Original de GOBBATO
Original de RCMasterBR
....Sobre a comparação com o mercado de ações, realmente, é um investimento de risco. Mas lembrem-se que os riscos são de não conseguir resultados e o investimento dar retorno negativo. Porém, temos alguns casos de cavaladas que ficaram negativas, algumas até mesmo deram retorno zero, com o cavalo quebrando a banca, mas cumpriu com a proposta de realizar os jogos e o resultado não apareceu. Investi em algumas cavaladas que fecharam negativas, porém não vi nem uma única alma reclamando do resultado. Nunca vi nenhum caso da Bovespa ou de qualquer outra bolsa falar "Olha, usamos o seu dinheiro pra pagar a conta de luz da instituição e não podemos restituir seu investimento. Volte daqui a seis meses e se as luzes estiverem acesas, talvez nós tenhamos um prazo pra te devolver"....
Olá RCMasterBR,
Claramente percebo que não conheces a história das Bolsas que quebraram, onde muita gente se suicidou mundo afora pq perderam tudo...
exemplos que lembro agora, nem vou pesquisar pra citar mais...:
1 -Vide USA, 1929. Quebra geral da Bolsa Americana;
2 - Vide caso Naji Nahhas no Brasil, (foram feitos arrestos de alguns bens, mas nunca recuperaram tudo.
3 - Vide caso Bernard Madoff, na Nasdaq, Bolsa Americana novamente, golpe de 50 bilhões de dollares.
Sabe se devolveram tudo???
Pois é... quando for relatar algo... pra que não haja refutações ao que você escreve, pesquise antes. 
Abraços.
Bem é verdade. O Madoff está preso.
Bem, as bolsas podem quebrar (todos sabemos) e as acções podem desvalorizar, muito bem, ninguém duvida disso e qualquer um sabe que isso pode acontecer, que é um mercado de risco. Se uma empresa falir e ficar sem bens e capital também não se pode fazer nada, os credores ficam a ver navios, todos sabem disso. Mas mesmo assim são apuradas responsabilidades e há regras (insolvências dolosas, etc).
Se eu trabalhar com acções e você me pedir para comprar para si x acções y eu, se for honesto compro as acções para você e depois, se no dia a seguir desvalorizarem, o azar, você sabia no que se estava a meter. Sabia que existia essa possibilidade.
Se eu investir num cavalo que vai jogar o main event do WSOP sei perfeitamente que ele poder perder logo o torneio, por azar, na primeira mão, muito bem - tinha o risco, nem tenho nada a comentar.
Outra coisa é o corrector que, em vez de comprar as acções, pega no dinheiro e compra um carro novo para si;
Um cavalo, em vez de ir jogar o WSOP gasta o dinheiro num bar de alterne.
O gestor de uma empresa, sabendo que a empresa está a passar por uma má situação, vai transferindo os bens para si e para sua família, ocultando negócios dos credores, liquidando aos poucos a empresa e depois fechando portas.
Todos estes três últimos exemplos, pelo menos os últimos dois, são factos ilícitos penais e geram responsabilidade civil.
Os primeiros exemplos são negócios de risco, normais. As pessoas assumiram-nos.
Coisas bem distintas, não?