Boas Pessoal.
Hoje irei escrever a primeira parte de uma serie de post q quero fazer sobre RANGES.
Decidi dividi-lo para conseguir pormenorizar certos aspetos sem ficar demasiado longo.
Ranges, parte 1
Vou transcrever uma parte q já foi dita num post anterior pq acho demasiado importante e pode ter passado despercebido a quem lê este blog.
"Há duas palavras q se tem de ter sempre em mente no poker, POSIÇÃO e INICIATIVA. Embora eu ache q a primeira é mais, as duas são extremamente importantes.
Dito isto, qd se está a fazer uma análise geral ao seu próprio jogo, o maior nr de situações tem de se verificar as duas, algumas uma apenas e raramente nenhuma (neste em pots baixos de preferência). Se isto n estiver a acontecer, alguma coisa está mal..."
Nesta primeira parte irei abordar os open raised pots do Hero nas várias posições, numa mesa SH.
Tendo em conta a afirmação inicial, sobre posição e iniciativa, podemos concluir q teremos de jogar imensos pots nas ultimas posições (CO e BTN) e poucos nas primeiras (UTG e MP). Nas blinds falarei depois.
Sendo assim, vou traçar o range q eu acho ideal abrir de uma maneira standard em UTG.

É um range tight, mas prefiro assim do q loose.
Eu no meu jogo tb tenho 22-55 na abertura. Tenho pq já fui confirmar q era vencedor no HM. Logo aconselho primeiro a verem se realmente são vencedores com esse range nessa posição através do HM, isto se já abriam com elas. Se n tem como consultar pq nunca abriram, então n mudem.
Se após algumas mãos jogadas, estiver mt tight na mesa, acrescento ao meu range 76s-JTs e 22-55 (este ultimo é para quem n as abre).
Mãos como Axs acho mt difícil joga-las fora de posição. Faz-nos perder grandes pots (por ser uma mão mt dominada) e ganhar pots pequenos. N aconselho de maneira nenhuma, tanto em UTG como MP.
KJs e QJs são mãos q tb n gosto de abrir nas primeiras posição por serem igualmente mt dominadas por mãos como AJ, AQ, AK e KQ, sendo mãos mt vezes jogadas pelos vilões em call contra aberturas destas posições.
Se tiver um fish nas blinds, as coisas mudam mt...
O meu range passa a ser mt loose para jogar o máximo de mãos possíveis contra ele em posição, logo vou ilustrar o meu range máximo nesta situação.

Se repararem, é um range q joga bem pos flop. Todos os Ax, para poder value betar bastante thin flop e turn ip em spots com mts draws. SC e com um gap por encaixarem em mts boards e por fim cartas altas (em q das duas, a mais baixa é um 8 se for suited e um 9 se for off suited). A ideia é conseguir pares altos pos flop para vencermos no SD, uma vez q os fishs por norma são calling stations.
Este é o meu range máximo, logo teremos de o gerir consoante mesa (isto referindo aos restantes regs, se eles forem chatos por estarmos a isolar mt o fish, teremos de diminuir esta seleção) e o próprio fish. Fish é mt relativo como já mencionei num post anterior. Teremos de encontrar os seus leak primeiro. Qt maior for o seu nr e gravidade tanto maior poderá ser o nosso range.
Este é o range utilizado em UTG, MP e CO ip perante fishes.
Em MP, será o range do UTG mais 22-55 e 76s-JTs.
Se estivermos demasiado tights na mesa, acrescento A2s-A5s.
No CO já começo a ser loose. Algo como:

É praticamente igual ao contra o fish, menos os Axo fracos. É praticamente o meu range máximo nesta posição, logo se tivermos um adversário "chato" no BTN, com constantes calls ou pior, 3 bets, teremos obviamente de diminuir este range.
Tb é o meu range standard na SB vs BB. Em q aumentarei ou diminuirei caso o vilão seja tight ou loose, respectivamente.
No BTN:

Este é o meu range normal. Acrescento todos os Kx e todas as mãos suited, para atingir a abertura máxima nesta posição qd assim o justifica e, em contrapartida tb o poderei diminuir qd nas blinds estão 3 betors happys.
Por ultimo, aberturas da SB e da BB qd o fish fez limp em UTG - BTN, portanto nós oop. Neste caso sou mt tight por norma. O meu range vai variar dependendo da FE q eu achar q tenho pos flop. Logo variáveis como WTS e fold para cb vão ser valiosas para determinar isso pre.
Para calling stations, devo ter um range mt próximo disto:

Faço complete na SB com um range largo. Provavelmente com o mesmo range q isolo o fish em posição, menos as de cima.
Será tb o range de abertura para fishes nits, mta FE pos flop.
Bem, para finalizar apenas quero dizer q os ranges q citei são para jogadores q já dominam relativamente o jogo, n iniciantes. Estes ultimos devem seguir o aconselhável pela pokerstrategy.
Espero ter sido útil.
Ate à próxima. :sdrink