Ranges, parte 2
Hoje irei abordar ranges de 3 bet.
Eu tenho ranges completamente destintos ip e oop.
Em posição, o range q uso por valor é normalmente AK e JJ+ contra MP. Contra UTG tiro JJ, vs CO acrescento TT e vs SB mais 99. Isto de uma maneira mt standard.
Continuando ip, mas em bluff, o meu range são todos os Ax, Kxo fortes (K9 - KQ) e por ultimo Kxs. Quero salientar q a minha prioridade em posição é jogar as mãos por valor, logo p.e. KQ primeiro avalio se posso joga-la por valor em call, caso contrario posso transforma-la em bluff.
Eu transcrevi o range máximo de bluff, querendo dizer q n 3 beto outra mão a n ser uma deste range e n 3 beto todos os combos das mãos mencionadas.
Quero só adiantar um comentário, para perceberem melhor o q vou dizer a seguir. A minha filosofia relativamente às 3 bets por bluff são resumidamente para "estragar" a minha imagem. De maneira q possa futuramente rentabilizar as minhas premium hands. Claro q ao fazer isso, estou indiretamente a explorar as fraquezas dos vilões, já q irei seleciona-los de acordo com o seu estilo (num caso extremo, dificilmente irei 3 betar em bluff contra um fish calling station e o contrario se verifica qd falo de um reg nit weak).
Sendo assim, se a minha imagem é boa para tal (tight, ainda n 3 betei na mesa) e o vilão é tight e folda mt para 3 bet, n exigirei mt do range e poderei facilmente 3 betar um K2s p.e. Se já tiver algum risco no sucesso da 3 bet, então só o farei com Axs ou Axo fortes. A decisão de 3 betar ou n e, com o top range de bluff ou n, dependerá sempre do sucesso estimado.
Convém salientar q o meu estilo de jogo está otimizado (no meu ponto de vista, claro) para o meu limite. São adaptações q faço tendo em conta o historial. Acredito perfeitamente q poderá ser útil para a maior parte, mas poderão tb ter de fazer pequenas alterações. Dito isto...
Pq este range de bluff? É mt simples. Qd 3 beto em posição, os regulares usam maioritariamente uma de duas linhas. Fold ou 4 bet.
Qd 4 betam fazem-no normalmente com Ax em bluff, fora obviamente mãos por valor. Tendo isto em mente, se usarmos mts Ax no nosso range, para alem das blockers obvias para AA, AK e AQ (mãos por valor), são tb para os Ax q eles normalmente usam para bluffar. Os Kx tb são bons pq bloqueiam AK, KK (mãos por valor) e p.e. KQ (mão mts vezes usada para 4 betar em bluff).
Facilmente se percebe, q as Ax são bastante melhores do q Kx.
Portanto, o meu range de bluff será maioritariamente Ax e apenas os Kx q mencionei, em casos bastante favoráveis.
Em relação aos sc, acho um desperdício usa-los pq para alem de n serem blockers, são boas mãos para jogarmos em call a open raise ip, aproveitando o valor q tem. Como são mãos q jogam bem pos flop, devemos usa-los qd isso acontece.
Se estivermos a falar de fishes ou em regs q n largam para 3bet, então em vez de polarizar, despolarizo o range. O meu range máximo neste caso é 77+, ATs+, AJo+, KJs e KQ. O ideal será ajustado ao adversário.
Um caso mais raro, mas acontece tb, é perante regs q foldam mt pouco para 3 bet mas n dão call, logo 4 betam mt e depois foldam bastante para shove, o meu range de 3 bet contra estes é 22+ e AQ+ se n tiver uma imagem loose, para ele n se adaptar e começar a 4 betar\call a shove tipo 88+, o q me traria mt variância e provavelmente mts perdas tb.
Alerto para este tipo de jogada, deve-se ser mt prudente na sua utilização para n cair nesse erro. É preferível n usa-la do q usa-la mal...
Isto acontece mais tb qd n acho bom o call ip com os pp a open raise por causa de blinds happy 3 betors.
Passemos para fora de posição.
Contra UTG e MP sou tight por definição. P.e. posso facilmente chegar ao extremo de 3 betar apenas por valor vs UTG AA e KK, qd tenho uma imagem mt tight. Mas se tivesse q generalizar, AK e JJ+ contra MP e tirava os JJ contra UTG. Por bluff poucas vezes e de preferência mãos pouco dominadas, como p.e. sc.
Mas o essencial está vs steal (CO e BTN). Irei generalizar os dois, mas facilmente percebe-se q tendo a ser mais loose vs BTN do q CO.
De uma maneira geral o meu range contra os dois é AK e TT+ por valor. Facilmente aplico 99 contra mts BTN e algumas vezes AQ e 88 em casos mais específicos, sempre com a intenção de shovar vs 4 bet. Posso tb aplicar qq pp com a intenção de 3 bet\shove, mas tem de ser no inicio da sessão onde a minha imagem é tight. A ideia é eles terem um range de call a shove tight. Para tal, terei tb de saber q o vilão n tem tendência em dar calls a 3 bet, senão jogar pp baixos oop será o terror...
Antes de continuar, quero dizer-vos q a minha prioridade oop é 3 betar e n jogar em call. Logo o meu range de call e 3 bet é praticamente o mesmo, apenas primeiro estrago a imagem e só depois, qd a FE é pouca é q opto pelo call com as mãos mais marginais.
O meu range máximo em bluff será algo como: ATs+, AJo+, KTs+, KJo+ e 54s - QJs.
Todo o range foi considerado em bluff, mas é um misto de mãos. Algumas thin value (como AQ, AJs e KQ). Outras um misto de bluff (blockers) e value, dependendo do vilão como p.e. ATs, AJo, KTs e KJo. E por fim puro bluffs, sc.
Logo o meu range é broadways e sc pq são mãos q jogam mt bem pos flop, mesmo oop mas com iniciativa. Para os menos atentos, Axs fracos n fazem parte. Eu sei q mt gente usa-os, mas pessoalmente acho errado. São mãos mt dominadas, em q nos fazem ganhar pots pequenos e perder enormes. Só os acrescento qd estou mt deep, mas é mt raro.
Só uma nota.
Relativamente aos sizes, ip:
100bbs - 3x
150bbs - 3.5x
200bbs - 4x
300bbs+ - 4.5x
Qt oop, é só acrescentar 0.5x em cada um.
Estas multiplicações são para sizes de abertura de 3bbs. Teremos posteriormente de ajustar para sizes diferentes.
Vá, uma segunda nota.
Vilão abre x
Hero 3 beta y
Se Hero estiver ip, x é 6 e y igual a 18, logo:
y/(y+x+bb+sb) = 66%
Se Hero estiver oop (bb), x é 6 e y é 21:
(y-bb)/(y+x+sb) = 68%
Se Hero estiver oop (sb), x é 4 e y é 16:
(y-sb)/(y+x+bb) = 68%
Concluímos q precisamos de FE a rondar os 66-68%. Logo adversários q foldem 67%+ estamos a ter diretamente lucro com a jogada. Convém ter em mente q existem outras variáveis a ter em conta, como, se o fizermos demasiadas vezes os vilões vão-se ajustar (logo esses mesmos valores vão variar) e qd levamos call teremos de jogar pos flop. Mas dá para ter uma ideia.
Sendo assim, se tivermos sucesso nas nossas 3 bets valores inferiores 67% (analisar no HM), de uma maneira geral, ajustamo-nos incluindo mãos por valor em detrimento das por bluff e, vice-versa. Basicamente teremos de compensar pos flop a falta de lucro pre. Mas isto pode ser mt positivo (se o valor n for discrepante) pq teremos acção com as nossas premium hands. E se pensarmos na falta de credito associado a pots bastante escalados com estimativas de lucro ate 100bbs por norma, depressa percebemos q poucas bbs perdidas pre serão facilmente amortizadas. Resumi neste ultimo paragrafo o meu estilo de jogo. 
Espero ter falado no mais importante, qq duvida n hesitem em perguntar ou mesmo contestar se assim o entenderem. 
Ficava agradecido com feedback, para tb saber se o q tenho postado é do vosso interesse, uma vez q n escrevo isto em poucos minutos. 
Fiquem bem. :sdrink