Skip to forum
Lunitis entre Nuest...

Notifications
Clear all

Lunitis entre Nuestros Hermanos

3,211 Posts
206 Users
308 Reactions
368.7 K Views
bakuncho

Parabéns Lunitis pelo reconhecimento da comunidade, bem merecido.

Já agora tenho uma dúvida que me anda a chatear constantemente. Situação ideal para 3b e sqz, ando a tentar incorporar isto no meu jogo e tem sido um sobe e desce na banca. Isto para IP e OOP.

3b faço mais com quem abre muito com mãos TT+ QJ+ e por vezes QT mas estando em posição será que tendo QT+ o meu range de mãos não é mais forte logo o call não será mais rentável?

E para um reg, a 3b KQ+ TT+(quem sabe)

Reply
mmoreira7

Parabens pelo blog do mes Lunitis.

Bem merecido! É um blog essencial para quem gosta do jogo e quer crescer na forma de jogar.

:fdrink

Reply
rgs78

Parabéns, Lunitis! Mais do que merecido pelo que já escrevi. :fdrink

Aproveito para fazer minhas as palavras do romeusampaio.

Reply
AfonsoMagalhaes

Original de bakuncho
Parabéns Lunitis pelo reconhecimento da comunidade, bem merecido.

Já agora tenho uma dúvida que me anda a chatear constantemente. Situação ideal para 3b e sqz, ando a tentar incorporar isto no meu jogo e tem sido um sobe e desce na banca. Isto para IP e OOP.

3b faço mais com quem abre muito com mãos TT+ QJ+ e por vezes QT mas estando em posição será que tendo QT+ o meu range de mãos não é mais forte logo o call não será mais rentável?

E para um reg, a 3b KQ+ TT+(quem sabe)

Não acho que seja lucrativo 3betar QJ nem contra Donkey, para quê? A não ser que tenhas info que sempre que dá OPR (e que seja uma boa quantidade de mãos) que de também call a 3bet e mesmo assim acho que prefiro dar call e jogar pos flop IP vs o range todo dele.

Vs Reg, gosto de 3betar TT most of the time mas não faço regra porque depende do call a 3bet dele e se tiver uma amostra consideravel p saber como é que ele joga o pos flop quando acerta e quando não acerta.

KQ também prefiro dar flat e jogar o pos flop. Eu sinceramente prefiro ter uma noção do range, sim, mas não gosto de definir obrigatoriamente o meu range, acho que tens noção disso, que nos devemos adaptar bem à mesa e isso vai ser mais lucrativo.

Por acaso pro sqeeze tb tenho tido dificuldade, tenho regs (amostra de 800+Hands) com um sqeeze na ordem dos 7%, e não sei bem como jogar aqui por acaso, se o Lunitis quisesse abordar essa questão ficaria muito contente!

Abraço

Reply
Sh3yk

Parabéns Lunitis pelo blog do mês cara!

Mais do que merecido. Apenas o reconhecimento da comunidade perante o ótimo trabalho que fazes! :sdrink

Reply
Lunitis

Obrigado a todos :fdrink

Bons resultados ! andas a jogar ..NL 50 ???? O blog do mês foi mais que merecido!!

No desafio ainda estou na NL25. Na stars jogo NL50.

Romeusampaio antes de subir para NL50 tive uma session com o rafael e ele gostou do meu jogo para o limite, então eu disse para mim mesmo que ia bater nl50 e na nl100 então arranjava um coach/mentor, a verdade é que já vão anos (literalmente) na NL50 e por ser bankroll nit e donkey também, a verdade é que o tempo passa e não há maneira de me conseguir meter na nl100 (tirando 5 bis que perdi em menos de 1k mãos lá).

Bakuncho 3bet pot é um tema que já estudei muito, mas acho que ainda me considero um aprendiz.
Tenho umas séries muito boas para te recomendar sobre o assunto (inglês):
Leatherass
http://pt.pokerstrategy.com/video/20374/
http://pt.pokerstrategy.com/video/20745/
http://pt.pokerstrategy.com/video/21071/

e mbml
http://pt.pokerstrategy.com/video/27425/
http://pt.pokerstrategy.com/video/13550/
http://pt.pokerstrategy.com/video/13980/

Tenho resumos dessas séries nos blocos de notas de 2013: Bloco de Notas
O rafael também tem, mas essas já deves ter visto, ou se não também encontras facilmente.

Reply
romeusampaio

Original de Lunitis

Romeusampaio antes de subir para NL50 tive uma session com o rafael e ele gostou do meu jogo para o limite, então eu disse para mim mesmo que ia bater nl50 e na nl100 então arranjava um coach/mentor, a verdade é que já vão anos (literalmente) na NL50 e por ser bankroll nit e donkey também, a verdade é que o tempo passa e não há maneira de me conseguir meter na nl100 (tirando 5 bis que perdi em menos de 1k mãos lá).

Acho q está mais do q na altura...
Tens de aproveitar enquanto tens essa energia toda para estudar e jogar.

Aconselho-te primeiro arranjares alguém q jogue nl100 e\ou nl200.

Vai ser mais barato e usa uma estratégia mais útil para ti do q alguém q jogue mais alto.
De preferência q seja bem vencedor de momento para te conseguir passar toda a confiança q precisas e n ter duvidas das jogadas enquanto te explica (n tem duvidas pq para ele tem resultado mt bem).

Em duas ou 3 sessões aprendes o suficiente. Se ele for realmente bom e estiver a transmitir mta informação valiosa, avalias e compras mais algumas aulas se for caso disso.
A ideia é este coach ser um "empurrão" para a tua evolução.

Qd estiveres algures entre nl100 e 200 e sentires q está na altura, arranjas o "verdadeiro" coach. Alguém q esteja a destruir nl400-nl1k. N precisa de ser mais. Tem é de ser "mt" vencedor na altura em q estejas à procura. N tenhas problemas em pedir resultados. Um bom coach n tem problemas em mostrar isso se pedires. Faz parte do processo. Aqui vais pagar bem, mas tb serás bem recompensado.

Acho q é tudo, n facilites.

"N deixes para amanha o q podes fazer hoje"

Um velho ditado q toda a gente sabe mas poucos aplicam.
Vai por mim. :sdrink

Reply
Lunitis

Valeu, vou reflectir sobre o assunto.
Estou agora a fazer database review, em 168k mãos jogadas na NL50 este ano estou com 0.95 ev bb/100. Ainda pode haver muita variância nesta amostragem, mas parece certo que não estou com edge de crushar, tendo em conta os anos que levo disto e o tanto que trabalho no poker já devia andar em voos muito mais altos. Talvez falte mesmo esse click.

Reply
Lunitis

Uff, custou, mas tenho as minhas rotinas de início de mês quase concluídas.
O review foi especialmente trabalhoso, até porque não foi um, mas sim dois, review mensal e em simultênio review trimestral. Descobri umas coisas bem interessantes com o review trimestral, nunca tinha feito um review com tantas mãos (169k). Com esse número de mãos já dá para ter uma boa visão sobre spots que em apenas um mês não dá para ter certeza.
Agora estou com a cabeça a transbordar números de passar o dia com isto. Amanhã posto aqui as notas mais interessantes do review.

---------------------

Uma mão que joguei no final do mês:

UTG: 22/17
11% OR UTG
50% fold vs 3bet
4.7% 4bet range (28)
919 hands

MP: 17/14
6.8% 3bet
4.5% 3bet MP (67)
22% fold vs 4bet (18)
3.7k hands

Poker Stars, $0.25/$0.50 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

UTG: $100.34 (200.7 bb)
MP: $52.25 (104.5 bb)
Hero (CO): $95.09 (190.2 bb)
BTN: $104.30 (208.6 bb)
SB: $23.37 (46.7 bb)
BB: $149.41 (298.8 bb)

Preflop: Hero is CO with K K
UTG raises to $1.50, MP raises to $4, Hero calls $4, 3 folds, UTG raises to $12.50, MP raises to $52.25 and is all-in, Hero _o:

Será que o hero fez o seu primeiro fold com KK pré-flop da sua carreira (sem ser miss click)?! Façam as vossas apostas :f_cool:

Reply
nuno21nt

Pelas cores da descrição da mão, sim foldaste

Já agora, parabéns pela distinção de blog do mês. És um deus do caraças, principalmente vestido com o Manto Sagrado.

Reply
jukitas

eu este mes ja foldei 3kks e todos vs AA :D e sao so 10 c a blind eheeee

Reply
rgs78

Original de nuno21nt
Pelas cores da descrição da mão, sim foldaste

Nice one! :P

Reply
mawaykid

Original de nuno21nt
, principalmente vestido com o Manto Sagrado.

lol e mesmo parecido, que boss ate no fifa espalhas terror :fuckyeah

Reply
aafrancis

Belo fold :)

com tanta acçao no PF ...e tendo em conta que é NL50 .....e estando tao deep como estavas ....é bem possível que um dos viloes tenha AA ...e nao quises-te ser stackeado tao deep !!!

é isto?

:coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface:

Reply
Moderator
aedigao

vou dar meu pitaco :)

mp sendo tight, 3betando pouco de MP, e levando em conta que ele só faz 5bet com KK+, e tendo vc KK, supoe-se que ele tenha provavelmente AA;
o UTG, que folda bastante pra 3bet e nao foldou, colocaria ele em KK+ e AKs, tendo boas chances de ter AKs

isso, é claro, em condições normais.

Reply
Lunitis

Achei que o range do UTG fosse bastante forte, não acredito que ele atole sempre AK/QQ aqui, muitos regs dão apenas flat aqui, a mesma coisa para o MP, não é assim tão comum ver regs atolarem AK/QQ MP vs UTG. Talvez o UTG veja o meu dinheiro como dead money aumentando a vontade de atolar QQ/AK, mas não estou seguro. Para 100bbs ia ser close, mas para 200 com o utg achei muita fruta.

Foldei.

UTG mostra AK e MP mostra TT, tinha ganho o pote :roto2:

Reply

NIT ALERT

Reply
Lunitis

Kxx é o novo Axx?

Vem postar então alguns dados interessantes que tirei da review que fiz do que vem até agora de 2013 (169k hands). Em vez de falar do que eu fiz mal/bem ou assim assim acho que é mais interessante/proveitoso para quem lê falar das tendências do field.

- Cbet success por posição:

- A cbet success no flop (hu) não variou muito de acordo com a posição do hero. Andando entre 47% e 41%, da maior para a menor: BU>CO=UTG>BB>SB=CO. Nada de surpreendente portanto. Média em 44%. De notar que uma cbet de 2/3 precisa de 40% para ser break even.

- A cbet success geral no turn foi de 36% e no river foi de 44%. O facto do sucesso ser igual no flop e no river deixa-me a pensar porque raio tenho eu uma diferença de 23% entre a cbet no flop e a cbet no river. "Mais indução no river e tal"... mas com certeza tem muito scared money pelo meio quando os potes ficam tão grandes. Dá que pensar.

- Um dado curioso nas cbets no turn e no river foi o sucesso da cbet na BB. No turn a maior FE na cbet acontece na BB, com 42% (6% acima da média), já no river acontece precisamente o contrário, onde a cbet na BB tem um sucesso incrivelmente baixo, nos 21%.
Para cbetar na BB quer dizer que tivemos que isolar antes, ou seja jogar contra donkey, isto quer dizer que no vácuo os donkeys foldam bem para segundo barrel, mas que depois de investirem tanto dinheiro ficam com muita dificuldade em largar no river.
Olhando para isto talvez procure value betar mais light no river contra donkeys, e por outro lado praticamente excluir 3 tiros de bluff contra donkey (+- consensual).

- Cbet success de acordo com o bordo:

Depois de ver um a um separei os bordos em grupos de "high card" (ou seja qual a carta mais alta no flop). A, K, Q+J, T, 9-7, 6-. Separei assim porque bordos Jxx e Qxx ou 9xx/8xx/7xx mostraram FEs semelhantes (tanto em raised como em 3bet pot), logo fazia sentido juntar para ter melhor amostragem e menos números a tirar.

- Nos raised potes os melhores bordos foram: Kxx> Axx = 6-xx> Q/Jxx> 9/8/7xx > Txx.
Interessante verificar que os bordos Axx não se destacaram como talvez fosse de esperar, e tiveram até o mesmo sucesso que os 6-xx com 46%, apenas 2% acima da média. Kxx destacaram-se fortemente pela positiva com 52%. Txx destacou-se como a ovelha negra com apenas 34% FE, muito abaixo da média, 9xx/8xx/7xx que à partida se poderiam considerar bordos de FE semelhante tiveram FE de 41%, o que é bastante superior a 34% (e ainda dentro do +ev as bluff).

- Em 3bet potes as coisas ficaram assim: K > 6-> Q/J > 9-7 > A > T. Sucesso médio nos 43%.
A posição dos bordos Axx neste ranking foi talvez a coisa mais surpreendente que vi na database, porque se tem como "universalmente" entendido que os bordos Axx são bons para cbetar em 3bet pot, a FE nestes bordos ficou em apenas 39% (ainda assim "dentro do +ev" tendo em conta que uma cbet de 55% precisa entrar uns 35% das vezes para ser BE). Os bordos Kxx destacaram-se muito como os melhores, com uma FE brutal de 62%. O resto dos grupos ficaram todos entre 41-48% excetuando a ovelha negra, Txx tiveram uma FE de uns vergonhosos 26%.

- Talvez a amostragem não seja assim tão boa para ver a FE em 3bet potes, mas são sempre um indicativo, e a tendência nos Txx tanto em raised pote como em 3bet pote parece-me forte demais para ser apenas devida a variância nesta amostragem. Deve ser porque Txx dá sempre algo onde um jogador se agarrar tanto com broadways como SCs médios.
Já não se respeitam os bordos Axx? Toda a gente sabe que Axx é (era?!) bom para cbetar bluff e por isso já não dão crédito? Kxx é o novo Axx?

- Bordos dobrados:

- Em raised potesão muito bons para cbetar com 5% mais FE do que a média, mas curiosamente nos 3bet potes a sua FE bate igual à média (provavelmente porque os vilões com um PP fique tentado a dar um call num bordo dobrado seco, mesmo que tenha jogado por set value).

- 4bet success:

- Achei interessante a diferença do sucesso da 4bet entre BU e SB. Na SB = 43%, no BU=55%. Uma diferença bastante grande, suponho porque os vilões atolem mais light SB * BB e porque tenderão a dar mais call na 4bet ip. O meu 4bet range na SB e no BU é muito aproximado (torno de 6%), terei que me adaptar.

-------------------------

Será que estas notas se podem transpor para outros fields?! Acredito que algum valor terão, principalmente para fields onde a maioria dos jogadores sejam regulares. Se alguém deitar o olho a estes spots nas suas databases que partilhe aqui 8-)

Reply
Kony76

Excelente análise. gostava de ter disponibilidade para fazer análises destas à minha database, mas...o tempo é escasso e neste momento aproveito-o para jogar e/ou estudar artigos e videos.

Eu jogo FR e também já tinha chegado à conclusão que a Cbet funciona melhor em Kxx e até Qxx do que em Axx. Esta conclusão não é devido a nenhuma análsie profunda, mas à perceção que vou tendo nas sessões.

Entendo que seja por 2 motivos essenciais: Um, como referiste, o senso comum de que Axx é bom para Cbet, logo não se dá crédito.
O outro, é o facto de os jogadores mais fracos adorarem jogar Ax, mas não jogam Kx ou Qx. É muito mais provávele eles term na mão um A6 do que um K6.

Parabéns por mais esta análise e excelente contributo para a comunidade. Não é À toa que foste nomeado membro do mês. :)

Reply
JorgeTeixeira

Nice post, sir! :fdrink

Reply