Original de JorgeTeixeira
Já que atualmente se ouve mil e um economistas a falar sobre o panorama nacional, não me importaria de ouvir a tua opinião também!
![]()
De uma maneira sucinta e "grosseira" vou-te dar a minha opinião.
Para um país se desenvolver o estado tem de estar bem economicamente e financeiramente.
O estado funciona como uma empresa em q no mínimo as receitas têm de cobrir as despesas, caso contrario têm de contrair endividamento, n há milagres.
Há duas maneiras de criar riqueza:
O pais é rico pelo vasto ou n leque de recursos naturais tais como: petróleo, diamantes, ouro, prata, carvão, gás natural, etc. Existem outros de valor mais reduzido, mas estes é q são capaz de fazer a diferença num país e Portugal n possui. Temos a costa marítima q já é algo mas acredito q esteja a ser subaproveitada, mas imaginando num patamar eficiente acredito q n seja suficiente.
Ou é competitivo. Aqui refiro-me ao sector empresarial. Tem de haver empresas suficientemente competitivas para conseguirmos pelo menos estabilizar as nossa balança comercial (exportações igual às importações). Como a nossa mão-de-obra n é barata temos de tentar a produção com qualidade. E neste caso nós somos um desastre. N quero dizer q n exista empresas super eficientes, claro q sim, mas n num nr q faça a diferença. Temos países como Alemanha e França demasiado próximos de nós (n podendo tirar partido do custo de transporte) com empresas mt competitivas.
O estado podia ajudar as nossas pequenas e medias empresas. Os poucos recursos financeiros q dispomos deviam concentrar-se nesse objetivo. Certamente atenuava esta crise e o desemprego.
Dito isto e n perspectivando melhorias nestes dois pontos n vejo como podemos sair da situação onde nos meteram.
Para n falar na nossa divida q já à mt se tornou insustentável. N produzimos riqueza suficiente para manter o nosso pais a funcionar qt mais isso mais a divida... ![]()
Temos de ter noção q n existe menos dinheiro no mundo, ele apenas se concentrou. Neste momento países como China e Rússia tem grande parte da riqueza e consequentemente poder.
Há três coisas q podem acontecer futuramente:
Perdoarem a divida em troca de certos acordos... mais ainda... n sei bem q tipo mas certamente irá tirar-nos mt poder de decisão (se é q temos algum ainda). E esperar q nessa altura a nossa economia seja sustentável de alguma forma (q tb n sei como, mas imaginando q será);
Acontecer a mts países o q nos está a acontecer agora levando a uma grande revolução Mundial ameaçando uma terceira Guerra Mundial. Embora eu n acredite q passe disso mesmo pq da maneira q desenvolveram o armamento militar, caso acontecesse, n ficaria ninguém... para contar a historia!;
Ou haver um revolta interna na China pelos trabalhadores\população q são escandalosamente explorados. E com isto perderem o domínio empresarial. N era a solução mas sem duvida q ajudava.
Como podes ver são ideias agressivas e mesmo assim n solucionáveis. Mas tb n te preocupes pq tudo isto n passa da minha opinião.
Mas acreditem q vai piorar... ainda n atingimos o fundo.
Por isso, agarrem o poker com tudo... ![]()
Fiquem bem. :sdrink