Saltar para o fórum
A caminhada discipl...

Notificações
Limpar tudo

A caminhada disciplinada e consistente

782 Mensagens
54 Utilizadores
2 Reações
92.8 K Visualizações
romeusampaio
Membro desde: 06.02.2008

Original de JorgeTeixeira

Já que atualmente se ouve mil e um economistas a falar sobre o panorama nacional, não me importaria de ouvir a tua opinião também! ;)

De uma maneira sucinta e "grosseira" vou-te dar a minha opinião.

Para um país se desenvolver o estado tem de estar bem economicamente e financeiramente.

O estado funciona como uma empresa em q no mínimo as receitas têm de cobrir as despesas, caso contrario têm de contrair endividamento, n há milagres.

Há duas maneiras de criar riqueza:

O pais é rico pelo vasto ou n leque de recursos naturais tais como: petróleo, diamantes, ouro, prata, carvão, gás natural, etc. Existem outros de valor mais reduzido, mas estes é q são capaz de fazer a diferença num país e Portugal n possui. Temos a costa marítima q já é algo mas acredito q esteja a ser subaproveitada, mas imaginando num patamar eficiente acredito q n seja suficiente.

Ou é competitivo. Aqui refiro-me ao sector empresarial. Tem de haver empresas suficientemente competitivas para conseguirmos pelo menos estabilizar as nossa balança comercial (exportações igual às importações). Como a nossa mão-de-obra n é barata temos de tentar a produção com qualidade. E neste caso nós somos um desastre. N quero dizer q n exista empresas super eficientes, claro q sim, mas n num nr q faça a diferença. Temos países como Alemanha e França demasiado próximos de nós (n podendo tirar partido do custo de transporte) com empresas mt competitivas.
O estado podia ajudar as nossas pequenas e medias empresas. Os poucos recursos financeiros q dispomos deviam concentrar-se nesse objetivo. Certamente atenuava esta crise e o desemprego.

Dito isto e n perspectivando melhorias nestes dois pontos n vejo como podemos sair da situação onde nos meteram.

Para n falar na nossa divida q já à mt se tornou insustentável. N produzimos riqueza suficiente para manter o nosso pais a funcionar qt mais isso mais a divida... :(

Temos de ter noção q n existe menos dinheiro no mundo, ele apenas se concentrou. Neste momento países como China e Rússia tem grande parte da riqueza e consequentemente poder.

Há três coisas q podem acontecer futuramente:

Perdoarem a divida em troca de certos acordos... mais ainda... n sei bem q tipo mas certamente irá tirar-nos mt poder de decisão (se é q temos algum ainda). E esperar q nessa altura a nossa economia seja sustentável de alguma forma (q tb n sei como, mas imaginando q será);

Acontecer a mts países o q nos está a acontecer agora levando a uma grande revolução Mundial ameaçando uma terceira Guerra Mundial. Embora eu n acredite q passe disso mesmo pq da maneira q desenvolveram o armamento militar, caso acontecesse, n ficaria ninguém... para contar a historia!;

Ou haver um revolta interna na China pelos trabalhadores\população q são escandalosamente explorados. E com isto perderem o domínio empresarial. N era a solução mas sem duvida q ajudava.

Como podes ver são ideias agressivas e mesmo assim n solucionáveis. Mas tb n te preocupes pq tudo isto n passa da minha opinião.
Mas acreditem q vai piorar... ainda n atingimos o fundo.

Por isso, agarrem o poker com tudo... :D

Fiquem bem. :sdrink

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de bakuncho
Entendo bem o que dizes sobre a realidade portuguesa. Até para quem está empregado o poker pode ser uma boa alternativa para rendimentos extra dado os salários magros que são praticados.

Precisamente. ;)

É mesmo isto que me faz jogar poker, part-times não existem em portugal (pelo menos aqueles de caracter continuio), o que me sobra? Poker ou assaltar um banco - nem sei qual é o mais fácil :facepalm:
:D

Mas para isto é preciso sempre dedicação e (mais importante) um objectivo concreto de longo prazo e vários de curto prazo para não desanimarmos.

Nunca pensei mt sobre um objectivo a longo prazo, a n ser poupar o maximo de dinheiro para aplicar e tirar dividendos suficientes para me sustentar qd deixar o poker.

Se pensas que desanimas, sem vontade, então imagina eu que perco horas de sono, estou a começar +- agora e nao saio da cepa torta mas ainda aqui ando ;)
É preciso estudo, dedicação e disciplina. Se tiveres estas tres caracteristicas, acredita q vais ter sucesso. ;)

BTw, tambem ando na microgaming mas como é nl10 nao me importo mt de jogar sem HUD, para cima disso nem sei como fazer.. se calhar como tu fazes. Isto é uma bela bosta mas o RB é importante

Estou a contar q eles façam uma actualização no HM2 entretanto para combater isso. O problema é q já esta a demorar algum tempo. Se fosse uma grande rede tipo stars, certamente n teriamos estes problemas...

Responder
Citar (Quote)
bakuncho
Membro desde: 27.03.2011

Mas para isto é preciso sempre dedicação e (mais importante) um objectivo concreto de longo prazo e vários de curto prazo para não desanimarmos.

Nunca pensei mt sobre um objectivo a longo prazo, a n ser poupar o maximo de dinheiro para aplicar e tirar dividendos suficientes para me sustentar qd deixar o poker..

Pois é +- o meu mas como tenho uma filha passa também em não lhe fechar as portas para uma educação 5*

Se pensas que desanimas, sem vontade, então imagina eu que perco horas de sono, estou a começar +- agora e nao saio da cepa torta mas ainda aqui ando ;)
É preciso estudo, dedicação e disciplina. Se tiveres estas tres caracteristicas, acredita q vais ter sucesso. ;)

Sou do SCP logo ainda acrescento uma 4ª caracteristica: esperança ;)

BTw, tambem ando na microgaming mas como é nl10 nao me importo mt de jogar sem HUD, para cima disso nem sei como fazer.. se calhar como tu fazes. Isto é uma bela bosta mas o RB é importante

Estou a contar q eles façam uma actualização no HM2 entretanto para combater isso. O problema é q já esta a demorar algum tempo. Se fosse uma grande rede tipo stars, certamente n teriamos estes problemas...

Bem verdade, isto na stars era algo impensável mas lá que eles dizem que estão a trabalhar nisso

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Original de bakuncho

Original de romeusampaio

Original de bakuncho

Sou do SCP logo ainda acrescento uma 4ª caracteristica: esperança ;)

:D Melhor ainda. ;)

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008

Estou a ver que és o discípulo do Medina Carreira no nosso fórum! :P

Também acho que ainda não atingimos o fundo e que ainda vai piorar mais um bocado. Só o futuro o dirá! :)

Responder
Citar (Quote)
bakuncho

Estou a ver que és o discípulo do Medina Carreira no nosso fórum! :P

Também acho que ainda não atingimos o fundo e que ainda vai piorar mais um bocado. Só o futuro o dirá! :)

O fundo ainda está para vir sem dúvida.

O romeusampaio fez uma análise bem sucinta da economia mas muito boa, claro que ainda há muito para se dizer e analisar mas ali está tudo.

Quando meteram o PSD no Governo ri-me, não por ser contra PSD nem nada disso mas uma pessoa que, naquela altura, dizia que não ia aumentar os impostos (curiosamente eu estava numa feira com a minha ex - sendo ela do PSD e quis mostrar que um comuna pode ir à barrquinha do PSD beber uma cerveja) viro-me para os PSDianos todos e sai perola: "este gaijo é mais mentiroso que o socrates, isto vai tudo abaixo"

Não discordo das medidas, sei que algumas são necessárias e ainda vamos levar mais uns quantos abanões, discordo da maneira como são implementadas e da falta de culpabilidade dos governantes.4

E isto de transparente nada tem e o povo portugues tem toda a culpa (eu também) de não mandar tudo abaixo.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Original de bakuncho
Quando meteram o PSD no Governo ri-me, não por ser contra PSD nem nada disso mas uma pessoa que, naquela altura, dizia que não ia aumentar os impostos (curiosamente eu estava numa feira com a minha ex - sendo ela do PSD e quis mostrar que um comuna pode ir à barrquinha do PSD beber uma cerveja) viro-me para os PSDianos todos e sai perola: "este gaijo é mais mentiroso que o socrates, isto vai tudo abaixo"

Às vezes gostava de ter uma memória política melhor, para me lembrar do devido contexto de cada acontecimento. ;( Mas lembro-me perfeitamente que, no dia em que ganhou as eleições dele, já houve uma mudança de discurso face ao "não aumentar impostos".

Responder
Citar (Quote)
bakuncho

Isso era mais que óbvio dado a tendência economica que o país tinha.

Alias todas medidas que o PS queria implementar e o PSD era contra, quem acabou por as implementar mesmo?

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Ahh! Isso eu lembro-me perfeitamente. :D Mas o contexto aí também faz toda a diferença, na minha opinião. Também não quero ter um discurso Pró ou Anti Sócrates ou Passos, mas penso que, no tempo do primeiro-ministro anterior, a situação real do país não foi devidamente divulgada. Acredito que tal também possa ter contribuído para que tenham sido apresentadas propostas que não pudessem ser verdadeiramente aplicadas posteriormente. Por outro lado, também acho que apesar de ser esta a minha visão, acredito que as pessoas que estavam sentadas naquela Assembleia da Republica nessa altura, incluindo naturalmente o Passos, deviam possuir uma perceção da realidade bem melhor do que a minha. E bom, estou a sentir-me um troll no blog do Romeu. :facepalm: :rage:

Responder
Citar (Quote)
bakuncho

A situação não foi devidamente divulgada, correcto mas apenas quem não queria ver (vá podia não ter percepção ou puro despreocupaçã) é que não sabia que tudo ia pelo cano abaixo.

Se eu tinha, achas que os deputados não tinham?

Se eu sabia que a Madeira era um poço sem fundo, achas que eles não sabiam?

Se eu sabia que os politicos era só favores a tudo e mais qualquer coisa, a preços parvos, a pensar no longo prazo quando não estariam no Governo?

E tirando outras medidas economicas que foram completamente parvas a pensar no curto prazo.

Enfim, chega de politica por agora e voltar para a contabilidade :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Por outro lado, também acho que apesar de ser esta a minha visão, acredito que as pessoas que estavam sentadas naquela Assembleia da Republica nessa altura, incluindo naturalmente o Passos, deviam possuir uma perceção da realidade bem melhor do que a minha.

;) Bom trabalho! :D

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Membro desde: 29.10.2010

Para mim há um ponto fundamental que tem que acontecer para que uma economia funcione.

A Justiça. Num país onde a justição não funcione bem e de forma independente, é dificil ter uma economia forte. A não ser que seja mesmo muito rico em recursos naturais.

É preciso meter decisores políticos na cadeia. Quem toma decisões ruinosas para o país tem que ir preso porque é corrupto ou porque é burro e um burro não pode ser ministro nem ter cargos com poder de decisão.
Portanto, ou vai preso 20 anos por ter tomado decisões ruinosas propositadamente (corrupto) ou vai preso 10 anos por ter tomado decisões ruinosas por negligência (burro).

Se isto acontecesse, eu queria ver quem é que queria ir para lá!!!!
Só mesmo que fosse competente e soubesse o que estava a fazer, né?

O problema é que sabemos que isto nunca vai acontecer, portanto...

...ou descobrimos petróleo no nosso paisinho ou estamos condenados à nossa eterna crise de valores que se iniciou em 1142!!!!

Sim, porque o nosso verdadeiro problema não é a crise financeira e económica, é a crise de valores.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Original de Kony76
Para mim há um ponto fundamental que tem que acontecer para que uma economia funcione.

Concordo totalmente.

Original de Kony76
Portanto, ou vai preso 20 anos por ter tomado decisões ruinosas propositadamente (corrupto)

Concordo!

Original de Kony76
ou vai preso 10 anos por ter tomado decisões ruinosas por negligência (burro).

Não concordo, até porque foi elegido por milhões de outros "burros" (nós).

Também acho que será melhor abrir um tópico sobre estes assuntos, caso alguém mais queira continuar a discuti-los. Caso contrário, o Romeu ainda terá de acrescentar o tópico "Política Nacional" ao seu índice! :D

Responder
Citar (Quote)
bakuncho

nós elegemos com base na informação que temos na altura e em todas promessas que eles fazem. Se depois eles tomam todas decisões erradas, desviam dinheiro e fazem tudo que sabemos, não devem ser responsabilizados porque?

Se fores para uma empresa e fizeres 1/10 do que certas pessoas fazem ou és despedido com processo judicial ou o patrão pede para entrar no esquema.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Original de bakuncho
nós elegemos com base na informação que temos na altura e em todas promessas que eles fazem. Se depois eles tomam todas decisões erradas

Original de bakuncho
desviam dinheiro e fazem tudo que sabemos, não devem ser responsabilizados porque?

Para mim, estas frases não são necessariamente a mesma coisa, como tentei demonstrar no post anterior.

Acho que, no caso da segunda, deveriam ser e fortemente responsabilizados criminalmente.

Responder
Citar (Quote)
Kony76

Original de Kony76

Qual é a solução que tu tens par não votar em "burros"/corruptos?
A única hipótese que vejo é votares em branco!!!

hehe

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

Já votei em branco. Muito dificilmente, nas próximas legislativas, não terei de o fazer novamente. :facepalm:

Mas não acho que seja por falta de punições criminais que não aparecem mais "bons políticos"! ;)

Responder
Citar (Quote)
romeusampaio

Também acho que será melhor abrir um tópico sobre estes assuntos, caso alguém mais queira continuar a discuti-los. Caso contrário, o Romeu ainda terá de acrescentar o tópico "Política Nacional" ao seu índice! :D

Tranquilo mesmo.
Como já disse este blog é tão meu como vosso. E é sempre bom de vez em qd falarmos sobre outros temas para alem de poker.

Responder
Citar (Quote)
Kony76

Já votei em branco. Muito dificilmente, nas próximas legislativas, não terei de o fazer novamente. :facepalm:

Mas não acho que seja por falta de punições criminais que não aparecem mais "bons políticos"! ;)

Eu também já votei muitas vezes em branco (é o que mais faço), mas o problema é que há sempre pessoas que votam.
portanto, se só tens burros/corruptos por escolher... a solução n é muita.

Eu acho que resolvia, porque esta malta que se anda a governar à fartazana às custas dos dinheiros público tinham medo de ir para lá porque sabiam que podiam ir para a cadeia. Ou então iam, mas não faziam atos corruptos (pelo menos tantos assim e à descarada)
Por outro lado, os burros também não se metiam porque sabiam que, pela incompetência deles, podiam também ir parar à jaula.

por isso, ficava o caminho aberto a gente competente e correta, gente essa que nem se mete em plotiquices porque não tem pachorra para aturar escumalha.

Enfim, mas isto é algo que nunca vai acontecer. hehe

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira

É óbvio que há e houve muita corrupção e interesses pessoais em altos cargos políticos.

Mas chamem-me otimista ou ingénuo, mas meter "todos" nesse saco é um grande exagero.

Para além disso, insisto, os "burros/corruptos" serão sempre uma representação da nossa sociedade. E não acho que estes impeçam a entrada de "bons e competentes", pelo menos ao nível de bases. Em cargos mais poderosos e importantes, acredito que hajam muitas outras influências. :facepalm: Mas o ponto a que quero chegar, é que esses "bons e competentes" não aparecem mais vezes por outras razões.

Original de Kony76
Por outro lado, os burros também não se metiam porque sabiam que, pela incompetência deles, podiam também ir parar à jaula.

Tenho sérias dúvidas que isto fosse mudar o ponto anterior. Aliás, acho que poderá ter o efeito adverso daquele que deverá ser um dos objetivos dos políticos: aproximar mais as pessoas da política e torná-las mais participativas.

Responder
Citar (Quote)