Kxx é o novo Axx?
Vem postar então alguns dados interessantes que tirei da review que fiz do que vem até agora de 2013 (169k hands). Em vez de falar do que eu fiz mal/bem ou assim assim acho que é mais interessante/proveitoso para quem lê falar das tendências do field.
- Cbet success por posição:
- A cbet success no flop (hu) não variou muito de acordo com a posição do hero. Andando entre 47% e 41%, da maior para a menor: BU>CO=UTG>BB>SB=CO. Nada de surpreendente portanto. Média em 44%. De notar que uma cbet de 2/3 precisa de 40% para ser break even.
- A cbet success geral no turn foi de 36% e no river foi de 44%. O facto do sucesso ser igual no flop e no river deixa-me a pensar porque raio tenho eu uma diferença de 23% entre a cbet no flop e a cbet no river. "Mais indução no river e tal"... mas com certeza tem muito scared money pelo meio quando os potes ficam tão grandes. Dá que pensar.
- Um dado curioso nas cbets no turn e no river foi o sucesso da cbet na BB. No turn a maior FE na cbet acontece na BB, com 42% (6% acima da média), já no river acontece precisamente o contrário, onde a cbet na BB tem um sucesso incrivelmente baixo, nos 21%.
Para cbetar na BB quer dizer que tivemos que isolar antes, ou seja jogar contra donkey, isto quer dizer que no vácuo os donkeys foldam bem para segundo barrel, mas que depois de investirem tanto dinheiro ficam com muita dificuldade em largar no river.
Olhando para isto talvez procure value betar mais light no river contra donkeys, e por outro lado praticamente excluir 3 tiros de bluff contra donkey (+- consensual).
- Cbet success de acordo com o bordo:
Depois de ver um a um separei os bordos em grupos de "high card" (ou seja qual a carta mais alta no flop). A, K, Q+J, T, 9-7, 6-. Separei assim porque bordos Jxx e Qxx ou 9xx/8xx/7xx mostraram FEs semelhantes (tanto em raised como em 3bet pot), logo fazia sentido juntar para ter melhor amostragem e menos números a tirar.
- Nos raised potes os melhores bordos foram: Kxx> Axx = 6-xx> Q/Jxx> 9/8/7xx > Txx.
Interessante verificar que os bordos Axx não se destacaram como talvez fosse de esperar, e tiveram até o mesmo sucesso que os 6-xx com 46%, apenas 2% acima da média. Kxx destacaram-se fortemente pela positiva com 52%. Txx destacou-se como a ovelha negra com apenas 34% FE, muito abaixo da média, 9xx/8xx/7xx que à partida se poderiam considerar bordos de FE semelhante tiveram FE de 41%, o que é bastante superior a 34% (e ainda dentro do +ev as bluff).
- Em 3bet potes as coisas ficaram assim: K > 6-> Q/J > 9-7 > A > T. Sucesso médio nos 43%.
A posição dos bordos Axx neste ranking foi talvez a coisa mais surpreendente que vi na database, porque se tem como "universalmente" entendido que os bordos Axx são bons para cbetar em 3bet pot, a FE nestes bordos ficou em apenas 39% (ainda assim "dentro do +ev" tendo em conta que uma cbet de 55% precisa entrar uns 35% das vezes para ser BE). Os bordos Kxx destacaram-se muito como os melhores, com uma FE brutal de 62%. O resto dos grupos ficaram todos entre 41-48% excetuando a ovelha negra, Txx tiveram uma FE de uns vergonhosos 26%.
- Talvez a amostragem não seja assim tão boa para ver a FE em 3bet potes, mas são sempre um indicativo, e a tendência nos Txx tanto em raised pote como em 3bet pote parece-me forte demais para ser apenas devida a variância nesta amostragem. Deve ser porque Txx dá sempre algo onde um jogador se agarrar tanto com broadways como SCs médios.
Já não se respeitam os bordos Axx? Toda a gente sabe que Axx é (era?!) bom para cbetar bluff e por isso já não dão crédito? Kxx é o novo Axx?
- Bordos dobrados:
- Em raised potesão muito bons para cbetar com 5% mais FE do que a média, mas curiosamente nos 3bet potes a sua FE bate igual à média (provavelmente porque os vilões com um PP fique tentado a dar um call num bordo dobrado seco, mesmo que tenha jogado por set value).
- 4bet success:
- Achei interessante a diferença do sucesso da 4bet entre BU e SB. Na SB = 43%, no BU=55%. Uma diferença bastante grande, suponho porque os vilões atolem mais light SB * BB e porque tenderão a dar mais call na 4bet ip. O meu 4bet range na SB e no BU é muito aproximado (torno de 6%), terei que me adaptar.
-------------------------
Será que estas notas se podem transpor para outros fields?! Acredito que algum valor terão, principalmente para fields onde a maioria dos jogadores sejam regulares. Se alguém deitar o olho a estes spots nas suas databases que partilhe aqui