Saltar para o fórum
Database Review -> ...

Notificações
Limpar tudo

Database Review -> Ganhamos

155 Mensagens
30 Utilizadores
14 Reações
25.9 K Visualizações
Ganhamos
Membro desde: 05.06.2011

Acho que deviam mudar a localização do pos, ou arranjar maneira de lhe dar algum destaque porque há muito pouca participação para aquilo que eu esperava...

Responder
Citar (Quote)
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009

Do pos?!
Do post?
Oh, também ainda não desenvolvi grande coisa, quando chegar aí a partes mais interessantes pode ser que o pessoal se anime a participar mais.
Queria ter postado mais um pouco hoje, mas chegando a esta hora já estou um bocado cansaço para isso. Mês que começou com grind atrasado, mais mundial e tal... enfim. A ver se amanhã posto mais um bocado.

Responder
Citar (Quote)
Ganhamos
Membro desde: 05.06.2011

Sim Lunitis... não é do "pos" (embora esse também devesse ser mudado de sítio) mas sim do "post". :f_p:

Responder
Citar (Quote)
velsmakende
Membro desde: 01.01.2014

Eu tenho acompanhado pessoal. Estou a gostar bastantes das críticas construtivas do Lunitis. Ajuda muito o meu jogo :)

Responder
Citar (Quote)

+1 nos favoritos! excelente iniciativa, óptimo trabalho do lunitis vale menos muitos buy ins :D :D

gostaria de saber se é 6max ? eu acho que tenho uma diferença muito grande no meu VPIP e PFR, eu jogo numa sala não muito conhecida, que é bet victor, o field é muito curtinho e em nl10 tem lá no maximo 4/5 reg e são bem exploráveis de resto é só whales enormes! em 60/70k hands tenho uns 30buy in up.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Sim, é 6 max.

Responder
Citar (Quote)

boa, continuarei a acompanhar GG :D :D

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

-> Leak Buster - Overall (Stats de Agressividade)

Para começar esta parte vou colar um post que fiz no blog do Aafrancis para poupar trabalho.

Aafrancis - " CASH GAME BSS"- ZOOM

Eu não gosto muito de falar em valores ideais para stats, é muito subjectivo isso, depende muito do field, por exemplo imagina que alguém tem 40% raise na cbet (tudo bluff), à primeira vista pode parecer um leak enorme, mas se eu te disser que o field folda em média 70% para raise na cbet, de leak essa stat passou a ser um ponto super +ev do teu jogo. Não importa que um ou outro reg te tenha apanhado essa "leak" se a maioria do field te vai doar dinheiro nesse spot.
Por isso mais do que tentar mudar as nossas stats à força temos que nos adaptar ao field, e as nossas stats vão ser consequência dessas adaptações que em si foram +ev (mesmo nos nos deixem com algumas stats aparentemente "leaks").

No caso específico das stats de showdown podemos conjugar um pouco as coisas para tentar tirar conclusões que nos mostrem que a nossa estratégia talvez não seja a ideal.
50% de w%sd à partida é pouco, principalmente se vais pouco a showdown, o pouco que chega a showdown por uma questão de lógica deveriam ser mãos feitas boas, mas se só estamos a ganhar 50% no showdown se calhar não estamos a chegar lá com mãos tão boas assim. Então o que está a acontecer com as mãos boas? Overplay... Porque ou estamos a value betar demais (mal) com elas ou estamos a acelerar demais com elas, ou muito provavelmente ambos, acabando por perder valor de induções (indução com mãos boas faz aumentar tanto o wtsd como w$sd)-
O ideal é ter wtsd alto com w$sd alto e wwsf alto, que significaria que o estamos a levar a showdown muitas mãos com bom valor (a conseguir induzir e/ou a fazer boas thin value bets e/ou bons hero calls) e que ao mesmo tempo estamos a conseguir bluffar bem os nossos lixos (devido ao alto wwsf).
Quando temos apenas o wwsf alto a 1a coisa que me vem à cabeça é overplay de mãos feitas, isso ou estás a bluffar tanto que quando recebes call perdes tantas vezes que nem te adianta o quanto levas de made hands a showdown para compensar isso.

Há uma stat que se pode calcular que te diz o won without showdown.

50%, o que vem confirmar muito a ideia. Tenho como referência para essa stat 40% bastante baixo, 44 bom. 50% nunca tinha visto, estás a tentar apanhar os potes todos!! E como dizia, se não estás a ganhar no showdown é porque estás a tentar matar muita mão com mão média para além dos bluffs, ou estás a bluffar mesmo muito

Agora que agarrei na massa.... Uma forma simplista conjugar essas 3 stats:
alto, baixo

wwsf w$sd wtsd = ideal
wwsf w$sd wtsd = a bluffar bastante com ar e slow com made hands
wwsf w$sd wtsd = overplay de made hands e/ou a bluffar muito
wwsf w$sd wtsd = bluffer e/ou overplay, hero caller
wwsf w$sd wtsd = não faz bluff nem se deixa bluffar com made hands, slow made hands
wwsf w$sd wtsd = muito calling station
wwsf w$sd wtsd = não se deixa bluffar, overplay com made hands, faz pouco bluff
wwsf w$sd wtsd = weak tight pós-flop

Para FR não te sei dizer os valores stdd para estas stats, pelo menos o wtsd costuma ser bastante mais baixo, nas outra não tenho muita noção, mas suponho que o wtsd e wwsf tendem para mais baixo também, por conta de se jogarem potes com mais pessoas.
Para SH NL100 considero +- stdd 29-30% wtsd, 47-48% wwsf, 52-53% w$sd.

---------------------------

48% sucesso na cbet é mesmo muito alto, repara que uma cbet de 2/3 do pote só precisa ter 40% de sucesso para dar insta lucro. Vendo esse sucesso eu aumentaria muito o meu cbet por bluff no flop no teu lugar.

Voltando ao caso do Ganhamos:

wtsd alto, w$sd a tender para o alto, w$wsf um pouco abaixo da média. No vácuo nem parece mal estas stats deixando no entanto antever que o hero talvez esteja um pouco passivo demais (wtsd alto + w$sd alto).
A AF e o AGG bastante baixos tira as dúvidas, o hero está mesmo muito passivo.
AF de 1.52 não é stat que se veja normalmente em regs, o stdd em regs é uns 2.4-3.4.

Só para relembrar... o AF diz-nos a relação entre a quantidade de jogadas passivas e agressivas
AF= (Total Bets) + (Total Raises) / (Total Calls)

A agg% do hero também está baixa nas 3 streets. +10 de agressividade em cada street andaria mais próximo do ideal. Se tivesse a jogar contra ti e visse esse agg% de 13.3% não te dava um call light e pensava 20 vezes antes de pagar com TPTK.
Vou pedir aqui uma ajuda ao NoteCaddy para comprovar o que estou a dizer:

Cada pontinho representa um spot, quanto mais para baixo do gráfico está o ponto mais fraca é a mão (abaixo de metade do gráfico seriam os bluffs). Como podem ver os pontos estão quase todos colados lá no topo topo (2 pares +).
Com isto não te estou a pedir que comeces a bluffar muito no river, porque como se sabe não é com grandes bluffs que se faz dinheiro em micros, mas sim que comeces a value betar mais light principalmente.
PS: pontos cinza são bets, pontos pretos são raises.

Para teres uma noção de quão baixa está a tua agg% river eu considero um jogador com 20% agg% um jogador muito passivo e contra o qual raramente vou dar calls com TP river vs um 3o barrel por exemplo. O ideal seria ter isso perto dos 30%.

Nos adversários:
Cuidado quanto tentamos value betar light contra vilões com AF muito alta. AF muito alta significa que o vilão não gosta muito de dar call, ou seja que vai mais de fold ou raise, por isso não vamos receber muitos calls light normalmente. Por outro lado são vilões contra os quais pode ser interessante fazer gay bets por indução.
Vs raise em bordos drawy é muito importante ver as stats de AF e AGG%, por exemplo um donkey com 1 de AF vai jogar praticamente sempre passivamente com os draws, por isso temos que ter cuidado quando nos fazem raise já que o mais certo é serem mãos feitas, já um jogador com AF alta muito provavelmente vai jogar os draw agressivamente.
AGG% river e wwsf é uma stat que eu gosto muito de ver para definir se faço hero call ou não river. Quanto mais altas mais vou fazer hero call river. EX: Contra um reg com agg% river de 22 e wwsf de 42 dificilmente vou fazer um hero call river, mas se ele tiver 30 e 50 é provável que de vez em quando vá dar hero call com o meu 3o par quando o draw não bater e tal.

Uma chamada de atenção em relação às stats de agressividade. Um donkey com 60% de VPIP com AGG% de 30% e wwsf de 42% é "muito mais agressso" do que um nit com 35% de AGG% e 48% de wwsf porque o nit vem para o pós-flop com um range muito forte, logo é normal que ele lute por muitos potes, já o donkey vem com um range muito mais loose, logo não seria de esperar que ele vá agredir muito no pós-flop (pelo menos com mãos credíveis), por isso apesar de as stats serem "mais passivas" ele vai ter muitos mais bluffs no range.

Responder
Citar (Quote)
velsmakende
Membro desde: 01.01.2014

Quando leio estas tuas análises fico sempre a pensar: "Fo***se, percebo mesmo pouco desta me**a" ahah

Mais uma vez, excelente análise e um muito obrigado por fazeres com que o meu poker esteja sempre em constante evolução.

Acabaste de me dar a excelente ideia de ir estudar as stats dos regs com que jogo diariamente e tentar perceber onde estou quando as comparo com as minhas ;)

Só me dás trabalho, pa !! :D

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Houve uma altura em que fazia muito isso. Procurava size tells, quais os ranges em spots estranhos (tipo no cbet/raise), ranges de min 5bet, ranges de c/r em 3bet pote. .. coisas desse género.
Fazia um pequeno relatório de cada reg que lia sempre antes de começar a session depois de ver quem estava nas mesas.
Na altura ajudou bastante porque era um field bastante pequeno, e ajuda bastante o psicológico também, eu fico muito frustrado quando estou num spot onde não faço ideia do range do vilão e faça o que fizer acho que joguei mal ;(

Em exemplo:

-Floating:
Quase sempre a desistir quando checa flop/river

-CBET
Folda para donkbet bem

- VS RAISE
Não folda muito para os meus raises
Folda para raise na cbet river bem

- RAISE
Depois de c/r flop quando checa turn está a desistir

-3BET POTES:
Em 3bet pote com iniciativa depois de checar folda para bet
Cbet 55% set depois de 3betar, c/s turn
Cbet 1/2 flop 3bet pote hands fortes e marginais em dry

-4BET POTES:
Cold 4beta muito
Não larga marginal para cold 4bets em spot de blinds

-AIs
4bet shovante marginal (?!) (44, JJx2, 66) Com AK vi 4bet stdd
Atola JJ utg vs reg
Atola AQ stdd lates

Agora como tenho stats e notecaddy para cobrir quase todos os spots possíveis e imaginários não tenho feito isso.

Responder
Citar (Quote)
aafrancis
Membro desde: 10.01.2011

Original de velsmakende
Quando leio estas tuas análises fico sempre a pensar: "Fo***se, percebo mesmo pouco desta me**a" ahah

Mais uma vez, excelente análise e um muito obrigado por fazeres com que o meu poker esteja sempre em constante evolução.

+1 !!!!

:fdrink :fdrink :fdrink

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008

Este tópico está muito muito bom Lunitis. Estou tentado a encomendar-te uma revisão deste género nas minhas mãos de NL200, não tenho nem jeito nem paciência para fazer este tipo de análises.

Responder
Citar (Quote)
bareehpoker
Membro desde: 06.10.2008

Egua bixo, isso aki eh Pai'degua..

soh li os primeiros comentarios e to vibrando. Parabens!

Responder
Citar (Quote)

Mais um belíssimo post. Um dos melhores tópicos que já vi por aqui!!!

Responder
Citar (Quote)

Original de Ganhamos do tópico RE: Ajuda com o NON Showdown Winnings
Sendo SH, acho que tens um gap entre VPIP e PFR demasiado grande. Estarás a dar demasiados calls, no entanto, parece-me que o fold para steal tb está alto.
E provavelmente estarás a jogar muito fit or fold.

Mas eu tenho mais ou menos o mesmo problema e em breve o Lunitis vai começar uma análise ao meu jogo, o que me irá ajudar a melhorar o meu jogo e provavelmente a ti também!

Obrigado pela dica, Ganhamos!

Estou acompanhando o tópico, está muito bom!

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Obrigado pela força.
Opiniões sobre as stats e discussões sobre qualquer coisa relacionada com a review são bem vindas, não se acanhem.
:sdrink

Responder
Citar (Quote)
trapalhitos
Membro desde: 17.06.2013

pessoal tenho algumas duvidas donkeys,
1 o q e cooler
2 o q e a stat bb/100 e Evbb/100?

e acompanhando o blog bom trabalho lunitis

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Original de trapalhitos
pessoal tenho algumas duvidas donkeys,
1 o q e cooler
2 o q e a stat bb/100 e Evbb/100?

e acompanhando o blog bom trabalho lunitis

1- Um cooler é quando perdes com uma mão muito forte tipo second nuts contra nuts, set vs overset, atolar KK vs AA. Numa bad beat a carta/s que te fazem perder ainda vão sair, no cooler quando o dinheiro entra já estás atrás.

2- bb/100 é a forma de medir a winrate no poker. Por exemplo 1bb/100 significa que estás a ganhar em média 1 big blind por cada 100 hands jogadas. Se o limite for NL10 quer dizer que estás a ganhar 10 centimos por cada 100 mãos jogadas, $1 a cada 1000 hands ou 1bi a cada 10k hands.

O EV bb/100 é a winrate "ajustada". Retira o factor sorte/azar quando vais all-in. Por exemplo se fores all-in com AA vs KK para um pode de $10 tens uns 82% de equidade (82% probabilidade de ganhar). Se perderes o pote levas 0, e são esses $0 que vão contar para a winrate real (o bb/100), mas o ev BB/100 vai ter em conta a equidade que tinhas na mão quando foste all-in, ou seja 82% de um pote de $10, ou seja vai fazer de conta que ganhaste $8.2 desse pote. Pode-se dizer então que o EV bb/100 retira da winrate o factor sorte/azar dos all-ins.

Se a tua EV bb/100 ficar acima do bb/100 quer dizer que tiveste azar nos all-ins e vice-versa. Por isso o EV bb/100 acaba por ser uma melhor forma de ver o teu edge (o teu skill) já que retira a variância dos all-ins. Mas no final do dia o que entrou/saiu da banca foi mesmo o que nos diz o bb/100.

Responder
Citar (Quote)
trapalhitos
Membro desde: 17.06.2013

Vlw lunitis estou ficando mais esperto a cada leitura
Mas agora outros termos xD
Scared?
Edge
E esses termos wwsd w$sd www nem sei como se escreve heheheheh
Vejo essas status mas n sei colocá-las em pratica

Responder
Citar (Quote)
Lunitis

Original de trapalhitos
Vlw lunitis estou ficando mais esperto a cada leitura
Mas agora outros termos xD
Scared?
Edge
E esses termos wwsd w$sd www nem sei como se escreve heheheheh
Vejo essas status mas n sei colocá-las em pratica

Se ainda está a dar os primeiros passos no que diz respeito a stats vai levar uma overdose neste tópico. :tongue:
Recomendo que veja algum vídeo sobre stats básicas para ir aos poucos. Tentar perceber/usar logo muitas stats de uma vez ainda é pior do que não usar nada.

Scared = medo, jogar com medo
Edge = o "avanço" do teu jogo em relação a alguém, se tem muito edge quer dizer que é muito melhor do que alguém ou do que o field.

wwsf = won when saw flop %
w$sd = won $ showdown %
wtsd = went to showdown %

São stats que se aprendem depois das básicas. Deve haver algum vídeo que explique bem isso. Se não encontrar eu posso procurar para você..

Responder
Citar (Quote)