Saltar para o fórum
Team LVLUP - gugajr...

Notificações
Limpar tudo

Team LVLUP - gugajrf: A jogar NL16 e NL25 SH. Resumo do mês de Agosto e plano para Setembro

630 Mensagens
96 Utilizadores
0 Reações
62.6 K Visualizações
gugajrf
Membro desde: 30.09.2008

Bom, antes demais queria dizer um olá a todos os jogadores desta grande família.
Para quem não tem jeito para jogar MTT, espero que vos consiga ajudar partilhando as minhas experiências. Para quem já joga, espero que consiga aprender alguma coisa e ensinar-me a mim também.

Primeiro a minha história:
Eu comecei a jogar poker há uns anos quando o meu pai me depositou 100$ na pokerstars. Joguei muitos sit's e algum tempo em cash, mas sempre tive mais jeito para jogar MTT. O meu maior cash de sempre lá foi de 470$, ou por aí. Entretanto deixei de jogar durante uns tempos.

Voltei há coisa de um mês (dia 8 de julho) e comecei a jogar na UB com 25$. Em sit's e cash consegui bankroll para jogar NL10 (ou seja 50$).
Fui alternando com alguns MTT e em pouco tempo já tinha mais de 100$.

Joguei uns satellites e consegui ganhar uma entrada para um torneio em que consegui ganhar 570$. Fiquei com 680$ de banca.

Entretanto, entre MTT e cash game, consegui ficar mais ou menos break even durante 2 semanas... Até hoje.

Joguei um satellite e ganhei uma entrada para um 3k guaranteed, com um field de 59 jogadores - 8 lugares pagos. Fiquei em 3º e ganhei 420$.

Tenho neste momento uma banca de 1k e tenho 30% ITM em MTT, sendo que 50% das vezes que cheguei ITM consegui ir à FT.

No próximo post vou explicar alguns aspectos que ao acho fundamentais para se ter sucesso em MTT. Para aqueles que acham 'estranho' ter estatuto bronze, isso é por causa da minha conta da UB não estar associada a PS. É pena.

Boa sorte nas mesas, nos S&G e nos MTT. Aguardo feedback positivo :)
E como diz o outro: I will be back.

EDIT:
Rafael Augusto e os MTT

Dicas para MTT

Call ou fold?

O que fazer quando a sala não nos deixa ganhar?

Heads up

Torneios rebuy

Responder
Citar (Quote)
629 respostas
redkillaa
Membro desde: 23.07.2010

Sou cash gamer.. mas sempre tento jogar MTT, ainda sonho em ganhar algum MTT, a sensação deve ser incrível..

acompanharei sua jornada por aqui, se tiver dicas, ficarei bastante grato!

força!

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Rafael Augusto, treinador da PS, diz no seu blog que não gosta de jogar MTT e explica as suas razões:

1 - A variância em torneio é muito maior.

R: É verdade. Por isso é que a gestão de banca para quem joga MTT é mais rígida, apenas 1% do total da sua bankroll.

2 - Qualquer torneio médio dura no mínimo 5 horas, você é obrigado a jogar até o fim. Se você tem compromisso daqui a 3 horas você não pode começar a jogar.

R: Verdade. Para se chegar à FT dum torneio "razoável" demora-se no mínimo 5horas. Claro que só se deve jogar quando se tem tempo disponível. Falta mencionar que se vamos jogar um torneio durante 5 horas, na maioria das vezes ganhamos mais nestas 5 horas do que 5 horas a jogar cash.
Ex: Como referi em cima, ontem joguei um MTT que durou 3horas e em que ganhei 420$. Com os 600$ que tinha ontem, conseguia jogar BSS NL25. Em 5 horas de NL25 nunca conseguia ganhar 420$.

3 - É mais complicado você achar seu leaks, uma situação demora a acontecer novamente e a experiência demora mais que no cash.

R: Verdade. Aconselha-se os jogadores de MTT a rever os seus torneios e as situações onde foram cometidos erros (quem sabe até postando no fórum de mãos da PS). Convém ter boa memória para se lembrar de situações passadas que aconteceram coisas semelhantes ao que se está a passar.
Ex: Ontem, quando estava com 2 mesas 5-handed e era chipleader da minha mesa (3º do torneio), o jogador a minha direita fez limp UTG e tinha umas 12 BB de sobra. Já o tinha visto fazer esta jogada com AA e KK (importância das notas -> vou fazer um post mais tarde sobre isto) e não tive qualquer dificuldade em foldar o meu AK imediatamente. Mais azar teve o jogador ao meu lado que shovou TT e apanhou com o AA do UTG.
Claro que se não se soubesse nada, não seria errado de todo ir all-in com o nosso AK. Como diz o Rafael, a experiência demora mais que no cash a repetir-se. Mas quando se tem experiência, é fácil tomar a decisão correcta.

4 - Jogar multitables é complicado, você precisa que o torneio do seu buy-in comece na hora exata do outro, é difícil você consegui isso o que diminui o seu ganho/hora.

R: Jogar multitables é muito complicado, mas não é impossível. Existem torneios que começam ao mesmo tempo e torneios que começam 15min depois. O estilo de jogo muda com a fase do torneio, a stack do jogador, etc. O segredo aqui é estar atento ao lobby do torneio (aquela janela chata que aparece e que é imediatamente fechada pela maioria...). Lá temos toda a informação que é possível receber (média de stacks, blinds, jogadores restantes) e que numa situação de dúvida ou de confusão entre janelas de diferentes MTT ajuda bastante.

Objectivos deste post:
- Caso o rafael leia, conseguir com que ele jogue mais MTTs ;)
- Aos outros jogadores, para além do mesmo, aproveitar algumas dicas que estão aqui subjacentes e que mais tarde vou explicar em mais pormenor, nomeadamente: Fases do torneio, importância das notas, importância do lobby do torneio nalgumas situações.
- Aconselha-se, claro, a leitura dos excelentes artigos da PS sobre MTT e a visualização de videos.

I will be back!

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Original de redkillaa
Sou cash gamer.. mas sempre tento jogar MTT, ainda sonho em ganhar algum MTT, a sensação deve ser incrível..

acompanharei sua jornada por aqui, se tiver dicas, ficarei bastante grato!

força!

Antes de mais bom dia.
Sim, mais tarde irei postar dicas, mãos, resultados, etc.
Fique por aqui que no mínimo aprendes qualquer coisa nova :)
Quem sabe se não te vais tornar um bom jogador de MTT. ;)

Boa sorte nas mesas.

abç

Responder
Citar (Quote)

Antes de mais nada boa sorte. Vai escrevendo aí que eu vou lendo daqui. Sempre bom novos blogs. Minha meta é no futuro jogar uns MTTs. Hj sou jogador de SSS, mas vejo o MTT muito lucrativo e recompensador. Creio que não haja explicação para a sensação de ganhar o HU final e levar um premio grande.

E quanto ao rafael, creio que ele não precise de MTT, ele é muito lucrativo em NL SH e na minha opiniao, um dos melhores jogadores de cash game que eu já vi.

Responder
Citar (Quote)
ShogunNinja
Membro desde: 04.10.2009

Gosto muito de mtt :D

Todas as dicas serão bem vindas!

Obrigado e força ai nas mesas

Responder
Citar (Quote)
rbrendolin
Membro desde: 23.03.2010

Estou esperando o proximo post.

Abraço.

Responder
Citar (Quote)
redkillaa
Membro desde: 23.07.2010

o Rafael ja desenvolveu o estilo unico dele de cash SH, o que dificulta adaptar pra MTT.

e facilmente digo que é o melhor player de cash aqui da PS.. os lucros e videos dele ja dizem por si só..

Mas que ainda vou ter essa sensação de ganhar um HU final.. vou hahaha

o chato é a quantidade de Flips que tem.. e particularmente eu tenho um azar com isso.. pra mim é rotina perder com KK x 73o

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Bem desde já obrigado por lerem os meus post. Espero que vos ajudem :)

Quanto a questão Rafael, sem dúvida que é o melhor cash player da PS. E claro que é difícil adaptar o estilo de jogo para MTT, principalmente porque um all-in perdido no cash da direito a um rebuy e num MTT dá eliminação imediata.

Mas existem jogadores que se conseguem adaptar e jogar ambos os estilos. Sem dúvida que ele é lucrativo o suficiente em cash, daí poder tentar jogar alguns MTT para tentar melhorar e eliminar essa lacuna...

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Bom, desde já peço desculpa pela ausência demorada, mas por uma série de motivos só hoje consegui vir aqui continuar com o meu blog.

E hoje trago umas dicas para se ter sucesso em MTT:

- Estar concentrado apenas no torneio (desligar a tv, o msn, o facebook) para estarmos mais atentos aos nossos adversários, de preferência tomando notas (não fazer o que eu estou a fazer agora - jogar um torneio (já agora é um 4k GTD, com um field de 370 jogadores, estão 214, stack 20bb abaixo da média) e estar a escrever este post) :P

- Importância das notas:

EXTREMA! Como sabem às vezes vamos trocar de mesa. É importante já ter o máximo de informação dos jogadores que estão numa mesa a que acabámos de chegar, pois vai-nos facilitar a tomada de decisões mais difíceis e que podem fazer a diferença e fazer-nos continuar em vez de irmos parar ao rail!

O que é que pomos nas notas?
Para mim, isto é uma questão mais pessoal. Existem coisas que para uns são importantes e para outros não. O que eu costumo fazer é escrever alguns movimentos fora do comum dos vilões (p.e. limp com AA,KK; donkbet com OESD ou flushdraw; o estilo de jogo: tight, lag, agressivo; o range de mãos com que defendem na BB). Tudo aquilo que no futuro acham que poderá ser útil.

- O principal: SOBREVIVER!

O primeiro objectivo quando jogamos um torneio é chegar ITM. Portanto temos de adaptar o nosso jogo às várias fases do torneio onde estamos.

No início jogamos mais tight, tentando aproveitar o elevado número de donkeys que existem no início dos torneios e que não sabem distinguir AK de A3. São eles que nos vão construir a nossa stack numa fase inicial.

Depois chegamos a uma fase (se correr bem e dependendo da estrutura do torneio) em que temos uma stack enorme relativamente às blinds. Aqui podemos abrir um pouco mais o nosso range e jogar mãos entre o T9 e o 76. Não sempre, apenas quando a posição e a mesa o permitir.

Á medida que nos aproximamos do ITM, a nossa stack vai diminuindo relativamente às blinds. Aqui, estamos perto do nosso primeiro objectivo. Devemos manter-nos muito tight, jogando apenas mãos fortes, principalmente se houver muitos big stacks na mesa, que não hesitarão em dar calls com JT ou Q9 para nos pôr fora do torneio.

Estamos ITM! Novo objectivo: FT!

A nossa maneira de jogar a partir daqui vai depender essencialmente da nossa stack. Se temos 10-15bb, devemos jogar mais tight e tentar o double-up para nos mantermos na corrida. Pessoalmente acho que devemos evitar entrar em situações de coin flip quando a nossa continuidade do torneio está em jogo. Por isso desaconselho jogar mãos como 77- a não ser que estejamos a ser "comidos" pelas blinds.

Se temos uma stack confortável (no primeiro 1/3 dos jogadores), podemos abrir um pouco mais o range e jogar mais mãos como AT, KQ e talvez mãos piores em posição. Devemos sempre evitar conflitos contra jogadores com mais fichas que nós. Claro que temos de jogar as nossas mãos fortes contra eles de forma agressiva, mas tentando controlar o pot.

Chegámos à FT! Novo objectivo: chegar aos lugares onde está mais concentrado o dinheiro (nomeadamente e normalmente 3º para cima), visto que existem grandes saltos entre o 9º e o 3º.
No torneio que estou a jogar o 9º ganha 90$ e ou 3º 420$.

Assim, devemos jogar tight. Porquê? Porque os jogadores vão sendo eliminados e nós vamos subindo mais na escada do dinheiro.

- Saber quando foldar e principalmente não ter medo de foldar mãos como AA ou KK, mesmo em situação de ovepair se sentirmos que estamos atrás (em MTT não se pode fazer o call para "dormirmos melhor à noite" e ver se realmente estávamos atrás como pensámos).

Para isto não há uma fórmula mágica.
Normalmente, devemos seguir o nosso instinto. Devemos rever a maneira como a mão foi jogada na nossa cabeça para tomarmos a decisão que no momento parece ser a correcta. "Parece" porque não podemos ter 100% de certeza.
No início vamos errar muitas vezes, mas à medida que as situações se vão repetindo, vamos tomar mais vezes a decisão correcta porque o nosso instinto vai estar mais apurado.

Bom, por hoje é tudo. Espero feedback positivo.
Estejam à-vontade para expôr as vossas dúvidas. Se eu souber a resposta ajudo com todo o gosto.

Já agora, não fui eliminado do torneio que estou a jogar enquanto escrevo. Neste momento estão 148 jogadores e estou com uma stack de ~31bb, -5bb do que a média. Vamos ver se sobrevivo até ao ITM ;)

I will be back!

Responder
Citar (Quote)

Parabéns pela iniciativa. _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
hirildur
Membro desde: 28.12.2009

Eu gosto muito de MTT , grandes torneios adoro. Adorei o 25k garantido da pokerstrategy :D mas era freeroll, na semana passada tentei alguns de 1 dolar buy in na stars mas devo ter ficado break even , um dia gostava de jogar mais torneios mas por enquanto tenho uma meta a cumprir no cash e estar a estudar a fundo outra variante ia ser um bocado puxado.

O meu problema seja chegar a ITM ja meio short e depois caio sempre na fase de push ou fold :D, mas no geral sigo mais ou menos as dicas que deste :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Original de saddann
Parabéns pela iniciativa. _thumbsup:

Obrigado!

Original de hirildur
Eu gosto muito de MTT , grandes torneios adoro. Adorei o 25k garantido da pokerstrategy :D mas era freeroll, na semana passada tentei alguns de 1 dolar buy in na stars mas devo ter ficado break even , um dia gostava de jogar mais torneios mas por enquanto tenho uma meta a cumprir no cash e estar a estudar a fundo outra variante ia ser um bocado puxado.

O meu problema seja chegar a ITM ja meio short e depois caio sempre na fase de push ou fold :D, mas no geral sigo mais ou menos as dicas que deste :f_thumbsup:

Tenta analisar as mãos em que foste eliminado. Será que podias ter jogado de modo diferente?
Se não, no futuro vais conseguir chegar lá ;)

Já agora, vou colocar aqui uma mão que joguei no torneio que falei (e que ainda está a decorrer; estou ITM com 35 jogadores e estou em 5º em fichas) e que me pareceu muito interessante. Até já coloquei na análise de mãos.

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Já numa fase quase ITM (a 20 jogadores daí) joguei esta mão:
Peço desculpa não estar formatado de modo correcto, mas na sala que a joguei ainda não conheço nenhum conversor de mãos.
As blinds estavam em 400/800, 100 ante.
O vilão em UTG+2 até ao momento tinha jogado de modo sólido.
Só gostava de saber se tomei a decisão correcta nesta mão. Muito difícil esta decisão para mim.
O turn trouxe 2 possibilidades de straight para juntar ao flush draw. Call ou fold?

POCKET CARDS
Dealt to Hero [7s 7c]
UTG - Folds
UTG+1 - Folds
UTG+2 - Raises 1,850 to 1,850 (stack: 37k)
MP1 - Folds
MP2 - Folds
CO - Folds
BTN - Folds
Hero - Calls 1,450 (stack: 22k)
BB - Calls 1,050

FLOP [Jh 7d Qd]
Hero - Checks
BB - Bets 1,000
UTG+2 - Calls 1,000
Hero - Raises 3,600 to 3,600
BB - Folds
UTG+2 - Calls 2,600

TURN [Jh 7d Qd] [10s]
Hero - Checks
UTG+2 - All-In 31,660
Hero - ???????????

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Boa noite a todos.

Agora tenho jogado uns sits de 1,20$, 9 players que, para além de serem uns S&G normais, o 1º ganha um bilhete para um freeroll de 5k, por isso estou a jogar estes que têm um buy-in tão pequeno.

Já joguei aproximadamente uns 10 e é incrível o que tem acontecido. Tenho um total de 0 primeiros lugares e 7 segundos. Mesmo quando cheguei 4-1 ao HU, perdi 3 all-ins que me davam a vitória para 3outs, 2outs e 3outs. Parece que não me deixam ir ao maldito freeroll.

O que fazer quando a sala não nos deixa ganhar?

1- Temos de ser muito fortes mentalmente. Não podemos deixar que as bad beats afectem o nosso julgamento nas próximas mãos. Ou seja, quanto mais rápido esquecer-mos, melhor para nós. Só nos vai poupar dinheiro.

2- Manter a estratégia. Não nos vamos tornar mais loose para tentar eliminar aquele donkey que nos deu uma bad beat enorme. Nem sempre as bad beats favorecem os maus jogadores. Um bom jogador pode ter sorte e ao rotulamo-lo de donkey, ele só tem a lucrar com isso e, consequente, nós a perder.

3- Se não conseguirmos fazer o ponto 1 instantaneamente, o melhor e parar! Dêem uma volta, vão ao facebook, vejam um programa de tv, um filme, uma série. Têm de conseguir manter a calma e não jogar em tilt. As perdes podem ser brutais!

4- Manter a confiança em vocês mesmos. A confiança é meio caminho andado para o sucesso.

Por hoje é tudo. Espero que sirva de ajuda.
Já agora, eu continuo a tentar apurar-me para o 5k freeroll. O importante é não desistir e, como já disse, manter a confiança em nós mesmos.

I will be back!

Responder
Citar (Quote)
thiiholz
Membro desde: 08.04.2009

Nice blog..

GL _cool:

Responder
Citar (Quote)
Afulibador
Membro desde: 21.08.2009

curti bastante o blog, estou acompanhando :)

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Original de Afulibador
curti bastante o blog, estou acompanhando :)

Original de thiiholz
Nice blog..

GL _cool:

Obrigado pessoal.
Hoje já tou a preparar um novo post ;)

Responder
Citar (Quote)
Olivio
Membro desde: 04.05.2010

Parabéns gugajrf! Excelente abordagem, esta me ajudando a refletir sobre comportamento na mesa, notas, foco no jogo. Falas como se fosse o diário de um iniciante. Só um jogador avançado teria esta iniciativa. Valeu!

Responder
Citar (Quote)
gugajrf

Original de Olivio
Parabéns gugajrf! Excelente abordagem, esta me ajudando a refletir sobre comportamento na mesa, notas, foco no jogo. Falas como se fosse o diário de um iniciante. Só um jogador avançado teria esta iniciativa. Valeu!

O objectivo é tentar ajudar. Daí explicar alguns conceitos mais básicos. Não que eu seja um jogador assim tão avançado quanto isso... Mas gosto muito de jogar MTT. E reflectir sobre isso também me ajuda a relembrar coisas que às vezes já esqueci.

Hoje não consegui postar o que tinha preparado, mas amanhã vou deixar um tópico com umas noções básicas de heads-up. Como sabem os saltos de dinheiro entre 1º e 2º são enormes. E como o 1º é sempre melhor, vou tentar ajudar nesse capítulo.

Obrigado pelo feedback positivo. Só dá mais vontade de continuar assim :)

Responder
Citar (Quote)