Bom, desde já peço desculpa pela ausência demorada, mas por uma série de motivos só hoje consegui vir aqui continuar com o meu blog.
E hoje trago umas dicas para se ter sucesso em MTT:
- Estar concentrado apenas no torneio (desligar a tv, o msn, o facebook) para estarmos mais atentos aos nossos adversários, de preferência tomando notas (não fazer o que eu estou a fazer agora - jogar um torneio (já agora é um 4k GTD, com um field de 370 jogadores, estão 214, stack 20bb abaixo da média) e estar a escrever este post) 
- Importância das notas:
EXTREMA! Como sabem às vezes vamos trocar de mesa. É importante já ter o máximo de informação dos jogadores que estão numa mesa a que acabámos de chegar, pois vai-nos facilitar a tomada de decisões mais difíceis e que podem fazer a diferença e fazer-nos continuar em vez de irmos parar ao rail!
O que é que pomos nas notas?
Para mim, isto é uma questão mais pessoal. Existem coisas que para uns são importantes e para outros não. O que eu costumo fazer é escrever alguns movimentos fora do comum dos vilões (p.e. limp com AA,KK; donkbet com OESD ou flushdraw; o estilo de jogo: tight, lag, agressivo; o range de mãos com que defendem na BB). Tudo aquilo que no futuro acham que poderá ser útil.
- O principal: SOBREVIVER!
O primeiro objectivo quando jogamos um torneio é chegar ITM. Portanto temos de adaptar o nosso jogo às várias fases do torneio onde estamos.
No início jogamos mais tight, tentando aproveitar o elevado número de donkeys que existem no início dos torneios e que não sabem distinguir AK de A3. São eles que nos vão construir a nossa stack numa fase inicial.
Depois chegamos a uma fase (se correr bem e dependendo da estrutura do torneio) em que temos uma stack enorme relativamente às blinds. Aqui podemos abrir um pouco mais o nosso range e jogar mãos entre o T9 e o 76. Não sempre, apenas quando a posição e a mesa o permitir.
Á medida que nos aproximamos do ITM, a nossa stack vai diminuindo relativamente às blinds. Aqui, estamos perto do nosso primeiro objectivo. Devemos manter-nos muito tight, jogando apenas mãos fortes, principalmente se houver muitos big stacks na mesa, que não hesitarão em dar calls com JT ou Q9 para nos pôr fora do torneio.
Estamos ITM! Novo objectivo: FT!
A nossa maneira de jogar a partir daqui vai depender essencialmente da nossa stack. Se temos 10-15bb, devemos jogar mais tight e tentar o double-up para nos mantermos na corrida. Pessoalmente acho que devemos evitar entrar em situações de coin flip quando a nossa continuidade do torneio está em jogo. Por isso desaconselho jogar mãos como 77- a não ser que estejamos a ser "comidos" pelas blinds.
Se temos uma stack confortável (no primeiro 1/3 dos jogadores), podemos abrir um pouco mais o range e jogar mais mãos como AT, KQ e talvez mãos piores em posição. Devemos sempre evitar conflitos contra jogadores com mais fichas que nós. Claro que temos de jogar as nossas mãos fortes contra eles de forma agressiva, mas tentando controlar o pot.
Chegámos à FT! Novo objectivo: chegar aos lugares onde está mais concentrado o dinheiro (nomeadamente e normalmente 3º para cima), visto que existem grandes saltos entre o 9º e o 3º.
No torneio que estou a jogar o 9º ganha 90$ e ou 3º 420$.
Assim, devemos jogar tight. Porquê? Porque os jogadores vão sendo eliminados e nós vamos subindo mais na escada do dinheiro.
- Saber quando foldar e principalmente não ter medo de foldar mãos como AA ou KK, mesmo em situação de ovepair se sentirmos que estamos atrás (em MTT não se pode fazer o call para "dormirmos melhor à noite" e ver se realmente estávamos atrás como pensámos).
Para isto não há uma fórmula mágica.
Normalmente, devemos seguir o nosso instinto. Devemos rever a maneira como a mão foi jogada na nossa cabeça para tomarmos a decisão que no momento parece ser a correcta. "Parece" porque não podemos ter 100% de certeza.
No início vamos errar muitas vezes, mas à medida que as situações se vão repetindo, vamos tomar mais vezes a decisão correcta porque o nosso instinto vai estar mais apurado.
Bom, por hoje é tudo. Espero feedback positivo.
Estejam à-vontade para expôr as vossas dúvidas. Se eu souber a resposta ajudo com todo o gosto.
Já agora, não fui eliminado do torneio que estou a jogar enquanto escrevo. Neste momento estão 148 jogadores e estou com uma stack de ~31bb, -5bb do que a média. Vamos ver se sobrevivo até ao ITM
I will be back!