Original de bakuncho
Por outro lado, gostei de ler o teu e vosso historial no mundo do poker. Aconselharias uma pessoa que quer entrar neste mundo a estudo NL ou PLO?
ou seja, qual a vertente que há margem de crescimento tanto como jogador como de lucro?
Eu n sou a melhor pessoa para aconselhar pq só conheço uma vertente. Mas vou-te dar a minha opinião tendo em conta o q sei e o q vou vendo.
Definitivamente o NL Holdem é nos dias de hoje mais competitivo do q PLO. Mas acredito q esse motivo n seja suficiente para tomar uma decisão.
O PLO é mt mais complexo e tem mais variância.
Como é mais complexo é mt mais difícil de joga-lo bem. Sem duvida q o NLH é uma boa base para quem inicia o PLO. Mas tb acho q se n fores um bom jogador de NLH, dificilmente serás no PLO.
A ideia seria tornar-nos num excelente jogador de NLH e só depois é q deveríamos considerar aprender PLO.
Outro problema é a variância. Teremos de avaliar mt bem o nosso risco\retorno. Se acharmos q NLH tem mta variância, nem sequer quero imaginar como será em PLO.
Tens tb o problema do rake. Sei q é mt maior em PLO. Era uma boa ideia alguém q jogue as duas modalidades expor aqui as diferenças com um exemplo. Mas se no NLH o rake já é pesado, principalmente ate nl50, tornando-se difícil de os bater. Imagina-se em PLO nos mesmo limites...
N quero q me estejam a interpretar mal. Acho q o nível nessa modalidade está soft o suficiente para combater essas desvantagens. Apenas estou a expor todos os aspectos q me lembro q devemos considerar.
Mas uma coisa vos garanto. Se um dia o poker tiver os dias contados, o NLH será a ultima modalidade a extinguir-se. N há q duvidar. Basta pensar como funciona o poker, o dinheiro vem dos limites baixos e vai subindo passando de jogador para jogador. Na base estão os jogadores recreativos. E se PLO é complexo então para quem se quer divertir dificilmente optará por esta modalidade.
O NLH tem a vantagem de se aprender em poucos minutos mas demora uma vida a aperfeiçoar, como estamos todos cientes. Embora para alguns jogadores recreativos q já conhecem mais do jogo, optem pelo PLO por poderem runnar bastante melhor devido à curta diferença de equity nas mãos em situações tanto pre como pos flop.
Conheço alguns jogadores q já tentaram a transição. E nem todos conseguiram. Mts voltaram para o NLH. É um erro pensar q será fácil.
Mas só saberemos se tentarmos… ![]()
O q eu penso fazer é aprender e escalar o máximo possível os limites em NLH. E qd chegar ao limite onde a competitividade for demasiado elevada para mim e ao mesmo tempo o tráfego for escasso, penso fazer a transição lentamente para PLO.
Fica bem. :sdrink