Saltar para o fórum
A caminhada discipl...

Notificações
Limpar tudo

A caminhada disciplinada e consistente

782 Mensagens
54 Utilizadores
2 Reações
92.8 K Visualizações
romeusampaio
Membro desde: 06.02.2008

Boas pessoal.

Acabei por n fazer o resumo semanal, mas ele está bem visível no ultimo gráfico postado.

Hoje decidi falar sobre algumas características q penso serem determinantes para o sucesso de um jogador de Poker.

Primeiro, seleção de mesas.

Devem estar fartos de ouvir isto, mas será q o fazem!?

Já sei q n é cómodo estar sempre à procura de fishes, entrar e sair constantemente das mesas. Mas acreditem q é bastante compensador. Tem um enorme impacto na winrate. Façam um teste a curto prazo, um mês e os resultados falaram por si.

Como o fazer, é outra questão.

Para quem joga limites baixos, n deve ter grandes problemas. Mas a partir de nl100 (talvez nl50 tb!) já n é tão fácil e, waiting list nas mesas softs pode n ser suficiente pq por vezes elas são enormes e qd chega a nossa vez o fish já saiu ou perdeu. Criar mesas novas, jogar temporariamente HU contra um regular ou sentar numa mesas com 2 a 4 jogadores, deixando de vago os lugares ao nosso lado direito são boas estratégias para atrair os donks.

Aproveito para dar a minha opinião sobre as mesas rápidas (p.e. Zoom da stars).

São espectaculares.

N precisamos de procurar mesas, as mesas n morrem, conseguimos jogar mts mãos em pouco tempo, etc.

Mas tem um defeito crucial, "anula" uma característica de elevada importância no poker, a PACIÊNCIA. Sendo uma das principais q distingue um pro de um donk, nestas mesas estamos automaticamente a diminuir o nosso Edge perante eles.

Estas mesas faz-me lembrar o q apareceu na microgaming até à bem pouco tempo, a seleção do range jogável (tínhamos de selecionar o range que queríamos jogar em cada posição, durante o jogo se aparecesse uma mão fora desse range, seria descartada automaticamente) o q eu tb adorava pq ficava com mais tempo para analisar as jogadas ou então abrir mais mesas. O problema é q os fishes tb a usavam, fazendo diminuir mt o range deles.

Se analisarmos a ferramenta no geral, facilmente concluímos q nos prejudica e mt...

Sendo assim, se és um jogador paciente (mais do q a média), é uma virtude tua no jogo ou és um jogador q faz seleção de mesas, então as mesas rápidas definitivamente n são para ti.

Em segundo lugar, nr de mesas.

Vejo mts jogadores a jogarem imensas mesas e tenho quase q certeza q a maioria n está a maximizar os seus ganhos.

Se jogas mts mesas, eu considero q 8+ começam a ser mts, tens bons resultados e estás contente com eles, então és um fora de serie e n alterava nada.

Caso contrário, faz um teste, experimenta jogar apenas 6 e bem selecionadas durante um mês e depois decides por ti.

Eu normalmente jogo 6 no máximo. Qd me sinto confiante com o meu jogo e n encontro boas mesas, jogo apenas 4 do atual limite (n existe melhor situação para evoluir do q esta, poucas e difíceis, dando tempo para visualizar as jogadas dos adversários e pensar mt bem nas nossas antes de agirmos). Qd n há confiança suficiente, completo as 6 abrindo mesas do limite inferior.

Por fim, queria só partilhar q enquanto estou a jogar, n consulto o gráfico do HM. Acho q me altera o jogo qd sei q estou nos extremos, tanto a ganhar como a perder. Mt vezes tenho uma noção de como estou, mas vou perdendo à medida q a sessão se prolonga.

Experimentem! :f_thumbsup:

Boa sorte. ;)

Responder
Citar (Quote)

_thumbsup:

Nunca tinha pensado nessa perspectiva em relação à pré-selecçao de range que antigamente podiamos fazer na microgaming. E é exactamente isso. A lógica é a mesma das mesas rapidas e nunca o tinha considerado.
Realmente o donk ao nao ter de esperar para jogar, tenderá a nao jogar mtas maos fracas que jogaria se tivesse de esperar e só por aí é mau para nós.

Gostei de todo o comentário. Mas o que acrescentou ao meu conhecimento/ perspectiva foi o parágrafo da "paciência". Bons raciocínios!

Muito bom, venham mais ;)

Responder
Citar (Quote)

ahhhh, e o _thumbsup: foi pk tu nao deverias ter colocado :f_thumbsup: mas sim _thumbsup:

:f_p:

(adoro estes bonecos, sou mm gaja!)

Responder
Citar (Quote)
damaquina
Membro desde: 13.03.2012

romeusampaio, tudo certo?

Após sua análise, você descartou jogar em Zoom?

Acreditas que em algum momento, o fato de jogar mais mãos (sem perder o tempo para selecionar + o fato de sair e voltar a hora que quiser) possa compensar no longo prazo substituir as regulares?

Abraço

Responder
Citar (Quote)
tfsantos
Membro desde: 20.01.2010

Há uns meses atrás tentei não olhar para o HM durante as sessões mas ainda foi pior. Ficava a fazer contas de cabeça a tentar saber como estava.

É um leak mental associado à importância dada aos resultados de curto prazo. Eu sei que estes resultados têm uma importância muito reduzida na nossa carreira mas não consigo deixar de os consultar.
Pessoalmente, acho que não altero o meu jogo devido a observar os resultados da sessão. Por vezes torno-me spewy quando as coisas correm muito mal, mas nestas situações, mesmo sem olhar para o gráfico, sei como estou.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008

Belo post! :sdrink

Já agora, em termos de stats, o que já é considerado um fish nos teus limites, ao nível de stats? Apesar de imaginar que existam, presumo que um 80/5 não seja muito frequente. Assim sendo, imagino que não sejam tão "exigentes" como eu para definir alguém como fish. :tongue:

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de damaquina
romeusampaio, tudo certo?

Após sua análise, você descartou jogar em Zoom?

Acreditas que em algum momento, o fato de jogar mais mãos (sem perder o tempo para selecionar + o fato de sair e voltar a hora que quiser) possa compensar no longo prazo substituir as regulares?

Abraço

Boas damaquina.

Claro q n descartei jogar nas mesas zoom, mas dificilmente serão as minhas mesas de eleição.
Na rede onde jogo n existe mesas rápidas em nl50+.

Estou a lembrar-me agora de dois exemplos q penso compensar jogar nessas mesas:

Se pertenceres ao top players desse limite, algo como, top 20% dos jogadores!!

Ou fores jogador de mt volume. E acabas por ter melhores resultados devido ao aumento substancial de rakeback.

Tudo se resume à hourly rate (eur\h), se esta for maior nessas mesas do q nas normais, então compensa.

O entrar mais rápido nas mesas tem impacto nesta medida. Mas esse impacto vai depender da forma como distribuis as tuas sessões. Se fazes muitas e curtas, é uma mais valia as zoom. Mas se fazes poucas e longas, esse aspecto deixa de ser tão relevante.

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de sumendes
_thumbsup:

Nunca tinha pensado nessa perspectiva em relação à pré-selecçao de range que antigamente podiamos fazer na microgaming. E é exactamente isso. A lógica é a mesma das mesas rapidas e nunca o tinha considerado.
Realmente o donk ao nao ter de esperar para jogar, tenderá a nao jogar mtas maos fracas que jogaria se tivesse de esperar e só por aí é mau para nós.

Gostei de todo o comentário. Mas o que acrescentou ao meu conhecimento/ perspectiva foi o parágrafo da "paciência". Bons raciocínios!

Muito bom, venham mais ;)

Obrigado Sofia. _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de tfsantos
Há uns meses atrás tentei não olhar para o HM durante as sessões mas ainda foi pior. Ficava a fazer contas de cabeça a tentar saber como estava.

É um leak mental associado à importância dada aos resultados de curto prazo. Eu sei que estes resultados têm uma importância muito reduzida na nossa carreira mas não consigo deixar de os consultar.
Pessoalmente, acho que não altero o meu jogo devido a observar os resultados da sessão. Por vezes torno-me spewy quando as coisas correm muito mal, mas nestas situações, mesmo sem olhar para o gráfico, sei como estou.

Eu acho q pode ajudar toda a gente sem excepção.
Mas tb acredito q no inicio seja difícil pq pode criar mta ansiedade.
Mas depois simplesmente habituas-te.

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de JorgeTeixeira
Belo post! :sdrink

Já agora, em termos de stats, o que já é considerado um fish nos teus limites, ao nível stats? Apesar de imaginar que existam, presumo que um 80/5 não seja muito frequente. Assim sendo, imagino que não sejam tão "exigentes" como eu para definir alguém como fish. :tongue:

Obrigado Jorge. _thumbsup:

Sim, esses 80\5 já são mt raros mesmo.

Mas a nível de stats, um q tenha VPIP entre 20 e 40, mas com PFR mt baixo, tipo 1 a 9. Mais raramente um 50.
Ou então, jogadores com VPIP mais normais, mas têm WTS mt baixo ou mt elevado. Ou mt agressivo mesmo, com elevadas 3 bets, ou o oposto, completamente passivo.

Hoje em dia, ate mesmo os fishs têm noção do jogo.

É um erro mt comum subestima-los.

Eu nunca o faço, já vi o q considerava fish no inicio devido ao elevado VPIP, a rondar os 40 p.e., e com um jogo pos flop mt bom.

Temos de avaliar um fish como avaliamos um reg, descobrindo os seus leaks.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008

Original de romeusampaio

Eu nunca o faço, já vi o q considerava fish no inicio devido ao elevado VPIP, a rondar os 40 p.e., e com um jogo pos flop mt bom.

Obrigado! :) Isso relaciona-se facilmente com o que falavas à pouco sobre o número de mesas. Se jogarmos muitas mesas, será difícil obtermos todas essas informações que permitam explorar os vilões "até ao tutano" em cada mão! _cry:

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de JorgeTeixeira

Original de romeusampaio

Obrigado! :) Isso relaciona-se facilmente com o que falavas à pouco sobre o número de mesas. Se jogarmos muitas mesas, será difícil obtermos todas essas informações que permitam explorar os vilões "até ao tutano" em cada mão! _cry:

Precisamente. ;)

Responder
Citar (Quote)
damaquina

Original de romeusampaio
(...)Se fazes muitas e curtas, é uma mais valia as zoom. Mas se fazes poucas e longas, esse aspecto deixa de ser tão relevante.

Isso encaixa no meu modelo atual de jogar.
Só não sei se to perdendo $ nas seleções de mesa (A minha seleção é: "Vou abrir 1 Klinlenberg, 2 Donati? hmmm")

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Boas pessoal.

Hoje irei fazer um resumo da minha ultima semana e do mês.

Começando pela semana:

Uma vez q estava a ficar com o meu jogo descontrolado, tirei esta semana para fazer algumas alterações no meu jogo e experimentar. Aproveitei e joguei apenas nl100, onde vi resultados positivos embora falte limar algumas arestas.
Na próxima semana aplicarei em nl200, veremos como corre.

Num post posteriormente falarei mais detalhadamente sobre essas mudanças, mas elas foram principalmente:

- Ranges e frequências de 3 bet tanto IP como OOP. Ando a aumentar o valor de 3 bet, para ter mais acção como as mãos premium.

- Mais loose pre flop. Basicamente CO e BTN. E com esta medida tive de ficar...

- Mais sólido pós flop. N foi só por me tornar mais loose, mas sim tb pq estava demasiado spewy. E por fim...

- Diminuir o meu range de call pre OOP. Resume-se nas blinds perante aberturas de CO e BTN.

Esse gráfico mostra essas alterações, embora continue com o problema na linha do non-SD. Mas começo a desconfiar q a culpa sejam as minha jogadas river OOP.
Vou estar atento a isso esta semana.

E, por fim, o balanço do mês de Fevereiro:

E respectivas stats:

Como podem observar foi um mês inconstante.

No inicio com dificuldades de encontrar o meu jogo.
Às 7k mãos o q eu pensava ser a reviravolta, acabou por ser uma ilusão uma vez q n durou mt tempo. Depois disso mt tempo com um jogo péssimo, mt spewy e acabou por acontecer o inevitável, tiltei com o meu jogo e cai a pique por volta das 19k mãos.
Aprendi a lição e, comecei a fazer alterações no meu jogo por volta das 25k mão, se n estou em erro, e tenho-me sentido mt bem com ele.
Falta o teste em nl200, mas acredito q poucas alterações terei de fazer.

Em relação aos objectivos q me propus, tenho-os seguido à risca.
Sinto-me como novo, após começar a acordar de manha. E a piscina tb tem ajudado, em q esta semana fui 2 vezes. :D

Para o mês de Março, continuar com os mesmos objectivos mas vou tentar aumentar o tempo de jogo diário. Ficar com algo entre as 4-6 horas.

Um bom fim de semana a todos. :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
ovatsuG21
Membro desde: 03.05.2009

Acompanhando.

Agora vem cá, essa sua red line não ta muito down pra NL100 não? Só uma dúvida..

Abraço

Responder
Citar (Quote)
pinhero
Membro desde: 01.11.2009

Original de ovatsuG21
Acompanhando.

Agora vem cá, essa sua red line não ta muito down pra NL100 não? Só uma dúvida..

Abraço

Vocês têm que esquecer isso de red e blue line, sinceramente.. :facepalm:
É o que eu acho, mas não vou me meter.

-------------

Tá jogando em qual sala, romeusampaio?

Responder
Citar (Quote)
ovatsuG21
Membro desde: 03.05.2009

Original de pinhero

Original de ovatsuG21
Acompanhando.

Abraço

Vocês têm que esquecer isso de red e blue line, sinceramente.. :facepalm:
É o que eu acho, mas não vou me meter.

-------------

Tá jogando em qual sala, romeusampaio?

Só to perguntando pq já li diversas teorias que a red line em NL100 + tende estar positiva devido a agressividade do field etc. Curiosidade

Responder
Citar (Quote)
damaquina

Agora o Romeu se mata....
ele já disse que é complexado com essa linha....rsrs

Responder
Citar (Quote)
PASTERTEK
Membro desde: 17.12.2008

Original de romeusampaio

Boas pessoal.

Hoje irei fazer um resumo da minha ultima semana e do mês.

Começando pela semana:

Uma vez q estava a ficar com o meu jogo descontrolado, tirei esta semana para fazer algumas alterações no meu jogo e experimentar. Aproveitei e joguei apenas nl100, onde vi resultados positivos embora falte limar algumas arestas.
Na próxima semana aplicarei em nl200, veremos como corre.

Num post posteriormente falarei mais detalhadamente sobre essas mudanças, mas elas foram principalmente:

- Ranges e frequências de 3 bet tanto IP como OOP. Ando a aumentar o valor de 3 bet, para ter mais acção como as mãos premium.

- Mais loose pre flop. Basicamente CO e BTN. E com esta medida tive de ficar...

- Mais sólido pós flop. N foi só por me tornar mais loose, mas sim tb pq estava demasiado spewy. E por fim...

- Diminuir o meu range de call pre OOP. Resume-se nas blinds perante aberturas de CO e BTN.

Esse gráfico mostra essas alterações, embora continue com o problema na linha do non-SD. Mas começo a desconfiar q a culpa sejam as minha jogadas river OOP.
Vou estar atento a isso esta semana.

E, por fim, o balanço do mês de Fevereiro:

E respectivas stats:

Como podem observar foi um mês inconstante.

No inicio com dificuldades de encontrar o meu jogo.
Às 7k mãos o q eu pensava ser a reviravolta, acabou por ser uma ilusão uma vez q n durou mt tempo. Depois disso mt tempo com um jogo péssimo, mt spewy e acabou por acontecer o inevitável, tiltei com o meu jogo e cai a pique por volta das 19k mãos.
Aprendi a lição e, comecei a fazer alterações no meu jogo por volta das 25k mão, se n estou em erro, e tenho-me sentido mt bem com ele.
Falta o teste em nl200, mas acredito q poucas alterações terei de fazer.

Em relação aos objectivos q me propus, tenho-os seguido à risca.
Sinto-me como novo, após começar a acordar de manha. E a piscina tb tem ajudado, em q esta semana fui 2 vezes. :D

Para o mês de Março, continuar com os mesmos objectivos mas vou tentar aumentar o tempo de jogo diário. Ficar com algo entre as 4-6 horas.

Um bom fim de semana a todos. :f_thumbsup:

Parabens pelo mes,,,,,principalmente por teres "keep up with your word" e seguido o planeado! Tudo o resto vira por acrescimo! e eu sei k tu sabes tao bem como eu disso!

Um grande abraço

"Tentar nao é condição suficiente para o sucesso. Mas todos que tiveram sucesso tentaram"

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Obrigado pessoal. ;)

Pois, vou deixar de me preocupar com a linha vermelha. E esperar q com o tempo ela se corrija. Já começo a chatear, deduzo... :rolleyes:
Só para responder, acho q a linha devia estar, no mínimo, break even.

Jogo na skin 24h da rede microgaming.

Fiquem bem. _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)