Original de double2
Nice, boa resposta Romeu.
Em termos explorativos acho que tens bastante razão, parece-me que este vilão gosta pouco de largar bluffcacthers e river tem alguns draws falhados, portanto não bluffar nada até pode ser uma opção razoável.
Tentando falar em GTO, a coisa complica e é bem provável que a partir daqui só saia asneira. Talvez o LgWz passe cá para deixar opinião. E no fim até posso pedir ao Internet para me dar uma opinião. E assim acabamos todos melhores jogadores do que éramos antes de iniciarmos a conversa.
Primeiro ponto, se esta situação river fosse mesmo uma situação pura de range polarizado versus range bluffcatcher (ou seja, se as nossas value bets ganharem sempre dos bluffcatchers do vilão) então a jogada correcta é ir de overbet all in com todos os nossos combos de value e a quantidade apropriada de bluffs (que muito provavelmente são todos). Isto é verdade e está bem demonstrado matematicamente no livro do Will Tipton "Expert Heads up no limit hold'em".
Mas, na prática isso raramente é o caso e vilão acaba sempre por ter as chamadas "traps", mãos que acabam por ganhar de algum range de value nosso (tipo K9 neste caso), o que nos impede de fazer o tal overbet shove. Mas se essas combos forem em número reduzido suficiente penso que Hero deve na mesma fazer shove, já me esqueci dos pormenores, poderei consultar novamente.
Assim à primeira vista parece-me que o value range de Hero river andará por volta disto:
QT (16), 22 (3), KJ (9), K2 (3) J9 (9), J2s (2), KT (12) = total 54 combos.
O teu cálculo da relação entre valor e bluff está errado. A relação correcta para um pot size bet river será 2 mãos de valor para 1 de bluff. Porque vilão tem pot odds de 33% para o call e portanto temos que betar 66% value e 33% para o colocar indiferente a dar call. Para um betsize de 75% do pot seria 70% valor e 30% de bluff.
Portanto se betássemos potsize, e imaginando que range de call do vilão perde sempre para o nosso value (o que não é o caso, mas vou simplificar para já, se complico agora vou enrolar tudo) então deveríamos bluffar 27 combos de bluff. Devemos começar pelas nossas mãos com menor showdown value,
então ficaria:
- FDs fracos: 8d7d, 8h7h, Th6h, 8h6h, 7h6h, Th5h (6 combos)
- T7 (16 combos) (se bluffarmos turn com todos eles, não sei se devemos)
- e 5 combos de T8, provavelmente bluffar só as combos suited será o ideal.
Tudo o resto a gente deveria desistir (FDs Q high, A high, Q8, At se estiver no range)
E se fizermos overbet shove com o mesmo range de value e continuarmos a assumir que vilão não ganha a nenhum dos nossos combos de value, então poderíamos usar 41% de bluffs e 59% de value, o que daria 37 combos de bluff, o que basicamente significa acrescentar todas as combos de T8 ao nosso range de bluff.
Agora, vamos imaginar que determinada % do range de call do vilão ganha ao nosso range de value. Mas para isso precisamos de fazer uma estimativa do range do vilão que chega ao river, o que é mais uma trabalheira. Queres-me ajudar e tentar estabelecer um range com que vilão dá x/c flop e x/c turn?
N estou a perceber esta parte double, explica-me sff.
No meu ponto de vista tem de ser pela FE e se usares pot size tens de ter 50% de valor e bluff.
Ex. (imaginando q ganhamos sempre qd apostamos em valor) pot 100 unidades, se tu apostares pot precisas de ganhar uma vez em duas para ficares even.
Se for como disseste (66% valor), terias de ganhar duas vezes em 3. Neste caso terias um lucro de 100!
Onde estou a pensar errado?
Em relação ao range q o vilao dá x\c flop temos de ter em consideração dois pontos:
primeiro ele só cb flop oop 39 o q é pouco;
segundo nesta board tende a ser menos
Logo diria q seja algo como, tendo em conta q abre 50% (talvez menos contra ti):
TT, AJs, A9s, KJs+, K9s, Q9s+, JTs, J8s-J3s, T9s, 95s+, AhKh, AhQh, AhTh, KhTh, Th8h, Ah2h, Kh2h, Qh2h, AJo, A9o, KJo+, K9o, Q9o+, JTo, J8o, T9o, AhKd, AhKs, AhKc, AhQd, AhQs, AhQc
Q sao todos os 9x e Jx q n sejam dois pares, TT, copas fortes (2x, overs à board, OESD, over+GS), QTo, AhKx, AhQx e KQ - dá 18% de range
Para o turn n muda mt, tirei apenas AhQx - 17%
Acho q é isto.