nos dá 49% vs 52% - UMA PURA CORRIDA! Portanto, ao dar este call é bem que nos mentalizemos que estamos a decidir atirar uma moeda ao ar pela nossa stack toda (no caso de ser também all in para nós, claro...). Não vai ser azar se perdeste, Vai ser justo, já que vais ganhar no longo prazo tantas vezes como as que vais perder.Já agora, contra esse tal range de 5.6% só QQ ou melhor nos colocaria em vantagem: QQ vs range de 5% = 60% vs 40%).
Hoje em dia, na sociedade mundial actual, praticamente tudo é controlado através de estatísticas: desde a construção de prédios em zonas propícias a actividade sísmica, passando por "ganhar dinheiro com a bolsa...", ao "simples" cálculo de atribuição de seguros tudo leva em conta as probabilidades de ocorrência, a estatística. Um exemplo de uma decisão "MENOS EV" seria um banco fazer um seguro de vida a um homem com 90 anos! LOL Claro que ele ainda pode viver até aos 100 anos; claro que o nosso AJo pode vencer naquele momento aquele jogador de range de 5%; Mas o mais provável é que o homem não viva até aos 100 anos e que o nosso AJo não ganhe.
variância.
Se tomarmos SEMPRE a decisão " + EV ", então o nosso poker tornar-se-á - no final - uma grande decisão + EV. Logo, seremos lucrativos. Amen.
NOTA FINAL: no constante exemplo de AJ, omiti propositadamente vários pormenores. Haverá situações em que o AJ justificasse o call perante aquele curto range, tais como pot odds e short stack (entre outras), mas isso levaria a um outro "artigo".